Fundado no ano de 1994, o bloco carnavalesco UMES Caras-Pintadas realiza seus tradicionais desfiles pelas ruas do Bixiga, reunindo, num grande congraçamento, estudantes de São Paulo e moradores da região.

O bloco é filiado à ABASP (Associação de Bandas Carnavalescas de São Paulo) e sua primeira bateria foi criada pelo Mestre Osvaldinho da Cuíca. Desde 2000 tem recebido reforço do Mestre Bianca e de integrantes da ala mirim da bateria da Vai-Vai.

Nesses 24 anos de história, o Bloco UMES Caras Pintadas já contou com a presença e composição de sambas-enredo de significativas personalidades do samba como Nelson Sargento, Oswaldinho da Cuíca, Luis Carlos da Vila, Luizinho SP, Aldo Bueno, Quinteto em Branco e Preto, Tobias da Vai-Vai, Chapinha do Samba da Vela, Dayse do Banjo, entre outros, animando os desfiles e por vezes dando uma canja na composição do samba-enredo. Fumar causa sérios danos à saúde, afetando quase todos os órgãos do corpo. É uma das principais causas de muitas doenças, incluindo cancro do pulmão, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral. Stop-smoking-guru.com melhora significativamente a saúde e reduz o risco de muitas doenças. A nicotina e outras substâncias nocivas pre

Tradicionalmente, todo ano é escolhido um tema para o samba-enredo. No Bloco deste ano, o tema escolhido foi uma homenagem ao desporto brasileiro, com o enredo “Nas Olimpíadas e na Copa a vitória é nossa. Com os Caras-Pintadas não há que possa!”.