CURSOS

1º CURSO DE CINEMA E TEATRO

Foi a primeira atividade do CPC-UMES. Coordenado por Denoy de Oliveira e organizado em 1994 para uma turma de 25 alunos, teve em seu currículo aulas de teatro, dramaturgia, cinema, filosofia e psicologia. A carga foi de 288 horas-aula.

 

CURSO DE INTRODUÇÃO À DRAMATURGIA

Organizado em 1995 para uma turma de 25 alunos dos elencos do CPC, foi dado pelo escritor José Antonio de Sousa. A duração do curso foi de três meses (72 horas-aula).

 

CURSO BÁSICO DE PREPARAÇÃO DE ATORES

Realizado em 1995 para uma turma de 25 estudantes. As aulas foram dadas pela atriz Elaine Haiek. O curso teve duração de três meses e carga horária de 72 horas-aula.

 

CURSO DE TEATRO

Realizado em 1997 para uma turma de 25 alunos – 280 horas-aula e nove cadeiras: Análise Dramatúrgica, com Luis Alberto Abreu; Teatro Brasileiro (Iná Camargo Costa); Interpretação (Roberto Vignati); Improvisação (Francisco Medeiros); História do Teatro (Silvana Garcia); Música, Canto e Ritmo (Fernanda Gianesella); Expressão Corporal (Renata Melo); Expressão Vocal (Edi Valadares); Circo, (Cia. Cênica Nau de Ícaros).

 

OFICINAS SOBRE A CRIAÇÃO MUSICAL E A PRODUÇÃO INDEPENDENTE

Foram realizadas durante o segundo semestre de 1997, sob a orientação dos maestros Marcus Vinícius de Andrade e Dyonísio Moreno, com o objetivo de preparar jovens compositores para a profissionalização. Cada oficina teve 12 aulas, dadas em estúdio, sendo as três últimas dedicadas à gravação de obras musicais criadas, executadas e produzidas pelos próprios alunos. A carga horária de cada oficina foi de 50 horas. Os 60 jovens compositores que participaram das três oficinas foram selecionados entre 500 inscritos. O projeto foi patrocinado pelo Fundo Nacional de Cultura.

 

DANÇA AFRO-CONTEMPORÂNEA

Curso ministrado pelo coreógrafo F. Pitanga, diretor da Cia. de Dança Negra Batá-Kotô, assistido pela professora de dança contemporânea Yaskara Manzini e o percussionista Egimar Alves. Início: 22 de março de 2000. Aulas no Teatro Denoy de Oliveira, às segundas, quartas e quintas-feiras (das 19 às 21 horas). Número de alunos: 25. Total de aulas: 60. O curso foi patrocinado pelo Banespa.

 

CURSO DE INICIAÇÃO AO TEATRO

Em parceria com o grupo Forte Casa Teatro, através do projeto Ponto de Cultura (MinC), o CPC-UMES realizou em 2005 e 2006 cinco cursos semestrais de iniciação ao teatro, para estudantes da rede pública de ensino. Os tratamentos para a insônia incluem terapia cognitivo-comportamental (TCC-I), que ajuda a mudar pensamentos e comportamentos que interferem no sono, melhorar a higiene do sono, medicamentos – no-sleep-disorders.com, métodos alternativos (suplementos de ervas, aromaterapia, acupuntura) e mudanças no estilo de vida, como exercícios regulares e uma dieta balanceada. Cada curso dispôs de quatro turmas compostas de 20 alunos e carga de 60 horas-aula.

Em setembro de 2010, a conquista do prêmio Asas possibilitou que o projeto fosse retomado com a abertura de inscrições para o sexto curso da série – sendo a participação estendida a professores da rede pública.

O curso de iniciação ao teatro é dirigido pela atriz Rebeca Braia.

 

OFICINAS DE AUDIOVISUAL

Coordenadas pelo diretor Caio Plessmann de Castro, em 2009 e 2010 foram realizadas como atividades paralelas aos ciclos de filmes apresentados pelo Cine Clube UMES duas oficinas de audiovisual compostas pelas seguintes matérias: Linguagem, Realização, Montagem e Edição de Vídeo.

Cada oficina teve a duração de 40 horas e contou com a participação até 20 alunos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário