JOGOS ESTUDANTIS DA CIDADE DE SÃO PAULO – JESP

A UMES realizou em 2010 o I Jogos Estudantis da Cidade de São Paulo (JESP), que envolveu 4.451 atletas das 4 regiões da cidade de São Paulo. No JESP I, tivemos como tema “O esporte em sua função social”. Realizamos debates em diversas escolas, discutindo o tema em sessões de cineclube com a apresentação do filme Invictus, que traz a inspiradora história de como Nelson Mandela utilizou o rúgbi para ajudar a unir a nação da África do Sul.

O processo de mobilização se iniciou no 21º Congresso da UMES, onde o Lançamento contou com presenças ilustres, dentre as quais a ex-Senadora Marta Suplicy e o Deputado Federal Vicente Cândido.

Foram 4.451 atletas divididos em 384 equipes, nas modalidades futebol de salão, futebol de campo e voleibol, feminino e masculino.

De forma intensa e cativante, o JESP envolveu alunos, professores e direções de escolas, que contribuíram e muito para a realização do projeto. É importante registrar o compromisso e as iniciativas de professores e alunos que inscreveram suas equipes como no caso do professor Durval do Espírito Santo, da Escola Estadual Maria Regina de Castro, que improvisou o treinamento da equipe no estacionamento da escola, por não possuir quadra, limitando e dificultando a prática esportiva na escola.

Os Jogos Estudantis da Cidade de São Paulo incendiaram corações e mentes de estudantes, professores de educação física, direções escolares e pais. São diversas as demonstrações de reconhecimento por esta iniciativa da UMES com a Petrobras e o Ministério do Esporte, com apoio da Microcamp.

JESP II

WhatsApp Image 2016-11-07 at 3.46.12 PMO 2º Jogos Estudantis da Cidade de São Paulo (JESP II) superou todas as suas expectativas e se consolida como um dos projetos de maior sucesso na área de esportes para estudantes da cidade de São Paulo. O JESP II mobilizou, no total, 1009 alunos-atletas de 60 escolas de todas as regiões da cidade. Foram 96 equipes, nas modalidades, Futsal, Handebol e Voleibol, que junto à comunidade escolar participaram desde o início, com a campanha de coleta de material reciclável, a realização de cineclubes com debates sobre a importância social do esporte e as competições nas quadras.

Durante todo o projeto, patrocinado pela Petrobras, os 1009 alunos-atletas, de 60 escolas públicas, coletaram 74.079 latas de alumínio, 44.781 garrafas pets e 14,3 toneladas de papel/jornal.

Foram, no total, 89 coletas, realizadas por cooperativas e ONGs parceiras do JESP, contribuindo para a diminuição de resíduos no meio-ambiente, assim como para a geração de empregos aos recicladores cooperados. Além da coleta foram realizadas 127 sessões de cineclubes reunindo um público de 14.862 pessoas.

A GRANDE CAMPEÃ: EE Padre Manoel da Nóbrega!

Após todo o esforço conjunto, desde a coleta de material, a realização dos debates e as vitórias nos jogos, sempre levando em conta a participação e a disciplina nas competições, foi consagrada a grande campeã a Escola Estadual Padre Manoel da Nóbrega, da região Oeste, que competiu da modalidade Voleibol. Na final, a escola EE Padre Manoel da Nóbrega ficou empatada, com 60 pontos, com a EE Renato Arruda Penteado, também da região Oeste, e a EE Dr. Carlos Vilallva Jr, inscrita pela região Centro-Norte. Como o critério de desempate era a quantidade de coleta de material, a EE Padre Manoel da Nóbrega foi a grande campeã. A equipe será premiada com uma viagem ao Rio de Janeiro.

Apoio de atletas

Para as competições finais, o JESP II teve um grande apoio de atletas e ex-atletas das Seleções de Voleibol, Handebol e Futsal, que autografaram bolas e camisetas, entregues como prêmio para alunos professores-destaque. Kamagra é um medicamento usado para tratar a disfunção erétil (impotência) em homens. Seu princípio ativo é o citrato de sildenafila, mesmo ingrediente encontrado no Viagra. Sildenafil ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais, ajudando a alcançar e manter uma ereção durante a estimulação sexual. Kamagra cheap online vem em várias formas, incluindo comprimidos e Entre eles, Serginho, da Seleção de Vôlei, Marcão, goleiro da Seleção Brasileira de Handebol, e jogadores do Tênis Clube São José, entre eles integrantes da Seleção Brasileira de Futsal.

Veja os números da segunda edição:

4 regiões: leste, oeste, centro-norte, sul;
96 equipes inscritas: 24 por região;
1.024 atletas inscritos;
60 escolas participantes;
3 modalidades: futsal, voleibol e handebol;
96 partidas realizadas;
Estudantes participantes: Diretamente 1.024 atletas e indiretamente até 40.000 participantes;
127 sessões de cineclubes acompanhados de debates;
14.862 espectadores;
74.079 latas de alumínio, 44.781 garrafas pets e 14,3 toneladas de papel/jornal.

JESP III

WhatsApp Image 2016-11-07 at 3.56.05 PMEm 2014 chegou ao fim a terceira edição dos Jogos Estudantis da Cidade de São Paulo – JESP, realizado pela UMES em parceria com a Petrobrás e o Ministério do Esporte.

A grande marca do JESP seguramente é a integração solidária e educacional proporcionada pelo esporte. Com isso, os 1.117 alunos-atletas comungaram de uma experiência especial ao participar representando a sua escola e puderam conviver harmonicamente, percebendo o espírito desportivo do JESP.

Participaram do projeto alunos do ensino médio de escolas públicas. Para efetivar a inscrição cada equipe recolheu materiais recicláveis como contrapartida ambiental.

A contrapartida social consistiu na exibição dos filmes “Pride, Orgulho de Uma Nação”, “Boleiros” ou “Subterrâneos do Futebol” nas escolas.


Melhor do que contar é demonstrar através do relato do professor Newton, da EE Charles de Gaulle:

“Dizem que sou o pioneiro de participação, pois estou com as minhas equipes desde o pri­meiro projeto, em 2010, inclusive convocando os outros professores. Isso significa que o JESP é uma trajetória, uma luta diária e intensa da UMES. E no que depender de nós, vamos vencer essa luta. O projeto se transformou em um importante elo de ligação entre a escola e a entidade. A par­tir do JESP, vieram vários projetos em conjunto, como o da conscientização sobre as drogas, re­alizado este ano. E eu, que sou apaixonado pela educação e pelo esporte, vou fazer de tudo para que essa relação seja cada vez mais estreita. Estamos participando com 5 equipes, com a inclusão do xadrez. Espero uma terceira edição vi­brante, com muitas emoções, e que todo envolvi­mento que tivemos até agora com o recolhimento do material, com os filmes – que os alunos gosta­ram muito – seja coroado com uma participação brilhante nos jogos. Vibração e emoção para dis­putar, porque a derrota vai vir para um lado ou pro outro. Mas essa partici­pação os alu­nos carrega­rão pro resto da vida. E eu também car­rego”.


Veja os números da terceira edição:

4 regiões: leste, oeste, centro-norte, sul;
128 equipes inscritas;
1.117 alunos-atletas inscritos;
59 escolas participantes, sendo 17 leste, 14 oeste, 15 centro-norte, 13 sul;
4 modalidades: futsal, vôlei, handebol, xadrez;
2 categorias: masculino e feminino;
550 atletas femininas: 146 futsal, 199 handebol, 173 voleibol e 32 xadrez;
567 atletas masculinos: 156 futsal, 204 handebol, 175 voleibol e 32 xadrez;
160 partidas: 128 regionais, 32 finais;
83.851 latas de alumínio coletadas;
48.169 garrafas pet coletadas;
17,4 toneladas de papel coletados;
13.817 espectadores do Cineclube;
128 debates no Cineclube;