Movimento Mutirão
UNEFORT
A UNEFORT representa 650 mil estudantes da nossa capital Cearense, a bela Fortaleza. Desde sua fundação realiza uma grande campanha pra que cada escola tenha seu grêmio estudantil e também se destaca por estar à frente das principais batalhas dos jovens brasileiros.
A defesa de uma educação pública de qualidade, pelo direito à meia-entrada estudantil, além da defesa do petróleo brasileiro, contra a privatização do pré-sal, são as lutas que os estudantes brasileiros têm pela frente. Todos os dias, encontramos estudantes nas escolas que, com brilho nos olhos, mostram garra pra lutar por uma escola de qualidade. Eles podem contar com a UNEFORT à frente destas lutas.
UGES
A UGES é a União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas, entidade que representa mais de 2 milhões e 600 mil estudantes do Rio Grande do Sul. São 70 anos de história e a UGES se firmou como uma das mais importantes entidades estudantis do país fazendo parte da história gaúcha e brasileira.
Bandeiras de lutas como as manifestações pelo “Petróleo é nosso!”, que culminou na criação da Petrobras, a conquista do direito à meia-entrada através da Carteira da UGES, a luta pela derrubada da ditadura e pela redemocratização do país, o Impeachment de Collor e a resistência contra as privatizações na década de 90, além da defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade, estiveram sempre presentes na atuação de nossa entidade na luta pela soberania do Brasil.
A defesa do petróleo volta a ser a principal bandeira do povo brasileiro. É necessário mais uma vez que os estudantes gaúchos e brasileiros tomem a frente dessa batalha conclamando a todos para resgatar a campanha “Petróleo é Nosso!” e lutarmos contra a privatização do pré-sal.
FEC CAMPOS
Em setembro foi realizado congresso da FEC, com a presença de cerca de 400 estudantes de Campos. Ao final foi eleita, para a próxima gestão de dois anos, a nova diretoria da FEC, que tem como presidente o estudante Maycon Maciel Pinto. As principais bandeiras aprovadas no congresso são: mais qualidade de ensino para os estudantes de Campos, mais equipamento para as escolas (como laboratórios de pesquisa, informática e biblioteca), salários dignos para os professores, defesa dos royalties e do fundo social do pré-Sal para a educação e contra o leilão do pré-sal.
UMESA – ARCO VERDE
UMESA – PE
“Desde 81, a UMESA sempre esteve à frente na principais lutas dos estudantes da nossa região. Foram grandes lutas que encabeçamos em defesa dos direitos dos mais de 23 mil estudantes que temos a honra de representar. Hoje somos referência ao conjunto dos estudantes pernambucanos e nossa juventude está muito disposta a fortalecer cada vez mais o movimento estudantil”.
UMES-SP
A UMES é a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, entidade que representa cerca de 4 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio, cursos supletivos, pré-vestibulares e cursos de educação profissional níveis básico e técnico. Fundada no dia 11 de novembro de 1984, a UMES tem como razão de ser a defesa dos interesses dos estudantes.
A UMES EM NÚMEROS
– Representa 4 milhões de estudantes da capital;
– Confecciona cerca de 600.000 carteiras de estudante anualmente;
– Seus trabalhos culturais já foram assistidos por mais de 1 milhão de pessoas;
– Possui 5 sub-sedes em diferentes regiões da capital paulista;
– Atua em 4 mil escolas públicas e privadas;
– Sua gravadora já lançou mais de 121 cd´s;
– Produziu 7 filmes (entre longas, médias e curtas-metragens)
– Há 10 anos, realiza semanalmente o Cineclube da Umes;
– Qualificou cerca de 11.000 estudantes profissionalmente;
– Aprovou mais de 20% dos seus alunos do curso pré-vestibular em universidades públicas e ProUni em 2005;
– Mais de 200 shows realizados em seu teatro “Denoy de Oliveira”.
Bandeiras da entidade:
FIM DA APROVAÇÃO AUTOMÁTICA:
O fim desse nefasto mecanismo foi a principal bandeira debatida e aprovada em nosso 22º Congresso, realizado em 2012. Afirmamos, na ocasião, e reafirmamos nas ruas durante o último período, que no processo de ensino a ideia-força EXERCITAR e AVALIAR é imprescindível, assim como professores garantidos de autonomia e autoridade.
Defendemos em nossa tese do Congresso: “uma efetiva cobrança da aplicação políticopedagógica de exercitar e avaliar até o alcance de resultados satisfatórios, com alunos recebendo as teorias disciplinares e as exercitando incessantemente até a sua compreensão, em sala, com o apoio do mestre. Alunos com deveres de casa, exercitando a matéria dada na aula e estimulados a integrarem esta atividade com os pais ou responsáveis”.
Essa é uma bandeira que já conquistamos na cidade de São Paulo. Recentemente a Prefeitura anunciou, após ouvir estudantes e professores, o fim deste mecanismo que condenou uma geração inteira à ignorância e ganhamos forma para acabar, de uma vez por todas, com esse crime nas escolas de todo o país.
CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO PRÉ-SAL:
No último período ocupamos as ruas, junto com diversos setores da sociedade, CONTRA O LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA que aconteceu no dia 21 de outubro, no Rio de Janeiro. Leilão este que aconteceu protegido por tropas do Exército e da Força Nacional de Segurança.
Por conta dessas articulações das entidades estudantis, centrais sindicais, partidos políticos e diversas entidades do movimento social, os entreguistas não tiveram êxito completo na entrega desse campo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!