facebook INSTA

2ª MOSTRA DEMOCRÁTICA CINEMA COM PARTIDO

Cinema_Com_Partido_Mostra_Democratica_Divulgacao_WhatsApp_2020.jpg

A partir do dia 14 de março, começa a exibição no Cine-Teatro Denoy de Oliveira da 2ª Mostra Democrática Cinema com Partido.

A programação de 2020 inclui 37 filmes de 15 cinematografias, que contarão com debates após as sessões sobre os temas abordados nos filmes. A Mostra foi inaugurada em março de 2019 pelo CPC-UMES (Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de SP).

Trabalhadores sem direitos; colonialismo; imperialismo; racismo; discriminação das mulheres; extermínio das populações indígenas; degradação do meio-ambiente; ciência e escola sob censura de pretensos intérpretes das Escrituras; aversão à democracia e seu fundamento, o livre debate entre partidos políticos; exaltação das ditaduras, do pensamento único, da violência, da intolerância, da corrupção, da hipocrisia (qualquer semelhança com o governo da família Bolsonaro será mera coincidência?) são temas que o cinema universal tem denunciado com vigor ao longo do tempo.

Para a extrema-direita, isto é doutrinação marxista. Para as correntes de opinião comprometidas com a democracia, é cultura e arte. 

As sessões, seguidas de debates, ocorrem aos sábados às 10h. 

Cine-Teatro Denoy de Oliveira
Rua Rui Barbosa, 323, 
Sede Central da UMES
Tel: 3289-7452

Sábados, às 10 horas

ENTRADA GRATUITA

 

Programação de 2020

 

A Vida de Galileu - 14/03/2020 

Dirigido por Joseph Losey (1975), com Chaim Topol, Edward Fox, Colin Blakely, INGLATERRA, 145 min. Arquivo Digital

As observações astronômicas de Galileu, utilizando o recém-inventado telescópio, reforçaram a teoria de Copérnico de que a Terra gira em torno do Sol - e não o oposto, como queria a Igreja. Em 1616 a Inquisição começa a julgar o cientista por “prejudicar a Fé Sagrada ao tomar a Sagrada Escritura como falsa". O filme adapta peça de Bertolt Brecht, que Losey dirigiu na Broadway, em 1947, com Charles Laughton no papel de Galileu.

Debatedor:Valério Bemfica, presidente do Centro Popular de Cultura (CPC-UMES).

 

O Julgamento do Macaco - 21/03/2020

Dirigido por Stanley Kramer (1960), com Spencer Tracy, Frederic March, Gene Kelly e Donna Anderson. EUA, 128 min.

Em 1925, o professor John Scopes foi julgado por ensinar a Teoria da Evolução, de Darwin, numa escola pública do Tenessee. Criacionismo e Escola Sem Partido, que já exalavam acentuado bolor há 100 anos, são revividos no filme como metáfora do macarthismo que flagelou a democracia americana nos anos 50. Premiado no Festival de Berlim:  Melhor Ator (Frederic March).

Debatedor: Walter Neves, professor do Instituto de Biociências da USP, é conhecido como o “pai” de Luzia, o mais antigo crânio humano encontrado nas Américas.

 

Caçada Humana - 28/03/2020

Dirigido por Arthur Penn (1966), com  Marlon BrandoRobert RedfordJane Fonda. EUA, 135 min. Arquivo Digital

Numa cidadezinha do Texas, típica das que elegeram Trump, quando chega sexta-feira, respeitáveis cidadãos, em meio a tradicionais bebedeiras temperadas por exibições de adultério e racismo, começam a fazer coisas de que até Deus duvida. Debatedor:

Debatedor: Jamil Murad, médico, foi vereador na cidade de São Paulo, deputado estadual por três mandatos e deputado federal.

 

Milagres à Venda - 04/04/2020

Dirigido por Richard Pierce (1992), com Steve Martin, Debra Winger, Liam Neelsen. EUA, 107 min.

Steve Martin vive o Reverendo Jonas Nightingale, um charlatão de Bíblia na mão, que passa de cidade em cidade com sua caravana trocando a salvação por doações financeiras.

Debatedor: Pastor Ariovaldo Ramos, coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito.

 

Capitalismo Uma História de Amor - 11/04/2020

Dirigido por Michael Moore, 2009. EUA, 127 min. Arquivo Digital

O documentário traça um roteiro de como, a partir da era Reagan (1981-89), o capitalismo, levando ao extremo a obsessão pelo lucro, acentuou o processo de monopolização, aumentando o poder das grandes corporações financeiras e o abismo entre ricos pobres, produzindo o colapso econômico de 2008.

Debatedor: Nilson Araújo, economista com mestrado pela UFRGS, doutorado pela UNAM (México) e pós-doutorado FEA/USP. Autor de “Economia Brasileira de Getúlio a Lula“, entre outros livros.

 

Snowden - 18/04/2020

Dirigido por Oliver Stone (2016), com  Joseph Gordon-LevittShailene WoodleyMelissa Leo. EUA, 134 min. Arquivo Digital

A história de Edward Snowden, o hacker da Agência Nacional de Segurança (NSA) e CIA que, em 2013, revelou à imprensa documentos secretos comprovando bilhões de ações de espionagem do governo dos EUA, através da Internet, contra cidadãos de todo o mundo - especialmente os de seu próprio país. 

Debatedor: Glenn Greenwald, escritor e jornalista norte-americano radicado no Brasil. Fundador e coeditor do The Intercept.

 

Driblando a Democracia - 25/04/2020

Dirigido por Thomas Huchon (2018). França, 52 min. Arquivo Digital

O documentário conta como 87 milhões de perfis do Facebook passaram pela Cambridge Analytica e aportaram na campanha de Trump, possibilitando a realização em escala ampliada de operações psicológicas para manipular o eleitorado e conseguir que, mesmo derrotado no voto popular,  o candidato da extrema direita ganhasse no Colégio Eleitoral.

Debatedor: Alessandro Molon, deputado federal (PSB-RJ) e integrante da CPI da Fake News.

 

Daens, Um Grito de Justiça - 02/05/2020

Dirigido por Stijn Coninx (1992), com Jan Decleir, Gerard Desarthe, Antje de Boeck. Bélgica, 138 min. Arquivo Digital

Na década de 1890, o padre belga Adolf Daens vai a Aalst, cidade têxtil onde as condições de trabalho são especialmente degradantes. Ele assume a defesa dos trabalhadores, chega ao parlamento numa frente com socialistas e liberais, e entra em choque com a Igreja Católica, que apoia os burgueses. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1993).

Debatedora: Maria Pimentel, secretária de relações internacionais da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

 

A Classe Operária Vai ao Paraíso - 09/05/2020

Dirigido por Elio Petri (1971), com Gian Maria VolonteMariangela MelatoSalvo Randone. Itália, 125 min. 35MM

Operário-padrão de uma fábrica que adota a política de cotas de produção, Lulu Massa é adorado por seus superiores e detestado pelos colegas. Entregue aos sonhos de consumo da classe média, distante dos movimentos de sua classe, Lulu se acha o máximo, até que um acontecimento inesperado põe em xeque seu modo de ver o mundo. Palma de Ouro em Cannes (1972).

Debatedores: Nivaldo Santana, deputado estadual por rês mandatos e atual secretário de relações internacionais da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Bra- sil). Rodrigo Gomes, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

 

El Empleo - 16/05/2020

Dirigido por Santiago Bou Grasso (2008). Argentina, 7 min. Arquivo Digital

Rosalie Vai Às Compras

Dirigido por Percy Adlon (1989), com Marianne Sägerbrecht, Brad Davis, Judge Reinhold. Alemanha/EUA, 90 min. Arquivo Digital

Dois filmes ácidos sobre os tempos “pós-modernos”, para os quais entre o homem e a realização de seus desejos já não há barreira moral, somente a financeira.  Na premiada animação argentina, o desemprego deixa de ser problema para se transformar em solução.  Na sátira de Adlon, dona de casa alemã, morando no interior dos EUA, tem marido perfeito, sete maravilhosos filhos e uma infindável coleção de cartões de crédito falsos que lhe permite comprar tudo o que a TV anuncia.

Debatedor: Orlando Silva, deputado federal (PCdoB-SP). Foi presidente da União Nacional dos Estudantes e Ministro dos Esportes.

 

Eu, Daniel Blake - 23/05/2020

Dirigido por Ken Loach (2016), com: Dave JohnsHayley SquiresDylan McKiernan. Inglaterra/França/Bélgica, 101 min. Arquivo Digital

Carpinteiro de 59 anos, em luta para ser atendido pela Previdência Social Inglesa, por ter sofrido um infarto, une suas forças às da jovem Katie, que não consegue obter trabalho nem receber o seguro-desemprego para sustentar seu dois filhos. Palma de Ouro no Festival de Cannes (2017).

Debatedor: Jorge Venâncio, coordenador do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa e do Conselho Nacional de Saúde

 

O Veneno Está na Mesa 1 e 2 - 30/05/2020

Dirigido por Sílvio Tendler (2011 e 2014), Brasil, 120 min. Arquivo Digital

O documentário analisa o uso indiscriminado de agrotóxicos que levaram a agricultura brasileira à condição de recordista mundial no uso de agentes químicos produzidos pela  Bayer, BASF, Dupont, Monsanto etc. - inclusive os proibidos na China e nos EUA. O filme apresenta também experiências agroecológicas voltadas à produção de alimentos saudáveis.

Debatedor: Silvio Tendler, um dos documentaristasmais importantes do país. Em 50 anos de carreira, lançou mais de 70 longas, médias e curtas-metragens em salas de cinema, canais de TV e na internet

 

Mauá, o Imperador e o Rei - 06/06/2020

Dirigido por Sérgio Rezende (1999), com Paulo Betti, Malu Mader, Othon Bastos, Brasil, 135 min. 35MM

Pioneiro da industrialização, o Barão de Mauá (1813-89) foi antagonizado pelos ingleses, sempre prontos a desestabilizar potenciais concorrentes, e por D. Pedro II, incapaz de imaginar o Brasil como algo diferente de um fazendão movido pelo braço escravo.  Venceu  muitas batalhas, perdeu outras tantas, mas gravou o nome na história.

Debatedor: Sérgio Rezende, cineasta e roteirista. Além de Mauá, dirigiu dezenas de filmes como Zuzu Angel (2006) e Salve Geral (2009).

 

A Guerra do Ópio - 13/06/2020

Dirigido por Xie Jin (1997), com Bao Guoan, Rob Freeman, Xiangting Ge, Emma Griffith. China, 150 min. Arquivo Digital

Produtos chineses como seda e chá eram apreciados na Europa, mas a recíproca só valia em relação ao ópio.  A droga, trazida da Índia, chegou a representar metade das   exportações inglesas para a China, produzindo uma crise social no país. Um decreto imperial procurou frear o processo. A Inglaterra rebateu, indo à Guerra, em 1839, pela defesa do “livre comércio”. Premiado com o Galo de Ouro de Melhor Filme (China Film Association - 1997).

Debatedor: Samuel Pinheiro Guimarães, embaixador, foi   diretor da Embrafilme, secretário geral do Itamarati e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos.

 

Prelúdio de Uma Guerra - 20/06/2020

Dirigido por Frank Capra e Anatole Litvak (1942). EUA, 54 min. Arquivo Digital

O documentário mostra a ascensão do fascismo na Itália, Alemanha e Japão, os ataques à província chinesa da Manchuriano (1931), à Etiópia (1935) e outros preparativos que desembocaram na 2ª Guerra Mundial. O filme é parte da série “Why We Fight”, produzida  na era Roosevelt (1933-45) pelo Exército dos EUA e supervisionada por Frank Capra. Oscar de Melhor Documentário (1943).

 

O Grande Ditador - 27/06/2020

Dirigido por Charlie Chaplin (1940), com Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie. EUA, 145 min. Arquivo Digital

Lançado em 1940, o filme satiriza os líderes fascistas da época e traz Chaplin no papel de um barbeiro judeu que é confundido com um ditador tirânico. Em 1952, o discurso democrático do personagem no final da obra foi apresentado pela extrema direita, que ascendeu após a morte de Roosevelt, como evidência da filiação do artista ao comunismo e motivo da sua expulsão do país. 

Debatedor: Luiz Zanin Oricchio, jornalista, crítico de cinema e colunista do jornal O Estado de São Paulo.

 

Sostiene Pereira - 04/07/2020

Dirigido por Roberto Faenza (1996), com Marcelo Mastroianni, Joaquim de Almeida, Daniel Auteuil, Nicoleta Braschi. Portugal/Itália/França, 104 min. Arquivo Digital

Portugal, 1936. Enquanto o fascismo avança no mundo, o Sr. Pereira, pacato editor da seção cultural de um jornal de Lisboa, encontra dificuldades para convencer o novo obtuarista das vantagens de viver encerrado em uma torre de marfim. Premiado, em 1995, com quatro David di Donatello da Accademia del Cinema Italiano.

Debatedores: Clóvis Monteiro, editor da Hora do Povo, e Altamiro Borges, jornalista, editor do Blog do Miro.  

 

Casablanca – 11/07/2020

Dirigido por Michael Curtiz (1942), com Humphrey Bogarth, Ingrid Bergman, Paul Henried. EUA, 102 min. 35MM

Em Casablanca, Marrocos, Rick Blaine é dono de uma casa noturna frequentado por colaboracionistas franceses, oficiais do 3º Reich, refugiados políticos e ladrões. É lá que ele reencontra Ilsa Lund, que o deixara sem dar explicações após viverem um tórrido romance há dois anos em Paris. Ela está com o marido Victor Laszlo, líder da Resistência Checa procurado por toda a Europa pela Gestapo. Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro, em 1944.

Debatedora: Maria do Rosário Caetano, jornalista, especialista em cinema brasileiro e autora do blog Almanakito.

 

A Jovem Guarda - 18/07/2020

Dirigido por Sergei Gerasimov (1948), com Vladimir Ivanov, Inna Makarova, Nonna Mordyukova, Sergei Gurzo, Lyudmila Shagalova. URSS, 189 min. Arquivo Digital

Durante a 2a. Guerra Mundial, grupo de estudantes e trabalhadores de Krasnodon,  Ucrânia, cria organização clandestina denominada "Jovem Guarda” que faz a propaganda e promove atos de sabotagem contra as tropas alemãs, visando juntar-se às unidades do Exército Vermelho que viriam a libertar a cidade em fevereiro de 1943.

Debatedor: Mauro Bianco foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes durante o processo de impeachment de Collor e vice-presidente da Federação Mundial das Juventudes Democráticas.

 

Tigre Branco - 25/07/2020

Dirigido por Karen Shakhnazarov (2012), com Aleksey Vertkov, Valeriy Grishko, Vitalyi Kiscenko, Karl Krantzkowski. Rússia, 104 min. Arquivo Digital

Encontrado quase morto no campo de batalha, o tanquista Ivan Naydenov tem uma recuperação que desafia a compreensão dos médicos. Mais misteriosa se torna a história quando ele revela que foi atingido pelo Tigre Branco, indestrutível tanque alemão que surge e desaparece como por encanto. Prêmio Nika de Melhor Filme e Águia de Ouro de Melhor Diretor, em 2013.

Debatedor: Sergey Pogóssovitch Akopov, Embaixador da Federação da Rússia.

 

O Conselho dos Deuses - 01/08/2020

Dirigido por Kurt Maetzig (1950), com Paul Bildt, Fritz Tillmann, Willy A. Kleinau. RDA, 91 min. Arquivo Digital

O dr. Scholz trabalha na IG Farben, holding da Bayer, Basf e outras gigantes do setor químico que veem na guerra uma oportunidade de ampliar os negócios. Suas pesquisas sobre pesticidas levam ao Zyklon B, que em breve viria a ser usado nas câmaras de gás, reduzindo a pó a sua crença na neutralidade política da ciência.

Debatedora: Mariana Moura, cientista engajada, pesquisadora FAPESP e professora de Relações Internacionais na ESAMC-SP.

 

Julgamento em Nuremberg - 08/08/2029

Dirigido por Stanley Kramer (1961), com: Spencer Tracy, Marlene Dietrich, Richard Widmark, Burt Lancaster. EUA, 186 min. Arquivo Digital

Ao presidir o julgamento de quatro juízes que usaram as togas para dar status legal às atrocidades nazistas, Dan Haywood sente a mudança dos ventos. Cada vez menos interessado em julgamentos severos, Tio Sam transita para a ideia de que, “vistos desapaixonadamente”, os nazis são uma reserva contra os comunistas. Oscar de Melhor Roteiro, Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Debatedor: Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Culpado Por Suspeita - 15/08/2020

Dirigido por IrwinWinkler (1991), com Robert De Niro, Annette Bening, George Wendt. EUA, 105 min. Arquivo Digital

Diretor de cinema não consegue trabalho por se negar a fornecer nomes de “comunistas” ao “Comitê de Atividades Antiamericanas”. Para a direita macarthista, cujo reinado durou do fim da década de 1940 a meados dos anos 1950, comunista era qualquer apoiador do ex-presidente Roosevelt. Outro ponto em comum com Bolsonaro era o ódio de McCarthy à cultura e à ciência. Morreu em 1957, desacreditado e afogado em álcool.

Debatedores: Marcus Vinicius de Andrade, maestro, compositor, dramaturgo e presidente da Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes (AMAR). João Batista de Andrade, cineasta, roteirista e escritor, foi presidente do Memorial da América Latina, Secretário de Cultura do Estado de São Paulo e Ministro da Cultura.

 

Corações e Mentes - 22/08/2020

Dirigido por Peter Davies (1974). EUA, 112 min. 35MM

O título saiu de uma frase do presidente Lyndon Johnson (1963-69):  “A vitória da América dependerá dos corações e mentes das pessoas que moram no Vietnã". Davies seguiu esse roteiro, foi ouvir a população vietnamita e ouviu também ex-combatentes americanos, obtendo resultado valioso para desintoxicar corações e mentes de moradores dos EUA dos males do hegemonismo e do racismo que assolam o país. Oscar de Melhor Documentário (1975).

Debatedor: Sérgio Muniz, cineasta, participou como montador e diretor de inúmeros documentários da Caravana Farkas. Representante da Fundación del Nuevo Cine Latino-americano (FNCL).

 

JFK - 29/08/2020

Dirigido por Oliver Stone (1991), com Kevin Costner, Tommy Lee Jones, Laurie Metcalf, Gary Oldman. EUA, 189 min. Arquivo Digital

Baseado no relato do promotor Jim Garrison, que ao examinar as conclusões da Comissão Warren sobre o assassinato do presidente Kennedy suspeita que há muito mais do que foi revelado ao público. Aprofundando a investigação, Garrison depara com uma conspiração envolvida com a morte do presidente. Ganhou dois Oscar e um Globo de Ouro, em 1992: Melhor Fotografia, Montagem e Direção.

 

Syriana, a Indústria do Petróleo - 05/09/2020

Dirigido por Stephan Ghagan (2005), com George Clooney, Matt Damon, Jeffrey Wright, Oriel. EUA, 128 min. Arquivo Digital

Syriana é um neologismo que aparece em estudos sobre a criação de um Estado artificial que garanta o acesso ocidental contínuo ao petróleo do Oriente Médio. O filme dá uma panorâmica da caça ao produto, a partir das histórias cruzadas de quatro personagens: um agente da CIA, um analista financeiro, um advogado de Washington e um desempregado paquistanês. Oscar e Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (Clooney).

Debatedor: Ildo Sauer, diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, foi diretor da Petrobrás, sendo um dos principais responsáveis pela descoberta dos campos do pré-sal.

 

Limoeiros - 12/09/2020

Dirigido por Eram Riklis (2008), com Hiam Abbass, Rona Lipaz-Michael, Ali Suliman. Israel/França/Alemanha, 106 min. Arquivo Digital

Salma é uma viúva cujo sustento vem de sua plantação de limões, localizada na linha de fronteira entre Israel e Cisjordania. Quando o Ministro de Defesa israelense se muda para a casa em frente, o exército declara que os limoeiros ameaçam a segurança do governante e por isso devem ser arrancados. Prêmios da Academia de Cinema Europeu, de Melhor Roteirista e Melhor Atriz (Abbass), em 2009.

 

Machuca - 19/09/2020

Dirigido por Andrés Wood (2003), com Ariel Mateluna, Manuela Martelli, Aline Küppenheim. Chile, 1973. Chile, 120 min. Arquivo Digital

Chile 1973. Golpe de Pinochet interrompe a experiência do padre McEnroe, diretor do Saint Patrick, colégio de elite na capital chilena, que passara a admitir de forma gratuita no estabelecimento alguns filhos de famílias de trabalhadores. Prêmio Goya de Melhor Filme em Língua Espanhola (2004).

Debatedor: João Vicente Goulart, filósofo, poeta e escritor, é presidente do Instituto João Goulart. Foi deputado estadual (RS) e candidato à Presidência da República.

 

A História Oficial - 26/09/2020

Dirigido por Luiz Puenzo (1985), com Héctor Alterio, Norma Aleandro, Chunchuna Vilafañe. Argentina, 112 min. Arquivo Digital

Após a queda da ditadura militar na Argentina, em 1983, uma professora desconfia que o marido trabalhava para a máquina de repressão e que sua filha adotiva é, na realidade, filha biológica de um casal de “desaparecidos políticos”. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1986).

Debatedora: Susana Lischinsky, programadora do CPC-UMES Filmes.

 

Pra Frente Brasil - 03/10/2020

Dirigido por Roberto Farias (1982), com Reginaldo Farias, Natália do Valle, Antônio Fagundes, Carlos Zara. Brasil, 105 min. 35MM

Após ser confundido com um ativista político, um comedido cidadão da classe média é preso e torturado por agentes da repressão durante a euforia do “milagre econômico” e da Copa do Mundo de 1970. Melhor Filme no Festival de Gramado (1983), Melhor Diretor no Festival de Berlim (1984).

Debatedor: Carlos Lopes, Diretor de Redação da Hora do Povo, autor de “Os crimes do cartel do bilhão contra o Brasil - O esquema que assaltou a Petrobrás”.

 

Tancredo, A Travessia - 10/10/2020

Dirigido por Sílvio Tendler (2011). Brasil, 104 min. Arquivo Digital

O documentário traça a trajetória de Tancredo Neves (1910-85), político mineiro egresso do getulismo, que, após 20 anos de ditadura,  restabeleceu o governo civil no Brasil, encabeçando uma ampla frente democrática que venceu as eleições para presidente onde esse resultado parecia impossível de ser obtido, no Colégio Eleitoral.

 

Infiltrado na Klan - 17/10/2020

Dirigido por Spike Lee (2018), com John David Washington, Adam Driver, Laura Harrier. EUA, 135 min. Arquivo Digital

Em 1978, um policial consegue se infiltrar na Ku Klux Klan e ficar próximo do líder da seita, David Duke, para sabotar linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.  David Duke é o mesmo que, em outubro de 2018, disse de Bolsonaro, em seu programa de rádio: “Ele soa como nós”. Vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes (2019).

Debatedor: Nei Lopes, compositor, cantor, escritor e estudioso das culturas africanas, no continente de origem e na Diáspora Africana. É diretor da Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes (AMAR).

 

Xica da Silva - 24/10/2020

Dirigido por Cacá Diegues (1976), com Zezé Motta, Walmor Chagas, Altair Lima. Brasil,107 min. Arquivo Digital

Xíca da Silva (1732-96), escrava matreira da região diamantina das Minas Gerais, seduz o enviado do Rei, com sua sensualidade, para compartilhar o seu poder. Ela queria a liberdade para ser igual aos brancos. Quando a consegue, descobre que as portas da sociedade não se abririam tão facilmente. Recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz (Zezé Motta) do Festival de Brasília, em 1977.

Debatedora: Zezé Motta, atriz e cantora, participou de mais de 40 filmes, inúmeras produções de televisão e gravou mais de uma dezena de discos.

 

Tratoristas - 31/10/2020

Dirigido por Ivan Pyriev (1939), com Marina Ladynina, Nikolai Kriuchkov, Boris Andreev, URSS, 82 min. Arquivo Digital

De volta da guerra no Extremo Oriente, piloto de tanque se apaixona pela líder de uma equipe de tratoristas. A canção-tema, de Dmitri e Daniel Pokrass, que acompanha os créditos desta comédia musical se tornou um marcante sucesso popular.

Debatedora: Vera Gers Dimitrov, diretora da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo, dedicada a difusão da cultura e das tradições russas no Brasil.

 

Norma Rae - 07/11/2020

Dirigido por Martim Ritt (1979), com Sally Field, Beau Bridges, Ron Leibman. EUA, 115 min. Arquivo Digital

Em 1978, numa cidade do Alabama, a maioria da população está empregada em uma indústria têxtil, cujas condições de trabalho são precárias. Lá trabalha Norma Rae, uma mãe solteira que vive com os pais, também operários da fábrica. E eis que chega de Nova Iorque o sindicalista Reuben Warshowsky,  procurando lugar para morar numa casa de família. Oscar e Globo de Ouro de Melhor Atriz (Sally Field), em 1980.

Debatedoras: Nádia Campeão foi secretária de Educação e vice prefeita de São Paulo. Márcia Campos foi fundadora e presidente da Confederação das Mulheres do Brasil, presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres.

 

A Estratégia do Caracol - 14/11/2020

Dirigido por Sérgio Cabreira (1993), com Frank Ramírez, Fausto Cabrera, Humberto Dorado, Vicky Hernández. Colômbia, 116 min. Arquivo Digital

Moradores de bairro pobre de Bogotá dão o melhor de si na luta para evitar a demolição do casarão que ocupam há anos, a Casa Uribe, de propriedade de um milionário  inescrupuloso.

Carteirinha da UMES

 

Doc Estudante 2019 UMES fte Alta Cartaz
 
 

Cultura

 

CPCUmesFilmes Logo fundo branco

 

  

Parceiros 

sptrans

 

  

casa mestre ananias

  

 

Fique bem informado

 

hp

 

 logo

 

 

jornaldausp

 

 

 portal do bixiga 

 

 

pornoimpala.info pornopingvin.com
Yurtdışı Eğitim Makedonya Avrupa Üniversitesi Makedonya Eğitim Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Saraybosna Üniversiteleri Makedonya Üniversiteleri Struga Üniversitesi Kiril Metodi Üniversitesi Bulgaristanda Eğitim Bulgaristanda Eğitim Bulgaristan Üniversiteleri Bulgaristan Üniversitesi Bulgaristan Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukraynada Üniversite Ukrayna Üniversiteleri Malta Dil Okulları Gürcistan üniversiteleri Gürcistan Eğitim Malta Dil Okulu Malta Nerede ingiltere Dil Okulları ESE Malta Dil Okulu Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив