facebook INSTA

Cinema Soviético e Russo em Casa (2021) - 2º Semestre

Exibições online e gratuitas de 14 longas incluem o épico Guerra e Paz
documentário O Fascismo de Todos os Dias  

Nesta sexta-feira, 20/08/21, retomamos o projeto “Cinema Soviético e Russo em Casa", com exibições gratuitas aos finais de semana no canal CPC-UMES Filmes no Youtube.

Entre janeiro e junho foram exibidos 22 longas metragens, de variados gêneros e diretores, e entre agosto e novembro serão mais 14 filmes, entre eles as 4 partes do épico "Guerra e Paz" (1965-67), de Serguei Bondarchuk, o documentário "O Fascismo de Todos os Dias" (1965), de Mikhail Romm, o drama de guerra "Neve Ardente" (1972), de Gavriil Eguiazarov, e a comédia campeã de bilheterias "Ivan Vassilevich Muda de Profissão" (1973), de Leonid Gayday.

O projeto “Cinema Soviético e Russo em Casa” é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), que distribui e comercializa no Brasil, em DVD e Blu-Ray, Streaming, TV e Cinema os filmes produzidos pelo Estúdio Mosfilm.

As sessões entram no ar toda sexta feira, às 19h, e ficam disponíveis até domingo, 19h, no canal CPC-UMES Filmes no Youtube: http://bit.ly/CPCUMESFilmes 

 

Confira a programação do segundo semestre de 2021:

 

Agosto
20 – Guerra e Paz – Partes 1 & 2

27 – Guerra e Paz – Partes 3 & 4

Setembro
03 – A Questão Russa
10 – Spartacus
17 – O Fascismo de Todos os Dias
24 – Cossacos de Kuban

 

Outubro
01 – Nove Dias em Um Ano
08 – Ivan Vassilevich Muda de Profissão
15 – Primavera
22 – Noite de Inverno em Gagra
29 – Cidade dos Ventos

 

Novembro
05 – Neve Ardente

 

SINOPSES E INFORMAÇÕES TÉCNICAS


GUERRA E PAZ

Considerada a mais fiel adaptação cinematográfica do clássico de Tolstoi, o filme retrata o confronto entre Napoleão Bonaparte e a Rússia, relacionando-o às vidas das famílias Bolkonsky, Rostov e Bezukhov. O que começa como um desastre para os russos termina, sete anos mais tarde, com uma reviravolta, à medida em que a união contra o inimigo comum dissolve o antagonismo entre aristocracia e campesinato.

Grande Prêmio do 4º Festival Internacional de Cinema de Moscou (1965)
Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1968)
Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro (1969)

 

GUERRA E PAZ I – ANDREI BOLKONSKY
1965 / COR / 146 MIN. / DRAMA
Direção: Serguei Bondarchuk / Argumento original: Liev Tolstoi / Roteiro: Serguei Bondarchuk, Vassily Salovyov / Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Sinopse: Em 1805, o príncipe Andrei Bolkonsky alista-se no Exército Russo. Gravemente ferido na Batalha de Austerlitz, onde os seus são esmagados, o príncipe é erroneamente dado como morto. Pierre Bezukhov, filho bastardo de um dos homens mais ricos do país, é apresentado à alta sociedade.

 

GUERRA E PAZ II – NATASHA ROSTOVA
1966 / COR / 97 MIN. / DRAMA
Direção: Serguei Bondarchuk / Argumento original: Liev Tolstoi / Roteiro: Serguei Bondarchuk, Vassily Salovyov / Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Sinopse: A segunda parte da adaptação do romance de Liev Tolstoi ocorre no ano de 1809. Andrei Bolkonsky se apaixona por Natasha Rostova, e a pede em casamento. Seu pai, o Conde Rostov, pede, porém, que aguardem o retorno do príncipe de uma viagem. Nesse interim, Natasha conhece Anatol Kuragin, e os dois acabam se envolvendo. Bolkonsky descobre o romance e anuncia o fim do noivado. Bezukhov declara seu amor por Rostova enquanto tenta consolá-la.

 

GUERRA E PAZ III – O ANO DE 1812
1967 / COR / 141 MIN. / DRAMA
Direção: Serguei Bondarchuk / Argumento original: Liev Tolstoi / Roteiro: Serguei Bondarchuk, Vassily Salovyo / Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Sinopse: O exército de Napoleão invade a Rússia em 1812. Pierre Bezukhov acompanha a preparação para o iminente confronto. Ele se voluntaria para a artilharia na Batalha de Borodino, maior cena de guerra já filmada, que contou com 300 atores, 120 mil figurantes e o uso de 200 canhões e 100 mil fuzis. A unidade de Bolkonsky espera na reserva durante o conflito, e o príncipe é atingido por estilhaços de um tiro de canhão. À medida que presenciamos a guerra em toda a sua crueza, ressalta-se o repúdio de Tolstoi ao que o próprio escritor descreve como “o contrário da lógica da razão e da natureza humanas”.

 

GUERRA E PAZ IV – PIERRE BEZUKHOV
1967 / COR / 96 MIN. / DRAMA
Direção: Serguei Bondarchuk / Argumento original: Liev Tolstoi / Roteiro: Serguei Bondarchuk, Vassily Salovyov / Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Sinopse: O Exército de Napoleão avança pelo território russo. Mas a evolução se mostra infrutífera pela efetividade da tática de “terra arrasada” do Exército Russo, sob o comando do marechal Mikhail Kutuzov, que não poupa Moscou, incendiando a cidade para que os invasores não encontrem “nem abrigo nem suprimentos”. Enquanto Moscou arde, os Rostovs se retiram e no caminho levam vários soldados feridos, entre eles Bolkonsky. Pierre Bezukhov permanece na cidade. Os franceses são derrotados na Batalha de Krasnoi, e iniciam o longo percurso de volta acossados pelas tropas russas.

 

A QUESTÃO RUSSA
1947 / P&B / 91 MIN. / DRAMA
Direção: Mikhail Romm / Argumento Original: Konstantin Simonov / Música Original: Aram Khachaturyan
Sinopse: O jornalista Harry Smith é enviado a Moscou por McPherson e Gould, donos de uma cadeia de grandes jornais americanos interessada em fomentar a guerra fria com um material “novo” contra a URSS. Na volta, ele escreve um livro que deixa seus patrões furiosos e torna-se alvo de violenta retaliação. Privado de tudo, casa, salário e condições de trabalho, Smith acaba então se tornando porta-voz dos cidadãos progressistas dos Estados Unidos. Adaptação da peça teatral do escritor soviético Konstantin Simonov.

 

SPARTACUS
1975 / COR / 93 MIN. / BALÉ
Direção: Yury Grigorovich / Roteiro: Vadim Derbenyov e Yuri Grigorovich / Música: Aram Khachaturian          
Sinopse: Na Roma Antiga, Spartacus, um soldado trácio, é capturado por Crasso com sua esposa Frígia. Forçado a lutar como gladiador e matar um de seus amigos, ele planeja um levante sem precedentes. “Spartacus” é uma das mais famosas obras de Khachaturian. Composto em 1954, é considerado um dos maiores balés do repertório do Bolshoi.

 

O FASCISMO DE TODOS OS DIAS
1965 / P&B / 136 MIN. / DOCUMENTÁRIO
Direção e Argumento Original: Mikhail Romm / Música Original: Alemdar Karamanov
Sinopse: Intercalando imagens do presente (1965) e material capturado do arquivo do Ministério de Propaganda do III Reich, da coleção pessoal de Hitler e fotografias apreendidas de soldados alemães da SS, Mikhail Romm, diretor e também narrador do filme, desenvolve uma aguda reflexão sobre a natureza do fascismo, enquanto reconstrói a trajetória de sua ascensão e queda. “O Fascismo de Todos os Dias” é de longe o mais profundo, criativo e impactante documentário realizado sobre o tema.

 

COSSACOS DO KUBAN
1949 / COR / 109 MIN. / COMÉDIA MUSICAL
Direção: Ivan Pyryev / Roteiro: Nikolay Pogodin / Música: Isaak Dunayevsky.
Sinopse: Ambientado nas estepes do rio Kuban, nos primeiros anos do pós-guerra, o filme conta a história de dois kolkhozes (cooperativas agrícolas) que competem para ver quem consegue colher mais trigo. Realizado em cores, "Cossacos de Kuban" foi a maior produção musical do cinema soviético.

 

NOVE DIAS EM UM ANO
1961 / P&B / 111 MIN. / DRAMA
Direção: Mikhail Romm / Argumento original: Daniil Khrabrovitsky e Mikhail Romm / Música: Dzhon Ter-Tatevosyan
Sinopse: Dmitry Gusev é um físico nuclear que está à beira de uma descoberta científica grandiosa, mas o sucesso tem um preço, e às vezes esse preço é alto. Com uma triste e bela história sobre a exploração de novos campos da física nuclear, o veterano Mikhail Romm nos transporta a uma ilha de entusiasmo onde as pessoas acreditam no que fazem.

 

IVAN VASSILEVICH MUDA DE PROFISSÃO
1973 / COR / 92 MIN. / COMÉDIA
Direção: Leonid Gayday / Argumento original: Mikhail Bulgakov / Música: Aleksandr Zatsepin
Sinopse: Mais uma comédia excêntrica de Gayday que ultrapassou a marca de 60 milhões de espectadores. Baseada na peça de Mikhail Bulgakov, brinca com o poder desafiante da ciência. O jovem Shurik constrói uma máquina do tempo que por acidente transfere ao século 20 o czar Ivan, o Terrível.

 

PRIMAVERA
1947 / P&B / 104 MIN. / COMÉDIA MUSICAL
Direção e Argumento Original: Grigori Aleksandrov / Música Original: Isaak Dunaievsky
Sinopse: Quinta comédia musical com direção de Grigori Aleksandrov e trilha composta por Isaak Dunaievsky, na qual Liubov Orlova contracena com Nikolai Cherkasov - o astro de Eisenstein em "Alexandre Nevsky" e "Ivan, o Terrível”. A sequência de abertura marca o ritmo febril da reconstrução do país no início do pós-guerra, período em que se situa o enredo do filme: uma sucessão de quiproquós que leva artistas e cientistas a superar preconceitos mútuos, aprendendo a conhecer melhor o papel de cada um na sociedade.

 

NOITE DE INVERNO EM GAGRA
1985 / COR / 89 MIN. / DRAMA
Direção: Karen Shakhnazarov / Roteiro: Aleksander Borodyansky e Karen Shakhnazarov / Música: Anatoly Kroll.
Sinopse: Aleksei Beglov fora um famoso bailarino de sapateado na década de 1950. Depois de 30 anos, trabalha como um modesto professor de um grupo de variedades. Sua antiga fama só é conhecida pelos seus amigos e músicos próximos. Tudo começa a mudar quando um jovem um tanto estranho, com uma perna quebrada, vem lhe pedir que o ensine a sapatear. Apesar das deficiências do aluno, Beglov se envolve e ganha novo fôlego, como se voltasse à juventude. E a oportunidade de voltar a brilhar vem quando o programa de TV “Nomes Esquecidos” informa que ele não está mais vivo.

 

CIDADE DOS VENTOS
2008 / COR / 105 MIN. / DRAMA
Direção: Karen Shakhnazarov / Roteiro: Evgueny Nikishov e Sergey Rokotov / Música: Konstantin Shevelyov
Sinopse: Na década de 1970, jovem universitário que se proclama "dissidente" disputa com o amigo comunista o amor da doce Lyuda, enquanto o entusiasmo socialista na URSS vai sofrendo uma gradual, porém contínua, erosão.

 

NEVE ARDENTE
1972 / COR / 99 MIN. / GUERRA-ÉPICO
Direção: Gavriil Eguizarov / Argumento original: Yury Bondarev / Música: Alfred Schnittke
Sinopse: Adaptação do romance homônimo de Yury Bondarev, obra autobiográfica em que o autor relata sua experiência como chefe de uma bateria de artilharia na Segunda Guerra Mundial, na chamada Operação Tempestade de Inverno. No final de 1942, o combate se aproxima das margens do rio Volga, e as forças soviéticas partem para a ofensiva cercando 300 mil soldados alemães comandados pelo General von Paulus, que sitiara Stalingrado por mais de quatro meses. Para romper o bloqueio, Hitler envia uma grande frota de tanques, sob o comando do Marechal de Campo Manstein. Os soldados de uma bateria antitanque do Exército Vermelho enfrentam o assalto dos fascistas, numa batalha estratégica para o destino da guerra. 

Carteirinha da UMES

 

home-document-2023
 
 

Cultura

 

CPCUmesFilmes Logo fundo branco

 

  

Parceiros 

sptrans

 

LOGO MINC GOV

 

  

casa mestre ananias

  

 

Fique bem informado

 

hp

 

 logo

 

 

jornaldausp

 

 

 portal do bixiga 

 

 

pornoimpala.info pornopingvin.com
Yurtdışı Eğitim Makedonya Avrupa Üniversitesi Makedonya Eğitim Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Saraybosna Üniversitesi Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Bosna Hersek Üniversiteleri Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Travnik Üniversitesi Saraybosna Üniversiteleri Makedonya Üniversiteleri Struga Üniversitesi Kiril Metodi Üniversitesi Bulgaristanda Eğitim Bulgaristanda Eğitim Bulgaristan Üniversiteleri Bulgaristan Üniversitesi Bulgaristan Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukrayna Üniversiteleri Ukraynada Üniversite Ukrayna Üniversiteleri Malta Dil Okulları Gürcistan üniversiteleri Gürcistan Eğitim Malta Dil Okulu Malta Nerede ingiltere Dil Okulları ESE Malta Dil Okulu Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив Лазерна Епилация Пловдив