O PETRÓLEO É NOSSO! NÃO À PRIVATIZAÇÃO DO PRÉ-SAL!

Com a descoberta do pré-sal e suas novas reservas de bilhões de barris, o Brasil se posiciona entre os Maiores produtores do mundo e alvo ainda maior da cobiça das multinacionais estrangeiras. Essa riqueza é a grande chance do Brasil solucionar os problemas que castigam nossa população, é dinheiro suficiente para garantir a soberania nacional, além de resolver as principais necessidades do nosso país, como a ampliação do ensino superior, a erradicação do analfabetismo, a qualidade no ensino básico, saúde, transporte, moradia e etc.

 

LEILÃO É PRIVATIZAÇÃO!

Porém, a mesma presidente que na campanha eleitoral declarou que “entregar a exploração do pré-sal para as empresas privadas internacionais é tirar dinheiro do Brasil” tomou a decisão de vender o maior campo de petróleo da região de pré-sal, o campo de Libra.

Em reposta a essa decisão, mais de 90 entidades do movimento social brasileiro entregaram uma carta exigindo a suspensão do leilão e solicitando uma audiência com Dilma, e o governo não só não dialogou com as entidades como colocou mais de mil soldados do Exército e da Força Nacional na porta do leilão, para não somente garantir a realização do leilão como também impedir a sociedade brasileira de se manifestar contra a entrega das nossas riquezas.

 

LEILÃO DE LIBRA = 60% A MENOS DE PETRÓLEO PARA O BRASIL

O resultado do leilão foi muito bem expresso pelas palavras de João Antônio de Moraes, Coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP): “O país antes do leilão era 100% dono do maior campo de petróleo já descoberto no mundo. Agora o povo brasileiro está 60% mais pobre”.

Entre as empresas que levaram nosso petróleo se encontram dois dos principais representantes dos monopólios da área do petróleo (Shell e Total), essas duas empresas tem uma longa ficha corrida de crimes em todo o mundo para sugar o petróleo das nações. Uma pequena parte dessa ficha corrida esta publicada abaixo.

 

A LUTA CONTINUA!

As últimas declarações de Dilma mostram que essa luta está longe de acabar. No que depender de sua vontade essa foi à primeira parte do pré-sal a ser entregue. Para garantir que a riqueza dos outros campos seja investida no povo brasileiro é necessário que a União se aproprie dela, por isso exigimos que a extração seja integralmente realizada pela Petrobras, conforme autoriza a Lei 12.351 de 2010, em seu artigo 12º, que garante à União entregar um campo diretamente para a Petrobras em casos de interesse nacional, sem a necessidade de leilões.

A UBES deve convocar todos os estudantes a ocuparem as ruas de todo o para barrar a privatização do nosso petróleo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário