facebook INSTA

CPC UMES apresenta a 1ª Mostra Popular de Cinema Chinês e homenageia o centenário de Xie Jin

CARD MOSTRA

 

Cine-Teatro Denoy de Oliveira receberá nova mostra entre os dias 23 e 26 de novembro

 

País com uma das maiores populações do mundo e detentor de uma tradição cultural milenar, a China a cada ano que passa tem chamado a atenção do mundo pela realização de grandes feitos nas mais diversas áreas. Mas, para além da propaganda contrária, o que de fato sabemos sobre essa cultura geograficamente tão distante da nossa?

 

É um pouco dessa história que tentamos contar na 1ª Mostra Popular de Cinema Chinês, que irá ocorrer entre os dias 23 e 26 de novembro. No entanto, como tudo na vida, não queremos contar de qualquer jeito, mas sim sobre a visão popular dessa história. Por isso, abrimos nossas portas para apresentar um povo que lutou por sua liberdade, superando nesse caminho a exploração colonial e a miséria econômica. É uma história diferente, que mescla tradição e modernidade, mas que por um conjunto de motivos econômicos e ideológicos pouco chega até nós.

 

Nessa primeira mostra resolvemos homenagear Xie Jin, um dos principais diretores do cinema Chinês, que completa seu centenário no dia 21 de novembro. Para isso, escolhemos dois filmes: a comédia "Grande Li, Pequeno Li e Velho Li", de 1962 e "Guerra do Ópio", drama gravado em 1997 na ocasião da devolução da ilha de Hong Kong para o Estado Chinês.

 

Também selecionamos outros cinco filmes, de épocas distintas e diferentes gêneros, para compor a programação da mostra. Das primeiras gerações de diretores chineses temos "Anjos da Rua", produzido em 1937 com direção de Muzhi Yuan; o premiado filme "Terra Amarela", dirigido por Chen Kaige em 1984, traz o encontro da nova e da velha China através das canções dos camponeses que são apresentadas a um soldado do Exército Vermelho; do diretor Huo Jianqi teremos o belíssimo "Carteiro das Montanhas", que traz uma bonita trama sobre o debate entre as gerações dentro da sociedade chinesa; já no filme "Herói" temos uma fábula épica narrando a história da unificação da China; e, para completar nossa programação, temos "O Rei das Máscaras", que nos apresenta a antiga arte da troca de máscaras, segredo cultural passado de pai para filho.

 

Para enriquecer ainda mais nossa programação, convidamos nosso amigo Gao Qinxiang, diretor do Instituto Confúcio da UNICAMP, para realizar uma apresentação de música chinesa em nosso teatro. Na ocasião ele e um grupo de professores do Instituto Confúcio da Unicamp irão interpretar um conjunto de lindas músicas e danças do rico repertório tradicional do país.


PROGRAMAÇÃO

23/11 – Quinta

19h - Grande Li, Pequeno Li e Velho Li

 

24/11 – Sexta

19h - O Rei das Máscaras

 

25/11 - Sábado

15h - Anjos da Rua

18h - Apresentação Cultural

19h - Carteiro das Montanhas

 

26/11 - Domingo

15h - Terra amarela

17h - Herói

19h - Guerra do Ópio

 

XIE JIN

 

XIE

 

Há 100 anos nascia Xie Jin (1993-2008), um dos maiores diretores da China. Com vasta carreira, ao longo das seis décadas que se dedicou ao cinema, gravou mais de 30 filmes e foi premiado inúmeras vezes por sua direção talentosa. Suas obras ficaram marcadas pela capacidade de traduzir as contradições humanas em situações complexas de conflito entre nações ou revoltas populares.

 

Xie Jin se dedicou a gravar os mais variados gêneros, da comédia à guerra, passando por dramas e épicos. Com referências no Realismo Socialista da União Soviética e no Neorrealismo Italiano, o diretor ajudou a influenciar o cinema chinês usando as raízes populares das óperas de Sichuan e Shaoxing. Fundou e foi o primeiro reitor da Escola de Cinema e Televisão e Mídia da Universidade Normal de Shangai, que recebeu seu nome em homenagem. Em sua memória, exibiremos duas obras de sua cinematografia, sendo elas sua única comédia - “Grande Li, Pequeno Li e Velho Li”, e o mundialmente conhecido “Guerra do Ópio”.



APRESENTAÇÃO CULTURAL

 

APRESENTAÇÃO MUSICAL

 

25/11 - Sábado - 18h

 

Os professores do Instituto Confúcio da UNICAMP são nossos convidados especiais e apresentarão a música e dança tradicional chinesa. O repertório passa por diversas épocas e refletem as combinações da cultura popular com a vitalidade moderna, exibindo instrumentos clássicos, danças típicas e trajes festivos. Para completar a programação, será apresentado a habilidosa sequências de treinamento com espada, segundo os princípios do Tai Chi Chuan e a tradicional Dança do Dragão.

 

 

FILMES

 

Grande Li, Pequeno Li e Velho Li

1962 | P&B | 82 min | Comédia

De Xie Jin; com Fan Haha, Guan Hongda, Liu Xiasheng 

GRANDE LI

Quando Grande Li é eleito líder de esportes da fábrica de processamento de carnes em Xangai, os jovens operários ficam entusiasmados com a possibilidade de se exercitarem antes da rotina de trabalho. Quem não gosta da ideia é o Velho Li, chefe da fábrica, que enfrenta esse dilema dentro de casa, com seu próprio filho, o Pequeno Li.

 

Curiosidades: 

 

  • O filme foi restaurado em 2k e dublado no dialeto de Shangai em 2018, sendo premiado no Festival de Cinema de Shangai.
  • O filme é conhecido em todo território chinês, sendo exibido inúmeras vezes na televisão e cinemas em sessões especiais até hoje.

 

 

O Rei das Máscaras

1995 | COR | 91 min | Drama

De Wu Tian-Ming; com Zhu Xu, Zhou Renying 

REI DAS MÁSCARAS

O Bian Lian é uma famosa arte de rápida troca de máscaras de seda. Segundo a tradição milenar, essa arte só poderia ser ensinada para os filhos homens dos mestres. Durante a década de 30, Wang é o último mestre de Bian Lian e seu único herdeiro faleceu quando tinha 10 anos. Para sobreviver, o artista - conhecido como “O Rei das Máscaras” - faz apresentações públicas na pobre cidade. Na busca de manter a tradição viva, o destino reserva muitas surpresas para Wang.

 

Curiosidades:

    • O Bian Lian até hoje é considerado segredo entre os mestres e ensinado a discípulos escolhidos a preservarem a arte.
    • O filme foi premiado como Melhor Filme no Galo de Ouro, o maior festival de cinema da China

 

 

Anjos da Rua

1937 | P&B | 91 min | Comédia

De Yuan Muzhi; com Zhao Dan, Zhou Xuan, Wei Heling, Zhao Huishen 

ANJOS DA RUA

Uma representação da cidade de Xangai nos anos 30. Xiao Hong e Xiao Yun são duas irmãs exploradas a se prostituir e a cantar no bar de seus pais adotivos. Tudo muda quando a irmã mais nova é forçada a se casar com um fanfarrão endinheirado. Do outro lado da rua, um grupo de amigos fazem de tudo para sobreviver a crise econômica que abate a cidade, e com eles, Xiao Hong decide se esconder de seu casamento imposto.

 

Curiosidades:

Zhou Xuan é uma das mais famosas cantoras da China. A sua interpretação de “天涯歌女

Anjos da Rua é considerado um dos filmes mais importantes gravados antes da fundação da República Popular da China.

 

 

Carteiro das Montanhas

1999 | Cor | 88 min | Drama

De Huo Jianqi; com Teng Rujun e Liu Ye 

Carteiro nas Montanhas 1

Quando um velho carteiro precisa se aposentar por problemas de saúde, seu filho é chamado para assumir o trabalho de entregar as encomendas na região montanhosa da província de Hunan. Enquanto viajam juntos pelas montanhas, a visão negativa que o filho tinha sobre seu pai, resultado da distância criada pelas longas viagens, pouco a pouco se desconstrói, conforme começa a compreender a importância do trabalho. Nesta jornada, a velha geração passa o bastão para a nova, unindo tradição e modernidade, amor e lealdade.

 

Curiosidades:

 

    • Prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator no Festival Galo de Ouro, a maior premiação do cinema chinês.
    • A região montanhosa de Hunan tem difícil acesso até hoje, além de ser o local de nascimento de Mao Tsé-Tung.

Terra Amarela

1984 | COR | 86 min | Drama

De Chen Kaige; com Wang Xueqi, Xue Bai, Liu Quiang, Tan Tuo 

TERRA AMARELA

Um soldado do exército vermelho é enviado para uma região do interior da China para aprender as cantigas tradicionais dos camponeses para inspirar as canções do exército revolucionário. Sua relação com a vila se desenvolve rapidamente, criando laços com a família que lhe cedeu abrigo. A velha e a nova China são confrontadas nesse drama que reconstitui eventos reais da década de 30.

 

Curiosidades:

 

Filme de estreia de Chen Kaige na direção, rendeu o prêmio de filme mais criativo e original no Festival de Cinema de Londres.

Zhang Yimou é responsável pela direção de cinematografia. Foi premiado com a Melhor Fotografia no Festival Galo de Ouro, o maior festival de cinema da China.

Terra Amarela foi gravado ao longo do Rio Amarelo, local ligado as raízes de fundação da China.

 

Herói

2002 | Cor | 99 min | Aventura

De Zhang Yimou; com Jet Li, Tony Leung Chiu-Wai, Maggie Cheung, Ziyi Zhang, Daoming Chen, Donnie Yen 

Herói

Uma fábula épica baseada em fatos reais, sobre a unificação da China ocorrida há 2000 anos. Sem Nome é um guerreiro habilidoso que entrega as armas dos assassinos Espada Quebrada, Céu e Neve Voadora ao imperador da dinastia Qing. Em troca, o herói tem a honra de se aproximar do Imperador e irá receber mais do que apenas ouros e terras por matar os maiores assassinos de sua época.

 

Curiosidades:

  • Quentin Tarantino é admirador do filme e ajudou em sua divulgação nos Estados Unidos, garantindo a distribuição comercial nas salas estadunidenses.
  • O filme é um Wuxia, gênero popular de ficção com artes marciais. A palavra Wuxia é a junção de dois termos. Wu (), que significa “militar” ou “armado”, e Xia (), que remete a “honrado” ou “herói”.

 

Guerra do Ópio

1997 | COR | 153 min | Drama

De Xie Jin; com Bao Guoan , Lin Liankun, Lung Sihung 

guerra-do-opio

Neste épico, acompanhamos o trágico momento vivido pela China durante a Primeira Guerra do Ópio. Lin Zexu é designado para combater o uso do ópio na China, destruindo cerca de 20.000 caixas da droga trazida pelos ingleses e prendendo os contrabandistas da droga. Em retaliação, o Império Britânico, que lucrava com o entorpecimento de uma nação, inicia a guerra que resultaria na “entrega” forçada de Hong Kong. 

 

Curiosidades:

 

    • O filme foi produzido na ocasião da devolução de Hong Kong ao estado chinês em 1997. 
    • Com este filme, Xie Jin foi premiado com Melhor Filme no Festival Galo de Ouro, o maior festival de cinema da China.
    • INFORMAÇÕES GERAIS

    •  

      1ª Mostra Popular de Cinema Chinês

      23 e 26 de novembro

    •  

      Cine-Teatro Denoy de Oliveira

      Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo – SP

      Entrada gratuita

Carteirinha da UMES

 

home-document-2023
 
 

Cultura

 

CPCUmesFilmes Logo fundo branco

 

  

Parceiros 

sptrans

 

LOGO MINC GOV

 

  

casa mestre ananias

  

 

Fique bem informado

 

hp

 

 logo

 

 

jornaldausp

 

 

 portal do bixiga 

 

 

pornoimpala.info pornopingvin.com
Yurtdışı Eğitim Makedonya Avrupa Üniversitesi Makedonya Eğitim Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Saraybosna Üniversiteleri Makedonya Üniversiteleri Struga Üniversitesi Kiril Metodi Üniversitesi Bulgaristanda Eğitim Bulgaristanda Eğitim Bulgaristan Üniversiteleri Bulgaristan Üniversitesi Bulgaristan Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukraynada Üniversite Ukrayna Üniversiteleri Malta Dil Okulları Gürcistan üniversiteleri Gürcistan Eğitim Malta Dil Okulu Malta Nerede ingiltere Dil Okulları ESE Malta Dil Okulu Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив