A estratégia de Rossellini

3-8-16 De crápula a herói

Cena do filme "De Crápula a Herói", de Roberto Rossellini

 

CAIO PLESSMANN*

Com Roma Cidade Aberta Roberto Rosselini desponta como ícone do pós-guerra. Compreender as causas desse fenômeno nos leva a entender o caminho que o autor trilhou através do cinema para conquistar o imaginário de seu tempo e assim exercitar o próprio entendimento.

Para Rosselini o que interessa é a realidade. É dai que surge tudo, todo seu esforço narrativo tem a ver com a busca da verdade profunda e expressão das coisas. Por isso seus filmes têm distanciamento e particularidades, e dentro delas são cheios de surpresas.

É uma espécie de mestre do inesperado, mas sem terror. Roma Cidade Aberta surpreende no início com uma fuga espetacular, e segue todo o tempo apresentando inúmeras viradas e surpresas como a de Anna Magnani, na metade da obra, que é morta pelos nazistas ao sair em defesa do marido, na véspera do casamento. Em Stromboli Terra di Dio a erupção do vulcão nos leva ao assombro.

O autor conduz a afecção dos atores frente as coisas que articulam o drama: nesse Roma o livro com dinheiro escondido que o padre leva para a resistência transita daqui pra lá sem que Magnani saiba o que tem dentro, de modo que a dissimulação do padre, presente na cena, é conhecida do público mas não da moça, o que trás informações adicionais aos espectadores sobre o comportamento das pessoas. A sopa que De Sica recusa em General Della Rovere, 1959 (De Crápula a Herói) tem aroma especial que a interpretação marca ostensivelmente ainda que seja algo sutil, como se os episódios, a realidade, tivessem camadas profundas que não se deixam impregnar na fotografia, mas estão presentes, a um só tempo evidente e submerso na ação.

 

Para maiores informações entre em contato pelo telefone (11) 3289-7475 ou Facebook. O Cine-Teatro Denoy de Oliveira fica na Rua Rui Barbosa 323, Bela Vista (Sede Central da UMES)

 

Confira nossa programação!

 

Do mesmo modo o amor, a espiritualidade, a história, tudo ocorre dentro da mesma estratégia enunciativa. O beijo de Bergman no marido, em meio à procissão religiosa no final de Europa 51 (crítica ao conformismo das classes médias), sugere força residual do fenômeno da religiosidade para expandir o amor e redimir os seres humanos.

E de fato alcança êxito total ao narrar a resistência organizada contra o nazifascismo em Roma..., ilustrando o clima que juntou comunistas, socialistas, cristãos e liberais contra a desumanidade, e que posteriormente constituiu a essência do compromisso histórico de Aldo Moro. O autor se esforça para evidenciar esses traços desde as articulações pela unidade de De Gasperi (45-53) retratadas em Anno Uno (1974), ou seja, é uma dramaturgia que caminha lado a lado com a dimensão da realidade que sintetiza as aspirações humanas mais profundas.

Com essa estratégia Rossellini se põe a serviço da ideia de que a convergência e a união a favor da vida é a tendência essencial da humanidade, um fator inexorável. Ainda em 1959 mostra o falso Della Rovere, um empulhador cooptado pelos nazistas para descobrir os caminhos da resistência, mostra-o crescer de tal forma diante da brutalidade da repressão que atinge expressão de uma liderança popular real, legítima, voltando-se contra as forças reacionárias. Os fatos, a realidade em sua complexidade é que opera a vida, sobretudo em meio a episódios difíceis que ela nos trás, um fundamento no ser humano.

Esse modo de pensar, traduzir no plano cinematográfico e compor o filme construiu uma nova consciência, sobretudo num período onde os Estados Unidos com Roosevelt, responsável pelas políticas que tornou possível a existência de um Orson Welles, enfrentava grupos monopolistas dentro e fora dos EUA e desse modo abria espaço para oxigenar o ambiente de distribuição e exibição cinematográfica por todo o planeta. Ainda que a obra de Rosselini não tenha captado a essência do movimento fascista como expressão difusa da luta intermonopolista por auto afirmação, foi capaz de coesionar o mundo fragmentado que essa disputa criou e resultou nas duas grandes guerras.

 

27-7-16 Roma Cidade Aberta

Cena do filme "Roma, Cidade Aberta", de Roberto Rossellini

 

Rossellini esteve no Brasil em 58 para preparar a adaptação de Geografia da Fome de Josué de Castro, e se incomodou com o cenário psicossocial do país. Visto como comunista pela direita e liberal pela esquerda sentia, ao mesmo tempo, a grande força da cultura brasileira. Tinha realizado seu ensaio sobre a Índia. Conheceu o nordeste, esteve com Gilberto Freire, Di Cavalcanti e Glauber Rocha. Seu apego à realidade e desconforto com os esquematismos parecia revelar que ele mesmo já começava a formular uma proposta de unidade das forças vitais que depois viria a ser conhecida como Terceira Via, um regime democrático, de liberdades econômicas e sociais, com características desenvolvimentistas e antimperialistas.

O movimento de Welles em Cidadão Kayne necessitou de Rosselini para ampliar a forma narrativa e penetrar a nova realidade. Fecundava os cinemas novos de todo o mundo e virava a página na cultura contemporânea. A estratégia de Rossellini permitiu que a realidade criasse linguagem em perspectiva. A chave se torna o sentimento do tempo.

* É cineasta

Carteirinha da UMES

 

icone-carteirinha-umes

 

icone-guia-de-descontos-umes

 

 

 

Informações

 

icone-gremio-estudantil

 

CPCUmesFilmes Logo fundo branco

 

 

 

Parceiros

 

sptrans

 

 

logo zumbi faculdade comunitaria

 

 

casa mestre ananias

 

 

 

Fique bem informado

 

hp

 

 

icone-apeoesp

 

 

icone-campanha-educacao

 

 

portal do bixiga

 

pornoimpala.info pornopingvin.com
Yurtdışı Eğitim Makedonya Avrupa Üniversitesi Makedonya Eğitim Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Saraybosna Üniversiteleri Makedonya Üniversiteleri Struga Üniversitesi Kiril Metodi Üniversitesi Bulgaristanda Eğitim Bulgaristanda Eğitim Bulgaristan Üniversiteleri Bulgaristan Üniversitesi Bulgaristan Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukraynada Üniversite Ukrayna Üniversiteleri Malta Dil Okulları Gürcistan üniversiteleri Gürcistan Eğitim Malta Dil Okulu Malta Nerede ingiltere Dil Okulları ESE Malta Dil Okulu Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив