A UMES SOMOS NÓS! NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!
Os estudantes sempre estiveram presentes nos momentos decisivos da nossa história. Na campanha “O Petróleo é Nosso”, os estudantes foram às ruas fortalecendo o movimento puxado pelo então presidente Getúlio Vargas, que culminou na criação da nossa Petrobras.
Os estudantes não se calaram, e com força e coragem, enfrentaram interesses estrangeiros, que diziam que não tinha petróleo no Brasil, para justamente assaltarem a nossa riqueza.
Os estudantes, junto aos demais setores da sociedade brasileira, foram às ruas quando, sob a ditadura militar, as entidades estudantis eram perseguidas e impedidas de se organizarem, de debaterem os problemas do país, o que não intimidou o movimento estudantil de prosseguir lutando até a vitória com a redemocratização do país.
No governo Collor, quando se iniciou o período de abertura do nosso país aos produtos importados, que levou à quebradeira da indústria nacional, os estudantes pintaram a cara de verde e amarelo e lançaram o movimento “Cara-Pintada”, tomando as ruas do nosso país e exigindo “Fora Collor”.
A política de privatizações continuou e se aprofundou no governo FHC, provocando o levante popular em defesa das nossas empresas. A própria Petrobras entrou na lista negra de FHC, que só não conseguiu privatizá-la graças à mobilização da sociedade, à mobilização dos estudantes.
Isso demonstra o papel das organizações estudantis, do grêmio estudantil. O Dia do Estudante, 11 de Agosto, tornou-se um marco de lutas em todo o país. Foi graças a essa mobilização, à nossa mobilização, que garantimos o maior direito dos estudantes: direito ao passe livre (escolas públicas) e meia-tarifa (escolas privadas) no transporte e também à meia-entrada para todos os estudantes. Foi com nossa mobilização que garantimos a aprovação da Lei Nacional da Meia-Entrada na Câmara dos Deputados.
E o movimento segue fortalecido, exigindo educação de qualidade, uma escola de qualidade e acesso ao ensino superior. Para isso, o movimento estudantil reivindica que os investimentos na educação sejam ampliados! Essa é a nossa bandeira!