facebook INSTA

1

Centenas de estudantes participaram do Congresso da Umes, nesta quarta-feira - Foto: Reprodução

“A luta em defesa da vida é central nesse momento!”. A frase do presidente da UMES-SP, Lucas Chen, resume bem o espírito combativo dos estudantes secundaristas durante o 27º Congresso da entidade, realizado na tarde desta quarta-feira (22 de julho) em São Paulo.

O encontro, que foi realizado de forma virtual por conta da pandemia de coronavírus que atinge o país, reuniu representantes de escolas de todas as regiões da cidade de São Paulo.

A adequação à realidade imposta pela pandemia não impediu a intensa mobilização dos estudantes secundaristas. Mesmo sem as aulas presenciais, centenas de jovens de 112 escolas se credenciaram e se prontificaram a debater os problemas da educação na cidade de São Paulo e a crise que assola o nosso país.

Às 17 horas, o presidente da UMES, Lucas Gomes Chen, deu início aos trabalhos do Congresso, apresentando os estudantes aptos a votar e saudando a todos os presentes.

13

 

Ele destacou a grande conquista da educação brasileira do dia anterior. “Tivemos uma vitória histórica no Congresso Nacional que foi a votação do Novo Fundeb, que permitirá avançarmos na luta por uma educação pública de qualidade”.

“O Novo Fundeb”, continuou Lucas, “é uma expressiva vitória da mobilização dos estudantes e de todos os que lutam pela Educação Pública”.

A vice-presidente da UMES, Vitória Pereira, também celebrou a aprovação da PEC do Fundeb, que amplia dos atuais 10% para 23%, o valor do repasse da União ao fundo, utilizado para o custeio do salários dos profissionais de educação em estados e municípios com baixa arrecadação de impostos.

“Em meio a tantas coisas ruins que vêm acontecendo, somos a prova viva que a luta dos estudantes não pode ser barrada. Felizmente tivemos uma grande conquista com a aprovação do Fundeb”, destacou Vitória.

Impossibilitado de participar do evento, o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), enviou mensagens cordiais de agradecimento à UMES e desejou um bom congresso aos estudantes paulistanos.

FRENTE AMPLA

“O Fundeb foi uma vitória nossa, sabendo que o governo era contra. Vamos lutar por mais investimento na educação, melhorar a qualidade, a gestão participativa, a inclusão dos jovens na universidade”, disse o deputado federal, Orlando Silva (PCdoB-SP), ao saudar o congresso dos estudantes da capital paulista.

3

 

O deputado criticou ainda a postura do presidente frente à pandemia de coronavírus e denunciou a farsa do governo Bolsonaro. “Daqui a pouco essa tragédia vai passar. Vai passar essa pandemia que o Brasil e o mundo vive e o presidente negacionista, anti-povo, que assume bandeiras contra a economia, contra a ciência, contra o emprego, vai cair como farsa”, disse.

“É uma farsa Bolsonaro dizer que defende a economia e o trabalhador, quando fui relator da MP do Emprego, ele vetou tudo o que era favorável ao trabalhador, em seus benefícios, em seus direitos, na preservação dos postos de trabalho. Bolsonaro é um farsante, é um demagogo”, ressaltou Orlando.

Ele destacou ainda a necessidade da unidade em torno da democracia e contra o obscurantismo deste governo.

“Hoje sabemos que cresce o número de pessoas que percebem cada vez mais que ele é um farsante, precisamos de novos caminhos e a UMES faz parte desse esforço, de um amplo movimento, de uma ampla frente de entidades, de organizações, de personalidades, que garante a frente ampla. Precisamos garantir uma frente ampla com todos, sem qualquer veto, sem qualquer desavença. Quem for a favor da democracia, que venha para o nosso lado, quem for a favor de autoritarismo, que vá para o lado do Bolsonaro”.

O deputado, que é pré-candidato a prefeito da cidade de São Paulo, defendeu ainda a necessidade de “valorizar as lutas dos jovens, por democracia, por emprego, por renda, por educação e por tudo, precisamos enfrentar e lutar pelas pautas da juventude, principalmente pela juventude pobre, que não tem qualquer referência, se faz necessário a luta pela educação, pelo emprego, pela nossa juventude viva”. “Sabemos que o autoritarismo é inimigo dessas lutas, dessa forma, estamos juntos com os movimentos, defendo o nosso país, nós que somos os verdadeiros patriotas, não aqueles que vestem a camisa da seleção para defender o capitão fajuto. Nossa luta é em defesa da educação, da juventude, do emprego e pela democracia”, pontuou.

DESAFIO

Rozana Barroso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), também participou do Congresso e apontou o desafio dos estudantes “num momento em que temos um país governado por pessoas que negam a ciência, com o Bolsonaro defendendo a torto e a rodo medicamentos sem qualquer evidência científica, levando a muitos casos e infelizmente muitas mortes pela Covid-19 no país”.

8

“É fundamental que nossa mobilização em prol da educação seja firme, seja perspicaz e mais que necessária, para a melhoria das nossas escolas, pela aprovação do Fundeb no Senado, pela valorização dos serviços públicos, limando qualquer desmando do governo Bolsonaro, que a cada dia mais vem tentando acabar com o nosso país”, ressaltou Rozana.

Chen reafirmou a necessidade da união de forças contra os ataques de Bolsonaro à Democracia e à vida dos brasileiros. “O governo Bolsonaro é contra a ciência, não aceita opinião e acho que é por isso que temos que reforçar ainda mais essa frente”, disse.

“É importante ressaltar que nesse momento Brasil vive o mais profundo e mais difícil momento em muitos anos de sua história. Neste momento, nós defendemos que os estudantes, junto com os demais setores, organizem uma Frente Ampla, como disse bem deputado federal Orlando Silva, ampla de verdade, para defender a vida de nosso povo e a nossa democracia que está sendo ameaçada”, destacou Chen.

Hector Batista, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), destacou que “se faz necessário construir um processo de luta para a educação brasileira, sendo que temos um desgoverno que a todo momento tenta prejudicar ainda mais a vida do brasileiro, além disso, conseguimos aprovar na câmara o Fundeb, que garante a verba nas nossas escolas. Se faz necessário combater esse desmonte da educação, as fake news que o governo espalha, garantir o acesso a educação de qualidade aos estudantes paulistas, em defesa da educação pública e de qualidade, um movimento estudantil aguerrido em defesa do Brasil”.

DOAÇÃO DE SANGUE

A entidade aprovou ainda intensificar a campanha de doação de sangue “DOE SANGUE – SALVE VIDAS” como forma de contribuir para a superação da crise do coronavírus.

“No último período, a diretoria da UMES discute uma ação concreta da defesa da vida, que é a doação de sangue, num período em que os estoques estão extremamente baixos”.

“É dessa forma que os estudantes estão se propondo a ajudar a vencer a pandemia, doando sangue”, disse Chen, ao defender que a campanha seja encampada “pelos grêmios estudantis, professores, nossos amigos e familiares”.

No decorrer do Congresso, os estudantes secundaristas fizeram uso da palavra para denunciar as dificuldades da atual conjuntura e se somar à luta da UMES. Dentre os principais pontos abordados pelos estudantes, está a preocupação com as garantias de segurança para o retorno às aulas, passada a crise da pandemia, assim como a reposição de aulas e a possibilidade de um novo ano no Ensino Médio para “recuperar” o período em que os estudantes não puderam ir às aulas.

Lucas Chen propôs que, dando seguimento às discussões iniciadas no Congresso, sejam realizados outros debates para aprofundar a discussão sobre o retorno às aulas e sobre o 4º ano opcional. “Nenhum estudante pode ser prejudicado por conta da situação essa é a nossa defesa para o próximo período que nenhum estudante seja prejudicado pela pandemia, isso é uma defesa intransigente por parte dos estudantes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas”, disse ele.

10

 

 

Confira algumas contribuições dos estudantes no 27º Congresso da UMES:

Gabriel Farias – Instituto Federal de São Paulo

“A Umes está presente nos momentos mais difíceis dos estudantes. E é muito bom saber que podemos contar com a nossa entidade. Tenho muito orgulho de representar o nosso IF e a Zona Leste nesse momento. A Umes coloca o nosso destino na nossa mão! E é isso que devemos fazer. Cerrar os punhos e ir à luta”.

Beatriz Gama - Etec Itaquera II

“Reposição das aulas”, estão falando em voltar às aulas em setembro, mas sem qualquer estrutura, nós só tínhamos um funcionário na limpeza, precisa ter preparação e um plano eficaz para se pensar na volta às aulas, para que nenhum aluno seja prejudicado no seu ensino.

Jéferson Santos - Etec Cidade Tiradentes.

“Um congresso que acontece num momento ímpar no momento que vivemos, após a aprovação do Fundeb na câmara, nós sempre defendemos a educação e sempre estivemos na luta por mais estrutura e mais verba para a educação. É fundamental que possamos se somar ainda mais na luta secundarista, contra qualquer desmando do governo Bolsonaro”.

Tayne Paranhos - Estudante da Etec GV

“Como a desigualdade é muito presente no nosso país, com a pandemia só aumentou esse caso, aumentou os problemas, aumentaram o desemprego e também ao acesso da educação. Esse tempo só evidenciou ainda mais o sucateamento das nossas escolas e do nosso ensino. Esse sentimento de mudança que estamos falando aqui, está intrínseco em cada um presente aqui no congresso, seguiremos lutando ainda mais em defesa da educação e de um ensino de qualidade para todos”.

Maria Eduarda - Colégio Paulo de Tarso

“Infelizmente os estudantes sofrem com a falta de insumos para conseguir estudar a distância, gerando defasagem no ensino dos mesmos.É momento de termos empatia e pensarmos no próximo. Vimos boas ações, fruto de investimento na pesquisa brasileira, nas universidades, precisamos lutar ainda mais pela ciência, pelo investimento em nossas escolas, universidades, tecnologias e pesquisa”.

5

 

 

O 27º Congresso da UMES elegeu ainda a seguinte diretoria para o próximo período:

 

DIRETORIA EXECUTIVA

PRESIDENTE: Lucas Gomes Chen

CURSINHO POPULAR VITO GIANNOTTI

VICE-PRESIDENTE: Vitoria Pereira Francisco
CURSINHO POPULAR HELENY GUARIBA

SECRETÁRIO GERAL: Guilherme Henrique de Andrade Leme
ETEC CEPAM

1° SECRETARIO: Thaynan Evilly Diniz Silva
EE PROFA ETELVINA DE GOES MARCUCCI

TESOUREIRO GERAL: Guilherme Lucas Paulo
CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR UNEAFRO QUILOMBAQUE

1° TESOUREIRO: Felipe Andrés Arriagada Marques
ETEC TAKASHI MORITA

DIRETOR DE ESCOLAS TÉCNICAS: Tayne Paranhos Pereira
ETEC GETÚLIO VARGAS

DIRETORIA DE CULTURA: Lucca Gidra Oyagawa
EE CAETANO DE CAMPOS

DIRETORIA DE ESPORTES: Jeferson Santos da Costa
ETEC DE CIDADE TIRADENTES

DIRETORIA DE DEPARTAMENTO FEMININO: Evelyn Heloise Pinheiro Ferreira
EE CONEGO JOÃO LIGABUE

DIRETORIA DE ESCOLAS PÚBLICAS: Beatriz Garcia da Silva
ETEC CEPAM

DIRETORIA DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Nathália Araujo Lima
EE DOM PEDRO

DIRETORIA DE PROMOÇÃO E IGUALDADE RACIAL: Ana Carolina Louro Domingues
ETEC GILDO MARÇAL BEZERRA BRANDÃO

Carteirinha da UMES

 

home-document-2023
 
 

Cultura

 

CPCUmesFilmes Logo fundo branco

 

  

Parceiros 

sptrans

 

LOGO MINC GOV

 

  

casa mestre ananias

  

 

Fique bem informado

 

hp

 

 logo

 

 

jornaldausp

 

 

 portal do bixiga 

 

 

pornoimpala.info pornopingvin.com
Yurtdışı Eğitim Makedonya Avrupa Üniversitesi Makedonya Eğitim Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Saraybosna Üniversiteleri Makedonya Üniversiteleri Struga Üniversitesi Kiril Metodi Üniversitesi Bulgaristanda Eğitim Bulgaristanda Eğitim Bulgaristan Üniversiteleri Bulgaristan Üniversitesi Bulgaristan Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukraynada Üniversite Ukrayna Üniversiteleri Malta Dil Okulları Gürcistan üniversiteleri Gürcistan Eğitim Malta Dil Okulu Malta Nerede ingiltere Dil Okulları ESE Malta Dil Okulu Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив