Decisão pelos juros altos é ruim para o Brasil
“A decisão de manter os juros altos é a raiz da crise brasileira, era a política de Dilma e é agora a política de Temer. São os juros altos que tiram dinheiro da educação, saúde, acabam com o emprego e com os direitos trabalhistas para enriquecer ainda mais os banqueiros”, afirmou Caio Guilherme, presidente da UMES, sobre a manutenção dos juros altos pelo governo federal.
A bandeira de redução dos juros é uma pauta importante para a UMES, explicou Caio, que participou na terça (7) da manifestação contra os juros altos organizada pelo movimento sindical. “Nos organizamos sempre que o Banco Central (BC) vai decidir sobre os juros porque juros altos é sinônimo de mais sofrimento para o povo e para a juventude”, explicou.
Na quarta feira o Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 14,25% ao ano, a maior do mundo, e responsável todos os anos por transferências bilionárias aos banqueiros e rentistas, sobretudo internacionais. Apenas ano passado foram transferidos R$ 502 bilhões, ao passo que educação, saúde e muitos outros direitos fundamentais foram cortados do orçamento.
Caio durante sua intervenção na manifestação
Para o Presidente da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira (Bira), que estava na manifestação, “o governo de Temer não tem diferença nenhuma de Dilma. Se olharmos os gastos com juros, já são R$ 464,428 bilhões nos últimos 12 meses. Agora temos a permanência dos juros mais altos do mundo, barrando o crescimento da economia. Eles dizem que os juros são para conter a inflação, mas a verdade é que ela continua enorme, chegando a 4,05% apenas de janeiro a maio, imagine até o final do ano?”
Outro trabalhador, o sindicalista e secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves (Juruna), disse que é “certeza que reduzindo a taxa de juros você pode melhorar o emprego no país. Você abre mais indústrias e investimento na produção. E o consumo aumenta e gera emprego também”.
No ato realizado em frente ao BC na Paulista havia dragão inflável de três cabeças, representando os males que assolam a população: a inflação, o desemprego e os juros altos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!