11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo celebra os 80 anos do Dia da Vitória

16 longas e um curta metragem compõem a programação da 11ª MOSTRA MOSFILM DE CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO, que acontece, este ano, em dois locais: a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo.

Entre os destaques da programação estão filmes selecionados em virtude da comemoração dos 80 anos da Vitória sobre o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial, e também um curta e quatro longas do cineasta Karen Shakhnazarov, que completa, este ano, 50 anos de carreira.

A abertura da Mostra terá sessão dupla dedicada a KAREN SHAKHNAZAROV: serão apresentados o curta metragem “Devaneio de Primavera” (1975), primeiro filme do diretor, e o longa “Dia de Lua Cheia”, um de seus mais belos filmes. Numa sucessão de eventos e memórias que se conectam, no melhor estilo do cineasta, o filme, de 1998, é permeado de enigmas e surrealismo.

DIA DA VITÓRIA será relembrado no evento através do épico “Libertação”, do diretor Yuri Ozerov. Recentemente restaurada pelo Estúdio Mosfilm, a série de 5 filmes é considerada uma referência entre os filmes de guerra. Ozerov a concebeu entre 1967 e 1971, retratando momentos cruciais da Segunda Guerra Mundial: a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, a conferência de Teerã, as batalhas por Berlim e a tomada do Reichstag, a rendição da Alemanha nazista e a conferência dos chefes da coalizão anti-Hitler em Yalta.

Ainda dentro do tema, compõem a programação os filmes “O Caminho Para Saturno” e “O Fim de Saturno”, ambos de 1967, sobre a infiltração de um oficial da inteligência soviética na escola de espionagem nazista Saturno. A direção é de Villen Azarov, e ambos os longas foram restaurados pelo Estúdio Mosfilm em 2025.

Na seleção que homenageia Shakhnazarov estão também “O Mensageiro” (1986), seu filme preferido de sua filmografia, “O Assassino do Czar” (1991), protagonizado pelo ator inglês Malcolm McDowell, e seu último longa, “No Submundo de Moscou” (2023), que será apresentado em uma sessão dublada e outra legendada.

Completam a programação o clássico “O Encouraçado Potemkin” (1925), que chega aos 100 anos em 2025 e terá sessão especial externa na Cinemateca Brasileira; “A Queda da Dinastia Romanov” (1927), da pioneira dos documentários de compilação, Esfir Shub; “Geração de Vencedores” (1936), de Vera Stroeva, sobre o período histórico entre 1896 e 1905, que culminou no chamado Domingo Sangrento; “Michurin” (1948), de Aleksandr Dovzhenko, e a ficção científica “O Segredo da Noite Eterna” (1955), de Dmitry Vassilev.

 

A Mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES) e do Estúdio Mosfilm.

 

Apoio: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Cult SP, Prefeitura de São Paulo, Ministério da Cultura, Governo Federal, Cinemateca Brasileira, Sociedade Amigos da Cinemateca, SPCine, Circuito SPCine, Centro Cultural São Paulo, Embaixada da Rússia no Brasil, Casa Russa (Rossotrudnichestvo), Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo e Instituto Soyuz.

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

 

Instalação “Entre Mundos: A Membrana”, por Nadia Starikoff

Na primeira semana da mostra, a artista Nadia Starikoff apresenta uma versão especialmente concebida de “Entre Mundos: A Membrana”, instalação que amplia o campo da imagem para além da tela, propondo um espaço de respiração entre tempos, origens e pertencimentos, no qual o visível se torna passagem, e o intervalo, matéria viva de encontro entre o íntimo e o ancestral.

A obra integra o percurso poético da artista, que vem investigando as relações entre corpo, identidade e memória em séries como “Maya Malenkaya” e “Matryoshkas Contemporâneas”, que também estarão expostas. Essa trajetória se desdobra como travessia sensível entre camadas de lembrança e afeto, onde o olhar se transforma em gesto de escuta e permanência.

Quando: durante a primeira semana da Mostra, no foyer da Sala Grande Otelo

 

Oficinas de Matryoshkas, com Nadia Starikoff

No sábado, dia 15/11, Nadia Starikoff conduzirá uma oficina de pintura de Matryoshkas, para adultos e crianças. Sob a orientação da artista, os participantes poderão criar suas próprias bonecas, tornando a experiência ainda mais pessoal e significativa.

Quando: sábado, 15/11, 18:00h

Duração: 50 minutos / Retirada de senhas a partir das 16h

 

Pôsteres do Cinema Soviético e Russo

Durante a primeira semana da Mostra, também no foyer da sala Grande Otelo, apresentaremos a exposição “Pôsteres do Cinema Soviético e Russo”. Os pôsteres de filmes da cinematografia soviética e russa são verdadeiras obras de arte. A década de 1920, além de revelar diretores que viriam a ser alguns dos mais importantes de todos os tempos, como Serguey Eisenstein, apresentou uma geração de artistas gráficos inovadores, mas a produção desses pôsteres inigualáveis não parou por aí. A exposição terá 12 pôsteres de filmes de diversos artistas, gêneros e décadas.

 

Introdução ao idioma russo com Cinthia Lopes

Cinthia é professora de russo no Instituto Soyuz e organizadora do projeto Molotok, que realiza traduções de cartazes soviéticos, músicas e vídeos diversos.

Quando: sábado, 15/11, 18:00hs

Duração: 45 minutos

 

Workshop de Danças Folclóricas Russas

No sábado, dia 15/11, a Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo oferecerá um workshop de danças folclóricas russas. Os participantes poderão se familiarizar com passos básicos femininos e masculinos da dança folclórica russa, com a bailarina e coreógrafa Alyne Linczuk. Formada pela Royal Academy of Dance e Etec de Artes, Alyne é especializada em dança folclórica russa e Ruska Roma (Dança Cigana Russa). Faz Parte da Cia Mahasin de Danças Ciganas e da Associação Cultural Grupo Volga de Cultura Russa.

Quando: sábado, 15/11, 18:00h

Duração: 40 minutos

 

Comidas, bebidas e artesanato típicos do Leste Europeu

Um pedacinho da tradicional Feira do Leste Europeu estará na Cinemateca no sábado 15/11, com barracas de comidas, bebidas e artesanato típicos da região. A Feira do Leste Europeu acontece mensalmente na Vila Zelina, bairro que concentra o maior número de imigrantes de países do Leste Europeu em São Paulo.

Quando: sábado, 15/11, das 13hs às 21hs

 

Informações Gerais:

11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo
Terceiro e quarto finais de semana de novembro de 2025
De 12 a 16/11 – Cinemateca Brasileira
De 19 a 23/11 – Centro Cultural São Paulo

 

Locais:

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, nº 133, Vila Clementino, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5906-8100
Entrada gratuita

Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP, 01504-000
Telefone: (11) 3397-4002
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia entrada)

 

Para mais informações: 

Facebook: @cpcumesfilmes
Instagram: @cpcumesfilmes
E-mail: contato@cpc-umes.com.br

 

O ESTÚDIO MOSFILM

Em 30 de janeiro de 1924, com a estreia do longa-metragem “Nas Asas”, de Boris Mikhin, nascia o Mosfilm, um dos mais antigos e pioneiros estúdios de cinema do mundo. Durante seus 101 anos de existência foram produzidos no estúdio mais de 2.500 longas-metragens de vários diretores que contribuíram para a criação da história do cinema mundial, como Serguey Eisenstein, Vsevolod Pudovkin, Ivan Pyriev, Grigori Aleksandrov, Mikhail Romm, Grigori Chukhray, Mikhail Kalatozov, Serguei Bondarchuk, Andrei Tarkovsky, Leonid Gayday, Gleb Panfilov, Karen Shakhnazarov e muitos outros.

Ainda hoje, é o maior estúdio da Rússia e um dos maiores da Europa, contando com 17 pavilhões de filmagens, cidades cenográficas e equipamentos de alta tecnologia que permitem realizar o ciclo de produção do cinema em sua totalidade. O Mosfilm é um órgão público, presidido, desde 1998, pelo cineasta, roteirista e produtor Karen Shakhnazarov.

 

CPC-UMES FILMES 

Braço do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, a distribuidora CPC-UMES Filmes está no mercado audiovisual brasileiro desde 2014, com 56 títulos lançados em DVD e Blu-Ray. Com licenciamento direto do Mosfilm, os filmes contemplam clássicos do cinema soviético e russo de diretores como Serguey Eisenstein (Aleksandr Nevsky, 1938), Andrei Tarkovsky (Solaris, 1972), Elem Klimov (Vá e Veja, 1985), Serguei Bondarchuk (Guerra e Paz, 1965-67), entre outros.

Além da atuação em home video, a distribuidora organiza, desde 2014, a Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, que acontece em São Paulo e também já teve edições em Porto Alegre e Fortaleza. Em 2018, iniciou atividades no circuito comercial de cinemas com o lançamento de “Anna Karenina. A História de Vronsky”, com ótima receptividade de crítica e público. O lançamento contou com a presença de Karen Shakhnazarov, diretor do filme e do Estúdio Mosfilm. Em 2024, a distribuidora repetiu a atuação nos cinemas com “No Submundo de Moscou”, último lançamento de Shakhnazarov.

 

PROGRAMAÇÃO 

 

Primeira semana – Cinemateca Brasileira

Quarta 12/11 (ABERTURA)
19:30h DEVANEIO DE PRIMAVERA + DIA DE LUA CHEIA

Quinta 13/11
17:00h GERAÇÃO DE VENCEDORES
19:10h O CAMINHO PARA SATURNO
21:00h O FIM DE SATURNO

Sexta 14/11
16:30h MICHURIN
18:20h A QUEDA DA DINASTIA ROMANOV
19:50h O ASSASSINO DO CZAR

Sábado 15/11
14:00h LIBERTAÇÃO – Parte 1
16:00h LIBERTAÇÃO – Parte 2
18:00h Oficinas
19:00h NO SUBMUNDO DE MOSCOU
21:40h O ENCOURAÇADO POTEMKIN (sessão externa)

Domingo 16/11
14:00h LIBERTAÇÃO – Parte 3
16:30h LIBERTAÇÃO – Partes 4 e 5
19:30h O SEGREDO DA NOITE ETERNA
21:10h O MENSAGEIRO

 

Segunda semana – CCSP – Sala Paulo Emílio

Quarta 19/11
15:00h MICHURIN
16:50h GERAÇÃO DE VENCEDORES
19:00h NO SUBMUNDO DE MOSCOU (sessão dublada)

Quinta 20/11
15:10h O SEGREDO DA NOITE ETERNA
17:00h LIBERTAÇÃO – Parte 1
19:00h LIBERTAÇÃO – Parte 2

Sexta 21/11
14:30h O MENSAGEIRO
16:30h LIBERTAÇÃO – Parte 3
19:00h LIBERTAÇÃO – Partes 4 e 5

Sábado 22/11
15:20h O CAMINHO PARA SATURNO
17:10h O FIM DE SATURNO
19:20h DEVANEIO DE PRIMAVERA + DIA DE LUA CHEIA

Domingo 23/11
15:15h A QUEDA DA DINASTIA ROMANOV
16:45h O ASSASSINO DO CZAR
19:00h O ENCOURAÇADO POTEMKIN

 

FILMES SELECIONADOS

 

O ENCOURAÇADO POTEMKIN
1925 / P&B / 71 MIN. / ÉPICO 

Direção: Serguey Eisenstein
Roteiro: Nina Agadzhanova, Serguey Eisenstein e Grigori Aleksandrov
Com Andrei Fait, Aleksandr Antonov, Ivan Bobrov e Grigori Aleksandrov

Em 1905, marinheiros do Potemkin rebelam-se. A população da cidade portuária de Odessa apoia a revolta e é brutalmente reprimida. O encouraçado dispara contra o Quartel General czarista e parte ao encontro da frota do Mar Negro, visando sublevá-la.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Curiosidades:
– Baseado em eventos reais, e um dos filmes mais influentes da história do cinema, “O Encouraçado Potemkin” completa 100 anos em 2025
– Revolucionou a linguagem cinematográfica, principalmente no que concerne à montagem.

 

A QUEDA DA DINASTIA ROMANOV
1927 / P&B / 62 MIN. / DOCUMENTÁRIO
Direção e roteiro: Esfir Shub

Documento histórico sobre os grandiosos e ao mesmo tempo trágicos eventos que marcaram a história da Rússia na virada do século XIX para o XX. As imagens, que retratam a vida do povo e da elite governante, demonstram claramente a gravidade das contradições sociais da Rússia pré-revolucionária.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Curiosidades:
– Esfir Shub foi pioneira na criação dos “documentários de compilação” (feitos a partir de imagens de arquivo de eventos reais), sendo este filme considerado o primeiro do gênero.
– O filme foi realizado para comemorar o aniversário de 10 anos da Revolução de Outubro.

 

GERAÇÃO DE VENCEDORES
1936 / P&B / 99 MIN. / DRAMA
Direção: Vera Stroeva
Roteiro: Vera Stroeva, Serafima Roshal
Com Boris Schukin, Nikolai Khmelyov, Ksenia Tarasova e Nikolai Plotnikov

Os estudantes Aleksandr e Evgeny, expulsos da Universidade de São Petersburgo, e a jovem revolucionária Sophia, percorrem o difícil caminho dos revolucionários clandestinos. O filme se passa durante a preparação e implementação da primeira revolução russa, entre 1896 e 1906.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Curiosidades:
– O filme cobre o período histórico entre 1896 e 1905, desde os primeiros encontros dos revolucionários até os eventos do dia 22 de janeiro de 1905, conhecido como Domingo Sangrento.
– Indicado à premiação do New York Film Critics Circle como Melhor Filme em Língua Estrangeira.

 

MICHURIN
1948 / COR / 81 MIN. / DRAMA
Direção e roteiro: Aleksandr Dovzhenko
Com: Vladimir Solovyov, Grigori Belov, Mikhail Zharov

Fim do século XIX. Rumores sobre os incríveis feitos do pesquisador Michurin se espalham não só pela Rússia, mas além de suas fronteiras. Ele recebe ofertas tentadoras para ir embora, mas, obstinado por seu trabalho, recusa-se e continua em sua terra natal, onde precisa superar a desconfiança dos colegas, a indiferença das autoridades e a falta de dinheiro.

Classificação Indicativa: livre

Curiosidades:
– Ivan Michurin é um personagem real. Foi um importante pesquisador na área da seleção artificial. Recebeu a Ordem de Lenin e a Ordem da Bandeira Vermelha do Trabalho por suas contribuições à ciência.
– Primeiro filme em cores do diretor Aleksandr Dovzhenko, considerado o fundador do cinema poético ucraniano.

 

O SEGREDO DA NOITE ETERNA
1955 / COR / 79 MIN. / FICÇÃO CIENTÍFICA
Direção: Dmitry Vassilev
Roteiro: Igor Lukovsky
Com Ivan Pereverzev, Danuta Stolyarskaya, Mikhail Astangov, Konstantin Bartashevich

Uma explosão no fundo do Oceano Pacífico faz com que a vegetação subaquática aumente rapidamente de tamanho. Denisov, pesquisador de um Instituto de Oceanologia que testemunhara o desastre, presume que o fenômeno se deva a um novo elemento radioativo, que deve ser estudado com urgência. Ele precisa descer ao fundo do oceano, mas começa a perder a visão por conta do efeito da radiação.

Classificação Indicativa: livre

Curiosidades:
– O diretor do filme, Dmitry Vassilev, foi assistente de direção de dois clássicos do cinema soviético: “Lenin em Outubro”, de Mikhail Romm, e “Aleksandr Nevsky”, de Serguey Eisenstein.
– O filme estreou primeiro na televisão, em junho de 1956, e posteriormente nos cinemas, em setembro do mesmo ano.

 

O CAMINHO PARA SATURNO
1967 / P&B / 82 MIN. / GUERRA
Direção:  Villen Azarov
Roteiro: Mikhail Bleyman, Vassily Ardamatsky, Villen Azarov
Com Mikhail Volkov, Georgy Zhzhenov, Arkady Tolbuzin e Valentina Talyzina

O Capitão Krylov, oficial de inteligência soviético, infiltra-se na organização altamente secreta “Saturno” com o objetivo de conquistar a confiança dos líderes do centro de sabotagem hitlerista e transmitir uma mensagem importante a Moscou.

Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2025

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Curiosidades:
– Baseado na obra de V. Ardamatsky, “Saturno é Quase Invisível”, por sua vez inspirado na vida do agente russo Aleksandr Ivanovich Kozlov.
– Tropas reais do Distrito Militar dos Cárpatos adicionaram autenticidade às filmagens, e em vez de cenários foram usadas locações reais, requerendo uma enorme quantidade de filme.

 

O FIM DE SATURNO
1967 / P&B / 95 MIN. / GUERRA
Direção: Villen Azarov
Roteiro: Mikhail Bleiman, Vassily Ardamatsky, Villen Azarov
Com Mikhail Volkov, Lyudmila Maksakova, Georgy Zhzhenov e Vladimir Pokrovsky

Nessa continuação de “O Caminho Para Saturno”, o oficial de inteligência soviético Krylov trabalha na organização de espionagem alemã “Saturno”, no território ocupado da Bielorrússia, sob o nome de Kramer. Ele transmite a Moscou os nomes e características dos sabotadores nazistas enviados à retaguarda soviética.

Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2025

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Curiosidades:
– Baseado na obra de V. Ardamatsky, “Saturno é Quase Invisível”, por sua vez inspirado na vida do agente russo Aleksandr Ivanovich Kozlov.
– Villen Azarov, batizado em homenagem a Vladimir Ilich Lenin, escolheu o tema de Saturno inspirado pela trajetória do pai, Avraam Azarov, major da segurança do Estado, por conta do cinquentenário da Agência de Inteligência Soviética.

 

LIBERTAÇÃO (5 FILMES)
Direção: Yuri Ozerov / Roteiro: Yuri Bondarev, Oscar Kurganov e Yuri Ozerov
Com Nikolai Olyalin, Boris Zaydenberg, Vassily Shukshin, Larisa Golubkina, Mikhail Ulyanov, Yuri Kamorny, Bukhuti Zakariadze e Fritz Dietz

Recentemente restaurado pelo Estúdio Mosfilm em 4K, o épico é considerado uma referência entre os filmes de guerra. Ozerov o concebeu entre 1967 e 1971, retratando os momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial: a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, a conferência de Teerã, as intensas batalhas por Berlim e a tomada do Reichstag, a rendição da Alemanha nazista e a conferência dos chefes da coalizão anti-Hitler em Yalta.

LIBERTAÇÃO – Parte 1 – O Arco de Fogo
1968 / COR / 92 MIN. / GUERRA

A primeira parte do épico Libertação é focada nos episódios que vão da contraofensiva soviética após a vitória em Stalingrado até a batalha de Kursk. Os alemães lançam a Operação Cidadela e estão determinados a estrangular as forças soviéticas em Kursk, dando um golpe fatal no Exército Vermelho. Sabendo que o próximo objetivo alemão é a eliminação de Kursk, os generais russos decidem preparar uma poderosa defesa na região.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

LIBERTAÇÃO – Parte 2 – A Ruptura
1968 / COR / 89 MIN. / GUERRA

O segundo episódio da série de cinco filmes tem início em julho de 1943, com a destituição de Mussolini e a invasão da Itália pelas tropas de Hitler. Prossegue com a travessia do Dnieper pelo Exército Vermelho, a retomada de Kiev e o encontro de Roosevelt, Stalin e Churchill, em Teerã, para decidir a abertura da frente ocidental.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

LIBERTAÇÃO – Parte 3 – A Direção do Ataque Principal
1970 / COR / 127 MIN. / GUERRA

A terceira parte da saga é dedicada à operação “Bagration”, como resultado da qual a Bielorrússia foi completamente libertada das tropas nazistas. Durante a operação, o exército soviético infligiu a maior derrota do exército hitlerista em toda a história militar da Alemanha, derrotando o Centro do Grupo de Exércitos da Wehrmacht.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

LIBERTAÇÃO – Parte 4 – Batalha de Berlim
1971 / COR / 82 MIN. / GUERRA

1945, últimos meses da guerra. Nos primeiros dias de fevereiro, na Conferência de Yalta, os chefes de governo Josef Stalin, Winston Churchill e Franklin Delano Roosevelt tratam das futuras operações militares. O episódio retrata os momentos imediatamente anteriores à luta pela capital do Reich – a campanha da primavera de 1945 -, que culminou no cerco de Berlim pelo Exército soviético.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos

LIBERTAÇÃO – Parte 5 – O Último Ataque
1971 / COR / 74 MIN. / GUERRA

Uma vez derrotada a resistência das últimas tropas alemãs que lutavam nos arredores de Berlim, as tropas soviéticas tomam o Reichstag e desfraldam a bandeira da vitória. Em 2 de maio, após negociações, a guarnição de Berlim se rende incondicionalmente. O filme termina nos lembrando de todos os danos que o fascismo causou, enumerando as mortes causadas pela guerra em diferentes países.

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

Curiosidades:
– A acuracidade histórica da série é reconhecida como inigualável na história do cinema.
– Há 51 personagens históricos reais representados nos filmes.
– O diretor Yuri Ozerov e o roteirista Yuri Bondarev, entre outros profissionais envolvidos nos filmes, foram soldados nas linhas de frente do exército, na Segunda Guerra Mundial.

 

DEVANEIO DE PRIMAVERA
1975 / COR / 22 MIN. / DRAMA
Direção: Karen Shakhnazarov
Roteiro: Vassily Shukshin e Karen Shakhnazarov
Com Aleksandr Safronov, Nina Grebeshkova, Gueorgy Burkov e Nikolai Smirnov

O jovem médico Solodovnikov é enviado a um hospital em uma zona rural para um período de três anos de residência. Constantemente atrasado para suas tarefas diárias, o rapaz faz planos ambiciosos para sua carreira, e os descreve em seu diário que marca a chegada da Primavera.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Curiosidades:
– Curta metragem de estreia do diretor Karen Shakhnazarov, e seu trabalho de conclusão de curso no Instituto Estatal de Cinema (VGIK)
– Inspirado no conto “Um passo à frente, Maestro!”, do escritor e cineasta Vassily Shukshin

 

O MENSAGEIRO
1986 / COR / 89 MIN. / DRAMA
Direção: Karen Shakhnazarov / Roteiro: Karen Shakhnazarov e Aleksandr Borodyansky / Música: Eduard Artemev
Com Fyodor Dunaevsky, Anastasya Nemolyaeva, Oleg Basilashvili, Inna Churikova e Svetlana Kryuchkova

Vivendo durante a era Gorbachev numa sociedade à deriva, rapaz sem noção da realidade consegue emprego de office boy. Através de uma das entregas, ele conhece o professor Kuznetsov e sua filha Katya. Para irritar o professor, ele afirma ter engravidado Katya. Para sua surpresa, ela confirma a sua história.

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

Curiosidades:
– Karen Shakhnazarov recebeu, pelo filme, o Prêmio Especial de Direção no Festival Internacional de Cinema de Moscou de 1987
– Filme preferido do diretor em sua filmografia

 

O ASSASSINO DO CZAR
1991 / COR / 103 MIN. / DRAMA
Direção: Karen Shakhnazarov
Roteiro: Aleksandr Borodyansky e Karen Shakhnazarov
Música: Vladislav Shut
Com: Malcolm McDowell, Oleg Yankovsky e Armen Dzhigarkhanyan

Homem internado em hospital psiquiátrico garante que é o executor do Czar Nicolau II e sua família. Um médico que acaba de chegar para trabalhar no hospital assume o caso e procura entender sua mente, e os dois entram em um jogo além da realidade.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Curiosidades:
– Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1991
– Vencedor do Prêmio Nika, principal prêmio nacional anual de cinema da Rússia, nas categorias Melhor Ator (Oleg Yankovsky) e Melhor Figurino

 

DIA DE LUA CHEIA
1998 / COR / 93 MIN. / DRAMA
Direção: Karen Shakhnazarov
Roteiro: Aleksandr Borodyansky e Karen Shakhnazarov
Música: Anatoly Kroll
Com Anna Germ, Andrei Panin, Elena Koreneva e Vladimir Ilin

Numa sucessão de eventos e memórias que se conectam, no melhor estilo do diretor Karen Shakhnazarov, o filme, permeado de enigmas e surrealismo, mostra que situações bizarras podem acontecer sob a lua cheia.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

Curiosidades:
– Vencedor do Prêmio Nika, principal prêmio nacional anual de cinema da Rússia, na categoria de Melhor Roteiro
– Shakhnazarov concebeu o primeiro esboço do conceito do longa ainda no final dos anos 1960. Isso explica por que o filme transmite uma sensação de obra “acumulada”, com muitas imagens pessoais e fragmentos de várias vidas.

 

NO SUBMUNDO DE MOSCOU
2023 / COR / 129 MIN. / AVENTURA
Direção: Karen Shakhnazarov / Roteiro: Elena Podrez, Ekaterina Kochetkova, Karen Shakhnazarov / Música: Yury Poteenko
Com: Konstantin Kryukov, Mikhail Porechenkov, Anfisa Chernykh e Evgeny Stychkin

Moscou, 1902. O famoso diretor de teatro Konstantin Stanislavsky, em busca de inspiração para uma nova peça, decide se aprofundar na vida do “submundo” da cidade. Ele pede ajuda a Vladimir Gilyarovsky, reconhecido especialista nas periferias de Moscou. Juntos, eles vão ao lendário bairro dos bandidos, Khitrovka, e se envolvem na investigação do assassinato de um misterioso residente local: um sikh indiano com um passado sombrio…

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Curiosidades:
– Inspirado no romance “O Signo dos Quatro”, de Arthur Conan Doyle e em um evento real: a tour de Stanislavsky acompanhado por Gilyarovsky pelo distrito de Khitrovka.
– O filme estreou em 18/05/23, em 1800 salas de cinema da Rússia, depois de liderar as pré-vendas de ingressos na semana anterior.