11 de Agosto – Viva o dia do Estudante!
A UMES saúda a todos os estudantes brasileiros neste 11 de Agosto, dia do Estudante. A data tornou-se um marco na luta do movimento estudantil e há décadas, estudantes secundaristas e universitários fizeram da data um dia nacional de mobilizações em defesa de uma educação de qualidade e mais direitos.
Nos últimos anos, a UMES organizou os estudantes da cidade e ocupou as ruas, praças e escolas.
“O 11 de agosto é a data em que nos lembramos da força que temos juntos e do protagonismo dos estudantes nas principais conquistas do país. Comemoramos as vitórias alcançadas, mas principalmente renovamos a nossa energia para enfrentar o árduo caminho que temos pela frente. O símbolo de esperança que cada jovem carrega está na nossa luta presente por uma educação pública, gratuita e de qualidade, e por um país mais justo”, afirma Marcos Kauê, presidente da UMES.
“Nesta data, a UMES e todas as entidades estudantis historicamente organizam os estudantes e ocupam as ruas, realizam debates, assembleias nas escolas e atividades”, completa.
Kauê destaca as principais bandeiras dos estudantes da entidade:
“Acabar de uma vez por todas com a herança maldita da aprovação automática, conquistar mais investimentos para a educação pública, implantar o ensino integral, garantir a regulamentação da lei nacional de meia entrada, barrar os leilões do pré-sal, são algumas das nossas bandeiras”.
Kauê destaca as atividades que a entidade está realizando este em mês em comemoração ao estudante: “Além dos grêmios estudantis, que estão hoje realizando assembleias e atividades em suas respectivas escolas, convidamos os 4 milhões de estudantes da cidade de São Paulo a comemorar nossa data através de atividades a serem realizadas durante o mês inteiro”. Confira:
Roda de Capoeira da UMES – 11 de Agosto
Em comemoração ao Dia do Estudante, convidamos para a 2ª Roda de Capoeira da UMES, nesta segunda-feira (11 de Agosto), às 19:30h, na sede central da UMES – Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista.
A entidade oferece aulas gratuitas de capoeira para estudantes. Inscreva-se já, pois as vagas são limitadas. Aulas na sede central da UMES segundas e quartas – das 19h30 às 21h; terças e quintas – das 14h às 15h30; e sábados das 13h às 15h.
Os Azeredo mais os Benevides
Em cartaz no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, na sede central da UMES, a peça escrita por Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, é encenada pela primeira vez 50 anos depois de sua criação sob a direção de João das Neves. A peça iria inaugurar o teatro da UNE, no ano de 1964. A trilha musical estava sendo composta por Edu Lobo, que já havia feito “Chegança”, especialmente para o espetáculo. O golpe que depôs o presidente João Goulart impediu que isso acontecesse. O prédio da UNE foi incendiado na madrugada do dia 1º. de abril. Com um elenco de 20 atores e músicas compostas pelo maestro Marcos Vinícius, o espetáculo está em cartaz sextas e sábados, às 20 horas e domingos, às 19 horas. Clique aqui para maiores informações.
Cinema No Bixiga
Confira aqui a programação de agosto do Cinema no Bixiga. As sessões são aos sábados, às 16 horas, e a entrada é gratuita. Organize sua escola e participe.
Liberdade ou Dependência? Drogas, tô fora!
O projeto realizado pela UMES em parceria com o Ministério da Saúde tem como objetivo discutir e prevenir o uso de drogas pelos jovens. As atividades, que incluem a exibição de três filmes sobre o tema acompanhados de debate e a aplicação de um questionário são realizadas nas escolas. Participe!
3º edição dos Jogos Estudantis da Cidade de São Paulo
O campeonato esportivo para alunos da rede pública da cidade realizado pela UMES em parceria com a Petrobrás chega a sua terceira edição, com as modalidades Futsal, Handebol, Voleibol e Xadrez. Além da prática esportiva, o projeto incentiva a preservação do meio ambiente através da coleta de materiais recicláveis pelas escolas, e a cultura, através de Cine-Clubes e debates sobre o tema. Inscrições em breve. Organize sua escola e participe!
História do 11 de Agosto
Foi nesta data, em 1827, que foi criado o primeiro curso superior de Direito do país (antes, era necessário ir a Portugal), nas faculdades de Direito de São Paulo e Olinda. Apenas cem anos depois o dia passou a homenagear os estudantes brasileiros e no mesmo dia, em 1937, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!