40º Congresso da UBES: Estudantes brasileiros mobilizados contra a privatização do pré-sal

Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, ocorrerá em Minas Gerais o 40º Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). A UBES é a entidade que representa os mais de 60 milhões de estudantes do ensino básico, médio e técnico.

Em seus 65 anos, a UBES foi responsável por importantes momentos da história do Brasil, como a luta pelas ‘Diretas Já!’ e do ‘Fora Collor’ e, neste Congresso, os estudantes irão definir as bandeiras que vão guiar a entidade pelos próximos dois anos.

Entre as principais questões que serão debatidas no Congresso está a mobilização dos estudantes brasileiros contra a privatização do pré-sal. Para Rodrigo Lucas, presidente da UMES, “os estudantes repudiaram nas ruas o leilão do campo de Libra, no dia 21 de outubro, e vamos intensificar essa luta, junto com os diversos segmentos da sociedade que condenaram esse crime. Essa prática de entregar o nosso petróleo aos estrangeiros não pode continuar”, afirma.

 

MEIA-ENTRADA JÁ!

Os delegados ao Congresso também levarão ao encontro a defesa da aprovação da meia-entrada. Os estudantes já obtiveram no último período uma imensa conquista que foi a aprovação, em julho, do Estatuto da Juventude, restituindo a meia-entrada. Além do Estatuto, os estudantes defendem a aprovação do projeto – PL 188/2007 do Senado – que regulamenta esse direito.

O direito à meia-entrada foi praticamente retirado dos estudantes com a MP 2208, de FHC. Com a Medida Provisória, todo e qualquer documento passou a valer como identificação estudantil, multiplicando assim as fraudes e elevando às alturas os valores dos ingressos.

 

FIM DA APROAVAÇÃO AUTOMÁTICA

Outra bandeira que será levada ao Congresso é a defesa do fim da aprovação automática. Em São Paulo, os estudantes já obtiveram essa conquista. A bandeira foi levantada no Congresso da UMES, este ano, e virou realidade: a prefeitura de São Paulo pôs fim à aprovação automática no ensino, reestabelecendo a prática dos exercícios, das avaliações e do boletim.

“Essa é uma vitória que tem de ser ampliada para os estudantes de todo o Brasil”, conclama Rodrigo. “Por isso, vamos defender que a aprovação automática seja extinta também nas esferas estadual e federal. Esse mecanismo é uma violência que foi praticada durante anos contra os estudantes, condenando milhões à ignorância. Agora é hora de transformar essa realidade, pois queremos educação de qualidade”, ressaltou.

 

MOBILIZE A SUA ESCOLA E TODOS A BH!

40º CONGRESSO DA UBES

 

Dias: 28 de novembro e 1º de dezembro

Local: Belo Horizonte (MG)

 

Entre em contato com a UMES:

rodrigo@umes.org.br / umes@umes.ogg.br

Telefone: (11) 3289-7477

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário