facebook INSTA

9ª Mostra Mosfilm - Novo longa de Karen Shakhnazarov e programação especial sobre a América Latina são destaques da programação

Banner Site UMES 700x250 150dpi 2023

Entre os dias 05 e 15/10/23, a Cinemateca Brasileira recebe, mais uma vez, a Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo. A 9ª edição do evento, que já é tradição no calendário de mostras da cidade de São Paulo, acontecerá este ano em dois finais de semana, e terá exibições de 14 longas e um média metragem. 

Recém-lançado nos cinemas, “Khitrovka. O Signo dos Quatro” abrirá a Mostra. Com uma aventura detetivesca inspirada em Arthur Conan Doyle e nos trabalhos do jornalista Vladimir Gilyarovsky, o diretor Karen Shakhnazarov estreou em mais de 1800 salas na Rússia, em maio último, depois de liderar as pré-vendas de ingressos na semana anterior.


 

 

O filme é baseado em um evento histórico real. Em 1902, o Teatro de Arte de Moscou iniciou a produção da peça "O Submundo", de Maksim Gorky. Os diretores Vladimir Nemirovich-Danchenko e Konstantin Stanislavsky pedem ao famoso escritor e jornalista Vladimir Gilyarovsky, que conhecia os submundos de Khitrovka, em Moscou, como a palma de sua mão, que leve a trupe do teatro a um passeio no local. Mas os visitantes acabam em meio à investigação do assassinato de um misterioso residente dali. 

Especial América Latina

Outro destaque da programação é o Especial América Latina. Nas décadas de 1960 e 1970 foram produzidos no Estúdio Mosfilm longas que retrataram as atuações das ditaduras que assolaram o continente no período, e das resistências revolucionárias que as combateram. Fazem parte da programação especial três filmes: o aclamado “Eu Sou Cuba” (1964), de Mikhail Kalatozov; “Essa Doce Palavra Chamada Liberdade” (1972), de Vytautas Zalakevicius, e “Noite sobre o Chile” (1977), de Sebastian Alarcón e Aleksandr Kosarev, filme que recria os trágicos acontecimentos ocorridos no Chile no outono de 1973, após o golpe fascista de Pinochet, que derrubou o regime democrático constitucional do país e seu presidente, Salvador Allende. 

Leonid Gayday – 100 anos

O diretor Leonid Gayday também marcará presença na programação, homenageado no ano do centenário de seu nascimento com exibições do filme “Operação Y e Outras Aventuras de Shurik” (1965). Campeãs de bilheteria, as comédias de Gayday venderam mais de 600 milhões de ingressos na URSS. 

 

Viy – O Espírito do Mal, primeiro filme de terror da URSS

Aguardadíssimo pelos fãs do cinema de terror, “Viy – O Espírito do Mal” (1967), também estará na programação. Baseado no conto clássico homônimo do escritor Nikolai Gogol, e com efeitos especiais do mago Aleksandr Ptushko, o filme é obrigatório não só para os amantes do gênero, mas também para os apreciadores de histórias clássicas e do folclore russo.

 

Tarkovsky em sessão dupla 

 

O diretor Andrei Tarkovsky marca presença na programação em sessão dupla, com o média metragem “O Rolo Compressor e o Violinista” (1960), seu trabalho de conclusão na graduação pelo Instituto Estatal de Cinema (VGIK), e o longa “O Espelho” (1975).

 

___________________________________________________  


Completam a programação: “O Fim de São Petersburgo” (1927), de Vsevolod Pudovkin e Mikhail Doller; “Os Treze” (1936), de Mikhail Romm; o drama “Encontro no Elba” (1949), de Grigori Aleksandrov; “Nas Alturas” (1957), de Aleksandr Zarkhi; as comédias românticas “Estação de Trem Para Dois” (1982, Eldar Ryazanov) e “As Crianças de Segunda-Feira” (1997, Alla Surikova), e uma exibição especial do recém-lançado “Nuremberg” (2023, Nikolai Lebedev), que embora não tenha sido produzido pelo Mosfilm, foi selecionado para a Mostra. 

A Mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), em parceria com a Cinemateca Brasileira e a Embaixada da Rússia no Brasil. Dos 15 filmes da programação deste ano, 6 foram recentemente restaurados, e todas as exibições serão no formato DCP.

Apoio: Agência de Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes da Federação da Rússia (Rossotrudnichestvo), Sputnik Cultural e Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo. 

___________________________________________________ 


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL:

Exposição “As Matryoshkas”, por Nadia Ramirez Starikoff

Durante toda a Mostra estará em cartaz, no foyer da sala Grande Otelo, a exposição “As Matryoskhas”, de Nadia Ramirez Starikoff. Filha de mãe russa, a artista tem sua trajetória marcada pela migração. Inspiradas nas bonecas de origem russa, as obras retratam as origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e, por fim, a relação com o universo em sua mais infinita amplitude.

 

Oficinas de Matryoshkas, com Nadia Ramirez Starikoff

Nos sábados, dias 07 e 14/10, a artista Nadia Ramirez Starikoff conduzirá oficinas de pinturas de Matryoshkas, para adultos e crianças.
Quando: sábados, 07/10/23 e 14/10/23, às 17hs
Duração: 50 minutos

 

Pôsteres do Cinema Soviético e Russo

 

Durante toda a Mostra, também no foyer da sala Grande Otelo, apresentaremos a exposição “Pôsteres do Cinema Soviético e Russo”. Os pôsteres de filmes da cinematografia soviética e russa são verdadeiras obras de arte. A década de 1920, além de revelar diretores que viriam a ser alguns dos mais importantes de todos os tempos, como Serguey Eisenstein, apresentou uma geração de artistas gráficos inovadores, mas a produção desses pôsteres inigualáveis não parou por aí. A exposição terá 18 pôsteres de filmes de diversos artistas, gêneros e décadas.

 

A Língua da Revolução – Roda de alfabetização com Matheus Gusev

 

Nos sábados, dias 07 e 14/10, o professor Matheus Gusev, do Instituto Soyuz, promove uma roda de alfabetização com noções básicas da língua russa. Fundado em 2021, o Instituto Soyuz tem como objetivo levar conteúdo linguístico gratuito e o ensino de idiomas a preços populares para o Brasil e o mundo. Gusev é formado pelo Clube de Cultura Russa de São Paulo, e certificado como proficiente em língua russa pela Universidade Estatal de São Petersburgo.
Quando: sábados, 07/10/23 e 14/10/23, às 17hs
Duração: 50 minutos

 

Comidas, bebidas e artesanato típico do Leste Europeu

 

Um pedacinho da tradicional Feira do Leste Europeu estará na Cinemateca nos sábados 07/10 e 14/10, com barracas de comidas, bebidas e artesanato típicos da região. A Feira do Leste Europeu acontece mensalmente na Vila Zelina, bairro que concentra o maior número de imigrantes de países do Leste Europeu em São Paulo.
Quando: sábados, 07/10/23 e 14/10/23, das 13hs às 21hs

__________________________________________________  


INFORMAÇÕES GERAIS:

9ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo

Primeiro e segundo finais de semana de outubro de 2023
05, 06, 07, 08/10/23
12, 13, 14, 15/10/23 

Local:

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, nº 133, Vila Clementino, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5906-8100

Entrada gratuita 

Para mais informações:
Facebook: @cpcumesfilmes
Instagram: @cpcumesfilmes

__________________________________________________  

PROGRAMAÇÃO:

Quinta 05/10 (Abertura)         
19:30h - KHITROVKA. O SIGNO DOS QUATRO

Sexta 06/10       
16:00h - OS TREZE
18:00h - AS CRIANÇAS DE SEGUNDA-FEIRA
20:00h - ROLO COMPRESSOR + O ESPELHO

Sábado 07/10                                              
14:00h - O FIM DE SÃO PETERSBURGO
15:30h - NAS ALTURAS
17:00h - (Oficinas de Matryoshkas e Língua Russa)
18:00h - KHITROVKA. O SIGNO DOS QUATRO
20:30h - EU SOU CUBA (Ar Livre)

 

Domingo 08/10
14:00h - ENCONTRO NO ELBA
16:00h - OPERAÇÃO Y E OUTRAS AVENTURAS DE SHURIK
17:45h - ESTAÇÃO DE TREM PARA DOIS
20:30h - VIY – O ESPÍRITO DO MAL

 

Quinta 12/10             
14:00h - ENCONTRO NO ELBA
16:10h - AS CRIANÇAS DE SEGUNDA-FEIRA
18:00h - NAS ALTURAS
19:45h - ESSA DOCE PALAVRA CHAMADA LIBERDADE

 

Sexta 13/10       
14:00h - ESSA DOCE PALAVRA CHAMADA LIBERDADE
17:00h - NOITE SOBRE O CHILE
19:00h - NUREMBERG
21:30h - VIY – O ESPÍRITO DO MAL (Ar Livre)

Sábado 14/10   
14:00h - OPERAÇÃO Y E OUTRAS AVENTURAS DE SHURIK
15:45h - OS TREZE
17:00h - (Oficinas de Matryoshkas e Língua Russa)
17:50h - ESTAÇÃO DE TREM PARA DOIS
20:20h - ROLO COMPRESSOR + O ESPELHO (Ar Livre)

Domingo 15/10
14:00h - O FIM DE SÃO PETERSBURGO
15:20h - NOITE SOBRE O CHILE
17:15h - EU SOU CUBA
19:45h - KHITROVKA. O SIGNO DOS QUATRO

___________________________________________________________  


FILMES:

O FIM DE SÃO PETERSBURGO



1927 / P&B / 64 min / Drama
Direção: Vsevolod Pudovkin e Mikhail Doller
Roteiro: Natan Zarkhi
Música: Vladimir Yurovsky
Com Serguei Komarov, Ivan Chuvelev, Vera Baranovskaya e Aleksandr Chistyakov 

A necessidade leva um rapaz pobre de um vilarejo a trabalhar em uma fábrica, e a participação em um motim o leva à prisão. A dura escola da vida, na prisão e nas trincheiras, e a comunicação com os revolucionários bolcheviques, lhe abrem os olhos, e ele avança com soldados e trabalhadores para invadir o Palácio de Inverno. 

Curiosidades: 

  • Pudovkin é considerado, junto com Eisenstein e Kuleshov, um dos fundadores do cinema soviético.
  • O filme é estudado em escolas de cinema do mundo todo como exemplo de domínio da montagem cinematográfica.
 

OS TREZE



1936 / P&B / 86 min / Aventura
Direção: Mikhail Romm
Roteiro: Mikhail Romm e Iosif Prut
Música: Anatoly Aleksandrov
Com Ivan Novoseltstev, Stepan Krylov, Elena Kuzmina e Viktor Kulakov

Meados da década de 1920. Dez soldados desmobilizados do Exército Vermelho, o comandante de um posto de fronteira, sua esposa e um geólogo viajam pelo deserto de Karakum até uma estação ferroviária. No caminho, se deparam, no pátio de uma mesquita em ruínas, com um poço escondido, no qual há metralhadoras ao invés de água. O comandante conclui que as armas pertencem aos Basmachi, grupo islâmico contrarrevolucionário, e decide deter uma gangue liderada pelo sorrateiro Kurbashi Shirmat Khan.

Curiosidades:

  • O filme surgiu da ideia de se fazer uma versão soviética para a história de “A Patrulha Perdida” (1934), de John Ford; posteriormente, o próprio filme inspirou o longa “Sahara” (1943), estrelado por Humphrey Bogart.

ENCONTRO NO ELBA

1949 / P&B / 99 min / Drama 
Direção: Grigori Aleksandrov
Roteiro: Lev Sheynin, Leonid Tubelsky Tur e Petr Ryzhey Tur
Música: Dmitry Shostakovich
Com Vladlen Davydov, Gennady Yudin, Lyubov Orlova e Boris Andreev

Últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Nas margens do rio Elba, que divide a cidade alemã de Altenstadt, estão alguns soldados do exército soviético e aliados americanos. O general McDermot procura obter patentes para fábricas de componentes ópticos com o professor Dietrich, burgomestre da zona soviética da cidade. Graças à ajuda do espião americano Sherwood, as patentes caem nas mãos do criminoso fascista Shrank...

Curiosidades:

  • As forças da URSS e dos EUA se encontraram pela primeira vez no rio Elba, perto do final da 2ª Guerra Mundial. A ocasião é lembrada pelos soviéticos como o “Encontro no Elba”.

NAS ALTURAS

1957 / Cor / 88 min / Comédia 
Direção: Aleksandr Zarkhi
Roteiro: Mikhail Papava
Música: Schedrin Rodion
Com Nikolai Rybnikov, Inna Makarova, Vassily Makarov e Marianna Strizhenova

Uma equipe de operários especializados em altas altitudes chega à construção de uma usina para montar um alto-forno, com um novo método de trabalho. Atrasos e burocracias atrapalham o cronograma da obra, mas os jovens entusiastas conseguem não só executar seu trabalho de maneira brilhante, mas também trilhar seus caminhos para a felicidade.

 

Curiosidades:

 

  • "Nas Alturas" foi o filme de estreia do compositor Rodion Schedrin. Escrita especialmente para a trilha, a canção "Marcha dos Trabalhadores nas Alturas" se tornou uma das canções soviéticas mais populares de todos os tempos.

O ROLO COMPRESSOR E O VIOLINISTA

1960 / Cor / 45 min / Drama
Direção: Andrei Tarkovsky
Argumento original: Andrei Tarkovsky e Andrei Konchalovsky
Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Com Igor Fomchenko e Vladimir Zamansky

A caminho da aula de violino, o menino Sasha, de sete anos, tem seu instrumento tomado por garotos maiores que ele. O operador de rolo-compressor Serguei, que trabalhava nos arredores, presencia a cena e ajuda Sasha a recuperar o instrumento. Nasce daí uma amizade, que rende ao jovem outras lições de vida.

 

Curiosidades:

  • Este média-metragem foi o trabalho de conclusão de Andrei Tarkovsky no curso de graduação no Instituto Estatal de Cinema (VGIK).

OPERAÇÃO Y E OUTRAS AVENTURAS DE SHURIK

1965 / Cor / 91 min / Comédia
Direção: Leonid Gayday
Roteiro: Leonid Gayday, Yakov Kostyukovsky e Moris Slobodskoy
Música: Aleksandr Zatsepin
Com Gueorgy Vitsin, Aleksei Smirnov, Mikhail Pugovkin e Yuri Nikulin

O filme é composto por três histórias curtas, unidas pela figura do protagonista Shurik, um estudante simples, mas resiliente e engenhoso. Constantemente envolvido em situações inusitadas, graças à sua leveza diante da vida Shurik transforma qualquer acontecimento em uma divertida aventura. 

Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2020

 

Curiosidades:

 

  • O filme fez enorme sucesso na URSS no lançamento, sendo um dos mais assistidos de 1965, com 69,6 milhões de espectadores.
  • Vencedor do Dragão de Prata no Festival de Cinema da Cracóvia em 1965.

VIY – O ESPÍRITO DO MAL

1967 / Cor / 74 min / Terror
Direção: Konstantin Ershov e Gueorgy Kropachyov
Argumento original: Nikolai Gogol
Música: Karen Khachaturyan
Com Aleksei Glazyrin, Leonid Kuravlyov, Natalya Varley e Vladimir Salnikov

O jovem estudante de filosofia Khoma sai de férias do seminário e pede abrigo, com mais dois colegas, para passar a noite na casa de uma senhora. A anfitriã revela-se uma velha bruxa, que o enfeitiça e voa com ele em sua vassoura, noite adentro. Após derrubar e espancar a velha, Khoma foge e pensa estar livre de sua maldição, mas é convocado a ficar de pé e orar por uma jovem morta, na igreja local, por três noites. Baseado no conto clássico “Viy”, do escritor Nikolai Gogol.

Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2018

 

Curiosidades:

  • Primeiro filme do gênero lançado na URSS.
  • Aleksandr Ptushko, mago soviético dos efeitos especiais, produziu o filme e foi responsável pelos efeitos especiais.

O ESPELHO

1975 / Cor / 106 min / Drama 
Direção: Andrei Tarkovsky
Argumento original: Aleksandr Misharin e Andrei Tarkovsky
Música: Eduard Artemev
Com Margarita Terekhova, Oleg Yankovsky, Filipp Yankovsky e Ignat Daniltsev

Aleksei, homem na casa dos 40 anos e à beira da morte, relembra seu passado, a infância, os horrores da guerra e a relação com sua mãe e sua ex-esposa. As imagens se misturam com arquivos sobre a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial.

Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2017

 

Curiosidades: 

 

  • O filme ocupa lugar especial na filmografia de Tarkovsky, e traz fortes traços autobiográficos, principalmente de sua infância. O diretor filmou sua mãe, Maria Ivanovna Vishnyakova-Tarkovskaya, então idosa, e os poemas de seu pai, Arseny Tarkovsky, permeiam a narrativa e foram recitados pelo próprio.

ESTAÇÃO DE TREM PARA DOIS

1982 / Cor / 142 min / Drama
Direção: Eldar Ryazanov
Roteiro: Eldar Ryazanov e Emil Braginsky
Música: Andrei Petrov
Com Lyudmila Gurchenko, Nonna Mordyukova, Oleg Basilashvili e Nikita Mikhalkov

A garçonete Vera e o pianista Platon Ryabinin se conhecem na estação ferroviária de uma cidade do interior em circunstâncias nada amigáveis. Ela tem um noivo e ele está prestes a ir para a cadeia por um crime que não cometeu. No entanto, o rápido desenvolvimento da relação entre os dois prova que eles não podem mais viver um sem o outro.

Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2022

 

Curiosidades: 

 

  • O roteiro é baseado em dois acontecimentos reais: um passado com o compositor Mikael Tariverdiev, e o outro com o poeta Yaroslav Smelyakov.
  • O filme participou da competição oficial do Festival de Cannes, foi eleito melhor filme de 1983 pela pesquisa da revista "Soviet Screen", e rendeu ao diretor o Prêmio de Estado da URSS e a Lyudmila Gurchenko o título de Artista do Povo da URSS.

AS CRIANÇAS DE SEGUNDA-FEIRA

1997 / Cor / 93 min / Comédia romântica
Direção: Alla Surikova
Roteiro: Aleksei Timm
Música: Evgeny Krylatov
Com Irina Rozanova, Igor Sklyar, Tatiana Dogileva e Serguei Nikonenko

Dmitry Medyakin, um típico empresário dos anos 90, acaba de receber a notícia de que está falido, e que seus credores exigem o pagamento urgente, ou vão matá-lo. Sua esposa decide deixá-lo e o leva, bêbado, para a pequena cidade de onde vieram, e joga-o no pátio da casa da irmã Lida, de quem Medyakin também já foi namorado. Ao voltar a si, o figurão quer retomar o romance com Lida, mas as coisas não são tão fáceis quanto parecem...

 

Curiosidades: 

 

  • A família do ator Igor Sklyar, que interpreta Medyakin, o acompanhava no set de filmagens e acabou fazendo algumas pontas no filme. Sua esposa interpretou uma das operárias da fábrica, e o filho, um garoto que brinca com fogos de artifício.

KHITROVKA. O SIGNO DOS QUATRO

2023 / Cor / 129 min / Aventura
Direção: Karen Shakhnazarov
Roteiro: Elena Podrez, Ekaterina Kochetkova, Karen Shakhnazarov
Música: Yury Poteenko
Com Konstantin Kryukov, Mikhail Porechenkov, Anfisa Chernykh e Evgeny Stychkin

Moscou, 1902. O famoso diretor de teatro Konstantin Stanislavsky, em busca de inspiração para uma nova peça, decide se aprofundar na vida do "submundo" da cidade. Ele pede ajuda a Vladimir Gilyarovsky, reconhecido especialista nas periferias de Moscou. Juntos, eles vão ao lendário bairro dos bandidos, Khitrovka, e se envolvem na investigação do assassinato de um misterioso residente local: um sikh indiano com um passado sombrio...

 

Curiosidades: 

 

  • Inspirado no romance homônimo de Arthur Conan Doyle e em um evento real: a tour de Stanislavsky acompanhado por Gilyarovsky pelo distrito de Khitrovka.
  • O filme estreou em 18/05/23, em 1800 salas de cinema da Rússia, depois de liderar as pré-vendas de ingressos na semana anterior.

 

ESPECIAL AMÉRICA LATINA:

EU SOU CUBA

1964 / P&B / 135 min / Drama
Direção: Mikhail Kalatozov
Roteiro: Evgeny Evtushenko e Enrique Pineda Barnet
Música: Carlos Fariñas
Com Sergio Corrieri, José Gallardo, Luz María Collazo e Raúl García

Dedicado aos acontecimentos relacionados à Revolução Cubana, o filme é composto por quatro histórias e mostra como os protestos contra a ilegalidade e a violência foram amadurecendo nos corações dos cubanos. A vontade de lutar se fortaleceu e eles lutaram contra os opressores para que seu país pudesse se tornar a Ilha da Liberdade.

Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2018

 

Curiosidades:

 

  • Considerado uma obra prima por grandes diretores como Martin Scorsese e Francis Ford Coppola, o filme vem sendo cada vez mais redescoberto e celebrado nas últimas décadas.
  • O filme tem um dos planos-sequência mais famosos da história do cinema.

ESSA DOCE PALAVRA CHAMADA LIBERDADE

1972 / Cor / 162 min / Drama
Direção: Vytautas Zalakevicius
Roteiro: Vytautas Zalakevicius, Valentin Ezhov
Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Com Ion Ungureanu, Regimantas Adomaitis, Irina Miroshnichenko e Jouzas Budraitis

Em um país da América Latina, no início da década de 1970, militares chegam ao poder após um golpe. A população civil é reprimida, e uma onda de prisões ocorre. Ex-senadores, liberais e comunistas, são presos ilegalmente, e jogados na inexpugnável fortaleza militar de San Stefano. Lá, são condenados a permanecer por muitos anos, sem julgamento ou investigação. Patriotas clandestinos desenvolvem um plano para libertá-los.

Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2022

 

Curiosidades: 

 

  • Pelo filme, Vytautas Zalakevicius recebeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema de Moscou em 1973.

 

NOITE SOBRE O CHILE

1977 / Cor / 97 min / Drama
Direção: Sebastián Alarcón e Aleksandr Kosarev
Roteiro: Sebastián Alarcón e Serguei Mukhin
Música: Patricio Castillo
Com Grigore Grigoriu, Nartay Begalin, Giuli Chokhonelidze e Islam Kaziev

Alienado da política, o jovem arquiteto Manuel, depois de ter sido falsamente acusado, vai parar no presídio do Estádio Nacional, onde testemunha a tortura a que os detidos são submetidos. Quando chega sua vez, os militares lhe oferecem colaborar com o regime, ao que Manuel recusa. O filme recria os trágicos acontecimentos ocorridos no Chile no outono de 1973, após o golpe fascista de Pinochet, que derrubou o regime democrático constitucional do país e seu presidente, Salvador Allende.

 

Curiosidades: 

 

  • Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de Moscou, em 1977.

EXIBIÇÃO ESPECIAL: 

Este ano teremos a exibição especial do filme “Nuremberg”, que embora não tenha sido produzido pelo Estúdio Mosfilm, foi selecionado para a Mostra.

NUREMBERG

2023 / Cor / 131 min / Drama
Direção: Nikolai Lebedev
Argumento original: Aleksandr Zvyagintsev
Música: Eduard Artemev
Com Serguei Kempo, Lyubov Aksyonova, Evgeny Mironov e Serguei Bezrukov

1945. O Tribunal Militar Internacional inicia seus trabalhos em Nuremberg. Um grande número de pessoas de todo o mundo vem ao julgamento, que mais tarde será conhecido como “O Julgamento do Século”. A cidade está lotada de jornalistas, advogados, tradutores, testemunhas e muitos participantes e funcionários do processo.

___________________________________________________________  

 
O ESTÚDIO MOSFILM

Em 30 de janeiro de 1924, com a estreia do longa-metragem “Nas Asas”, de Boris Mikhin, surgia o Mosfilm, um dos mais antigos e pioneiros estúdios de cinema do mundo. Durante seus quase 100 anos de existência foram produzidos nos estúdios Mosfilm mais de 2.500 longas-metragens de inúmeros diretores que contribuíram para a criação da história do cinema mundial, como Serguei Eisenstein, Vsevolod Pudovkin, Ivan Pyriev, Grigori Aleksandrov, Mikhail Romm, Grigori Chukhray, Mikhail Kalatozov, Serguei Bondarchuk, Andrei Tarkovsky, Leonid Gayday, Gleb Panfilov, Karen Shakhnazarov e muitos outros.

Ainda hoje, é o maior estúdio da Rússia e um dos maiores da Europa, contando com cidades cenográficas e equipamentos de alta tecnologia que permitem realizar o ciclo de produção do cinema em sua totalidade. O Mosfilm é um órgão público, presidido, desde 1998, pelo cineasta, roteirista e produtor Karen Shakhnazarov.

CPC-UMES FILMES

Braço do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, a distribuidora CPC-UMES Filmes está no mercado nacional de home vídeo desde 2014, com 56 títulos lançados em DVD e Blu- Ray, além de uma parceria de lançamento em Blu-Ray com a Versátil Home Vídeo. Com licenciamento direto do Mosfilm, os filmes contemplam clássicos do cinema soviético e russo de diretores como Serguei Eisenstein (Aleksandr Nevsky, 1938), Andrei Tarkovsky (Solaris, 1972), Elem Klimov (Vá e Veja, 1985), Serguei Bondarchuk (Guerra e Paz, 1965-67), entre outros.

Além da atuação em home vídeo, a empresa organiza, desde 2014, a Mostra Mosfilm de Cinema Russo, que em São Paulo acontece na Cinemateca Brasileira e também já teve edições em Porto Alegre e Fortaleza. Em 2018, iniciou atividades no circuito comercial de cinemas com o lançamento de Anna Karenina. A História de Vronsky, com ótima receptividade de crítica e público. O filme foi lançado em junho do referido ano e a estreia contou com a presença de Karen Shakhnazarov, diretor do filme e do Estúdio Mosfilm.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do sul e membro pioneiro da Federação internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi oficializada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão o estímulo ao estudo, defesa, preservação, divulgação e desenvolvimento da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social pelo Governo Federal.

EMBAIXADA DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA NA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

A Embaixada da Rússia em Brasília é a representação diplomática russa no Brasil. O atual embaixador é Alexey Kazimirovitch Labetskiy.

APOIADORES

ROSSOTRUDNICHESTVO

Agência de Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes da Federação da Rússia

O Rossotrudnichestvo é uma agência governamental federal russa autônoma, sob a jurisdição do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. É o órgão do governo russo responsável principalmente por administrar a ajuda externa civil e o intercâmbio cultural com outros países. A agência opera na Ásia Central, na América Latina e na Europa Oriental, principalmente na Comunidade de Estados Independentes.

SPUTNIK CULTURAL

Braço cultural do Sputnik Commercial & Consulting, o Sputnik Cultural é um laboratório de ideias, um centro de pensamento cuja função é a reflexão intelectual sobre assuntos de política social, economia, de tecnologia e cultura.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL GRUPO VOLGA DE FOLCLORE RUSSO

Fundado em 1981, o Grupo Volga tem como objetivo manter a cultura, as tradições e a história de pais e avós russos que imigraram para o Brasil, através de danças, cantos, exposições de artesanato e culinária, proporcionando ativa participação da Comunidade Russa nos eventos culturais de São Paulo.

Carteirinha da UMES

 

home-document-2023
 
 

Cultura

 

CPCUmesFilmes Logo fundo branco

 

  

Parceiros 

sptrans

 

LOGO MINC GOV

 

  

casa mestre ananias

  

 

Fique bem informado

 

hp

 

 logo

 

 

jornaldausp

 

 

 portal do bixiga 

 

 

pornoimpala.info pornopingvin.com
Yurtdışı Eğitim Makedonya Avrupa Üniversitesi Makedonya Eğitim Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Saraybosna Üniversiteleri Makedonya Üniversiteleri Struga Üniversitesi Kiril Metodi Üniversitesi Bulgaristanda Eğitim Bulgaristanda Eğitim Bulgaristan Üniversiteleri Bulgaristan Üniversitesi Bulgaristan Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukraynada Üniversite Ukrayna Üniversiteleri Malta Dil Okulları Gürcistan üniversiteleri Gürcistan Eğitim Malta Dil Okulu Malta Nerede ingiltere Dil Okulları ESE Malta Dil Okulu Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив