MARCHA CONSCIÊNCIA

16ª Marcha da Consciência Negra, nesta quarta-feira no Vão do MASP

MARCHA CONSCIÊNCIA

Cartaz de convocação da 16ª Marcha da Consciência Negra de São Paulo

 

Neste dia 20 de novembro acontece a 16ª Marcha da Consciência Negra de São Paulo no Vão Livre do Masp, na Avenida Paulista. O ato vem o tema do manifesto “Vida, Liberdade e Futuro! Contra o genocídio e criminalização do povo negro! Não ao racismo, em defesa da democracia, dos direitos e do Brasil”.

 

A marcha é organizada por diversas entidades do movimento negro, dentre elas a União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), o Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), o Movimento Negro Unificado (MNU), o Instituto da Mulher Negra Geledés, Coletivo de Entidades Negras (Conen) e conta com apoio de entidades do movimento estudantil e da sociedade civil.

 

“Nós podemos! Nós merecemos! Não e de graça é direito, tem que reparar sim. A Necropolítica em exercício tem que ser estancada; O Racismo , o Genocídio de negros e negras, expropriação cultural, vulnerabilidade, amordaça do direito de expressão, modelitos do obscurantismo da ideologia capitalista, fascista e racista… Tudo isso é pauta. 16° Marcha da Consciência Negra”, disse Flavia Costa, representante da Unegro.

 

Em manifesto, o Congresso Nacional Afro-Brasileiro, destaca que o país vive um momento de ataque aos direitos democráticos. “Se não prosseguirmos na luta nada será alcançado, principalmente sob o governo Bolsonaro. Um governo antidemocrático, racista, inimigo da educação pública, da saúde pública, das aposentadorias dos pobres, dos direitos trabalhistas, do patrimônio público. Enfim, inimigo da democracia e do Brasil”, destaca o CNAB. 

 

O manifesto da entidade para a 16ª Marcha celebra a conquista histórica divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em que pela primeira vez o número de estudantes autodeclarados negros e pardos nas universidades públicas é maior que o de brancos, divulgada no dia 13. “Porém o desafio é muito maior para a garantia dos negros na educação básica, além da disparidade de salários e acesso ao emprego, com ensino superior”.

 

“Muito ainda há que ser conquistado pelos negros no Brasil. Em 2018, apenas 35,4% dos negros com ensino médio completo chegavam ao ensino superior (público ou privado). Entre os brancos, esse número era de 53,2%”.

 

A entidade faz um alerta sobre o alto índice de homicídio da população negra. “A taxa de homicídios de negros no país foi de 43,1 para cada grupo de 100 mil indivíduos negros no país em 2017, crescimento de 7,2% ante 2016, números de homicídios de negros no país, segundo o estudo Atlas da Violência 2019, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)”.

 

16 ª Marcha da Consciência Negra de São Paulo

Vida, Liberdade e Futuro!

Contra o genocídio e criminalização do povo negro!

 

20 de novembro

Concentração 12h no MASP

 

Link do evento:

https://facebook.com/events/1464119523741021

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário