8ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo traz o inédito Vladivostok e homenagens a Dostoievski, Ozerov e Menshov
Dezesseis longas metragens compõem a programação da 8ª edição da Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, que acontecerá este ano entre os dias 14 e 18/12, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
“Vladivostok” (2021), último lançamento do Estúdio Mosfilm nos cinemas, é o filme de abertura da Mostra. Dirigido por Anton Bormatov e com roteiro e produção executiva de Karen Shakhnazarov, diretor geral do estúdio, o longa é um thriller dramático e extremamente contemporâneo.
Duas datas importantíssimas para a cultura e o cinema mundiais serão celebradas na nossa programação: o aniversário de 200 anos do grande escritor russo Fyodor Dostoievski, um dos maiores romancistas e pensadores da história da literatura, e os 100 anos do premiado diretor e roteirista Yuri Ozerov, realizador de mais de 20 filmes, entre documentários e longas metragens.
“O Idiota”, dirigido pelo consagrado Ivan Pyryev e lançado em 1958, é baseado na primeira parte do romance de Dostoievski, e destaca-se pela fidelidade ao texto original e pela atuação de Yuri Yakovlev, ator que ganhou destaque internacional justamente por conta da repercussão do filme.
De Yuri Ozerov, está na programação a série “Libertação”, de 5 filmes, completa. Recentemente restaurado pelo Estúdio Mosfilm em 4K, o épico é considerado uma referência entre os filmes de guerra, e é uma coprodução da União Soviética com Itália, Alemanha Oriental, Iugoslávia e Polônia. Ozerov o concebeu entre 1967 e 1971, retratando os momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial: a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, a conferência de Teerã, as intensas batalhas por Berlim e a tomada do Reichstag, a rendição da Alemanha nazista e a conferência dos chefes da coalizão anti-Hitler em Yalta.
O ator e diretor Vladimir Menshov, famoso por sua representação do homem comum russo e da vida da classe trabalhadora em seus longas, também será homenageado na programação, com exibições de dois filmes: a comédia romântica “Amor e Pombos” (1984), um dos filmes mais queridos de todos os tempos pelo povo russo, e o drama “Moscou Não Acredita em Lágrimas” (1979), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1981. Menshov faleceu em julho de 2021, aos 81 anos, por complicações ocasionadas pela Covid-19.
No sábado, 17/12, às 15h, teremos uma exibição especial do filme “Rua Mercantil Nº 3” (1927), do diretor Abraham Room, considerado uma das obras primas do cinema silencioso soviético. O longa será exibido com trilha sonora composta e executada ao vivo pela pianista Dudah Lopes. Clomid (clomifeno) é usado para estimular a ovulação em mulheres que têm dificuldade em engravidar devido a problemas de ovulação. Clomid online sale é frequentemente prescrito como parte do tratamento de fertilidade, ajudando muitas mulheres a engravidar com sucesso. Atua bloqueando os receptores de estrogênio no hipotálamo, resultando no aumento da produção de hormônios que estimulam.
Completam a programação: “Uma Banda Divertida” (1934), de Grigory Aleksandrov com música de Isaac Dunaevsky; “Ilia Muromets” (1956), do mestre da fantasia e dos efeitos especiais, Aleksandr Ptushko; “Andrei Rublev” (1966), de Andrei Tarkovsky; “Os Ciganos Vão Para o Céu” (1976), de Emil Loteanu, recentemente restaurado em 4K; o drama autobiográfico “Os Órfãos” (1977), de Nikolai Gubenko, e “Enfermaria Nº 6” (2009), de Karen Shakhnazarov, com roteiro baseado no romance de Anton Chekhov.
A Mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), em parceria com a Cinemateca Brasileira e a Embaixada da Rússia no Brasil. Dos 16 filmes da programação deste ano, 9 estão em 4K, sendo 8 recentemente restaurados, além do lançamento, Vladivostok (2021).
Apoio: Agência de Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes da Federação da Rússia (Rossotrudnichestvo), Sputnik Cultural e Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo.
Programação especial:
Exposição “As Matryoskhas”, por Nadia Ramirez Starikoff
Dos dias 14/12 a 18/12 estará em cartaz, no foyer da sala Grande Otelo, a exposição “As Matryoskhas”, de Nadia Ramirez Starikoff. Filha de mãe russa, a artista tem sua trajetória marcada pela migração. Inspiradas nas bonecas de origem russa, as obras retratam as origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e, por fim, a relação com o universo em sua mais infinita amplitude.
Como Ler os Russos – Roda de conversa com Irineu Franco Perpétuo
No sábado, 17/12, às 14h, teremos uma roda de conversa com o tradutor e jornalista cultural Irineu Franco Perpétuo, sobre seu livro “Como Ler os Russos”, recém-lançado. Irineu é um dos mais importantes tradutores do russo no Brasil, destacando-se, entre seus trabalhos, obras de Aleksandr Pushkin, Liev Tolstoi e Fyodor Dostoievski, e no novo livro, feito para todos que se interessam por literatura russa, busca responder uma pergunta: por que seguimos, ao longo de décadas, lendo, discutindo e admirando os russos?
Duração: 50 minutos
A Língua da Revolução – Roda de alfabetização com Matheus Gusev
No sábado, 17/12, às 13h, o professor Matheus Gussev, do Instituto Soyuz, promove uma roda de alfabetização com noções básicas da língua russa. Fundado em 2021, o Instituto Soyuz tem como objetivo levar conteúdo linguístico gratuito e o ensino de idiomas a preços populares para o Brasil e o mundo. Gusev é formado pelo Clube de Cultura Russa de São Paulo, e certificado como proficiente em língua russa pela Universidade Estatal de São Petersburgo.
Duração: 50 minutos
Comidas, bebidas e artesanato típico do Leste Europeu
Um pedacinho da tradicional Feira do Leste Europeu estará na Cinemateca no sábado, 17/12, com barracas de comidas, bebidas e artesanato típicos da região. A Feira do Leste Europeu acontece mensalmente na Vila Zelina, bairro que concentra o maior número de imigrantes de países do Leste Europeu em São Paulo.
Sábado, 17/12/2022
Horário: das 13h às 21h
_________________________________________________
Informações Gerais:
8ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo
De 14/12 a 18/12/22
Local de exibição:
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, nº 133, Vila Clementino, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5906-8000
Entrada gratuita
Para mais informações:
Facebook: @cpcumesfilmes
Instagram: @cpcumesfilmes
_________________________________________________
Programação
Quarta 14/12
19:30h – Vladivostok (Abertura)
Quinta 15/12
16:00h – Uma Banda Divertida
18:00h – Os Órfãos
20:00h – Libertação – Partes 1 & 2
Sexta 16/12
14:30h – Ilia Muromets
16:20h – O Idiota
18:30h – Libertação – Parte 3
21:00h – Amor e Pombos
Sábado 17/12
15:00h – Rua Mercantil nº 3 (Sessão especial com trilha sonora ao vivo)
16:30h – Enfermaria nº 6
18:15h – Libertação – Partes 4 & 5
21:15h – Os Ciganos vão Para o Céu (Sessão externa)
Domingo 18/12
15:00h – Andrei Rublev
18:15h – Moscou Não Acredita em Lágrimas
21:00h – Vladivostok
_________________________________________________________
FILMES
RUA MERCANTIL Nº 3
1927/ P&B / Silencioso / 71 min / Drama
Direção: Abraham Room
Argumento: Viktor Shklovsky
Com Lyudmila Semyonova, Leonid Yurenev, Nikolai Batalov e Vladimir Foguel
Vladimir chega em Moscou do interior, e se hospeda temporariamente na casa do amigo Nikolai, com quem servira o exército. Lyudmila, esposa do amigo, sente-se atraída pelo hóspede, que, ao contrário do marido, é muito gentil com ela. Sem conseguir esconder de Nikolai seu afeto por Vladimir, a relação entre os três acaba confusa, o que exige de Lyudmila uma atitude definitiva.
Classificação indicativa: livre
UMA BANDA DIVERTIDA
1934 / P&B / 94 min / Comedia Musical
Direção: Grigory Aleksandrov
Argumento: Victor Shklovsky
Roteiro: Nikolai Erdman / Vladimir Mass / Grigory Aleksandrov
Música: Isaac Dunaevsky
Com Leonid Utyosov, Lyubov Orlova e Maria Strelkova
Kostya Potekhin, um jovem e alegre aldeão que trabalha como pastor de dia e tem aulas de música à noite, conhece Elena, vinda de Moscou para seu vilarejo para descansar. Elena não canta bem, mas sonha com a carreira de cantora, e confunde Kostya com um diretor de orquestra estrangeiro, daí surgindo muitas aventuras musicais e amorosas.
Classificação indicativa: livre
ILIA MUROMETS
1956 / Cor / 92 min / Fantasia
Direção: Aleksandr Ptushko
Roteiro: Mikhail Kochnev
Música: Igor Morozov
Com Andrei Abrikosov, Mikhail Pugovkin, Aleksandr Shvorin, Boris Andreev e Vladimir Solovyov
O herói Ilia Muromets, defensor da Rússia, sob a calúnia dos boiardos, cai na masmorra do príncipe Vladimir. No entanto, quando as hordas bárbaras do Czar Kalin ameaçam a liberdade da sua terra natal, o príncipe é forçado a se curvar a Muromets e seus amigos, os astutos Alyosha Popovich e Dobryna Nikitich.
Classificação indicativa: livre
O IDIOTA
1958 / Cor / 120 min / Drama
Direção: Ivan Pyryev
Argumento: Fyodor Dostoievski
Música: Nikolai Kryukov
Com Yuri Yakovlev, Lyudmila Ivanova, Yulia Borisova, Serguei Martinson e Vladimir Muravyov
O príncipe Lev Myshkin, de 26 anos, regressa à Rússia de um sanatório na Suíça, onde passara vários anos. Ele chega à casa de parentes, os Yepanchin, e lá conhece Nastasya Filippovna. O príncipe se apaixona por ela desde o primeiro instante, mas a mulher de beleza deslumbrante tem uma vida muito complicada.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
ANDREI RUBLEV
1966 / Cor / 182 min / Drama Histórico
Direção: Andrei Tarkovsky
Roteiro: Andrei Mikhalkov-Konchalovsky e Andrei Tarkovsky
Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Com Anatoly Solonitsyn, Rolan Bykov, Nikolai Grinko, Yury Nikulin, Irma Rausch e Mikhail Kononov
No verão de 1400, Andrei Rublev deixa o monastério onde foi criado e vai a Moscou para pintar os afrescos de uma catedral do Kremlin. Lá, é confrontado com a violência e as dificuldades a que o povo russo era submetido – na época, a pobreza e as invasões tártaras. O filme é dividido em histórias curtas que desenham uma visão dos caminhos que levaram o monge, canonizado em 1988, a se tornar o maior pintor de ícones da escola medieval russa.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos
LIBERTAÇÃO (5 FILMES)
Direção: Yuri Ozerov
Roteiro: Yuri Bondarev / Oscar Kurganov / Yuri Ozerov
Música: Yuri Levitin
Com Vladislav Strzhelchik, Vasily Shukshin, Mikhail Ulyanov, Valery Nosik.
Recentemente restaurado pelo Estúdio Mosfilm em 4K, o épico é considerado uma referência entre os filmes de guerra. Ozerov o concebeu entre 1967 e 1971, retratando os momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial: a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, a conferência de Teerã, as intensas batalhas por Berlim e a tomada do Reichstag, a rendição da Alemanha nazista e a conferência dos chefes da coalizão anti-Hitler em Yalta.
LIBERTAÇÃO 1 – O Arco de Fogo
1968 / Cor / 92 min / Guerra
A primeira parte do épico Libertação é focada nos episódios que vão da contraofensiva soviética após a vitória em Stalingrado até a batalha de Kursk. Os alemães lançam a Operação Cidadela e estão determinados a estrangular as forças soviéticas em Kursk, dando um golpe fatal no Exército Vermelho. Sabendo que o próximo objetivo alemão é a eliminação de Kursk, os generais russos decidem preparar uma poderosa defesa na região.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
LIBERTAÇÃO 2 – A Ruptura
1968 / Cor / 89 min / Guerra
O segundo episódio da série de cinco filmes tem início em julho de 1943, com a destituição de Mussolini e a invasão da Itália pelas tropas de Hitler. Prossegue com a travessia do Dnieper pelo Exército Vermelho, a retomada de Kiev e o encontro de Roosevelt, Stalin e Churchill, em Teerã, para decidir a abertura da frente ocidental.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
LIBERTAÇÃO 3 – A Direção do Ataque Principal
1970 / Cor / 127 min / Guerra
A terceira parte da saga é dedicada à operação “Bagration”, como resultado da qual a Bielorrússia foi completamente libertada das tropas nazistas. Durante a operação, o exército soviético infligiu a maior derrota do exército hitlerista em toda a história militar da Alemanha, derrotando o Centro do Grupo de Exércitos da Wehrmacht.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
LIBERTAÇÃO 4 – Batalha de Berlim
1971 / Cor / 82 min / Guerra
1945, últimos meses da guerra. Nos primeiros dias de fevereiro, na Conferência de Yalta, os chefes de governo Josef Stalin, Winston Churchill e Franklin Delano Roosevelt tratam das futuras operações militares. O episódio retrata os momentos imediatamente anteriores à luta pela capital do Reich – a campanha da primavera de 1945 -, que culminou no cerco de Berlim pelo Exército soviético.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos
LIBERTAÇÃO 5 – O Último Ataque
1971 / Cor / 74 min / Guerra
Uma vez derrotada a resistência das últimas tropas alemãs que lutavam nos arredores de Berlim, as tropas soviéticas tomam o Reichstag e desfraldam a bandeira da vitória. Em 2 de maio, após negociações, a guarnição de Berlim se rende incondicionalmente. O filme termina nos lembrando de todos os danos que o fascismo causou, enumerando as mortes causadas pela guerra em diferentes países.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos
OS CIGANOS VÃO PARA O CÉU
1976 / Cor / 100 min / Drama
Direção e roteiro: Emil Loteanu
Argumento original: Maksim Gorky
Música: Eugen Doga
Com Borislav Brondukov, Svetlana Toma, Grigory Grigoriu e Ion Shkura
Com trilha musical de Eugen Doga e baseado no conto de Gorky “Makar Chudra” (1892), “Os Ciganos Vão para o Céu” narra a tempestuosa história de amor entre a jovem Rada e o ladrão de cavalos Loyko Zobar. A ação ocorre em um acampamento de ciganos, vagando nas estepes da Bessarábia, na periferia do Império Austro-Húngaro.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
OS ÓRFÃOS
1977 / Cor / 92 min / Drama
Direção: Nikolai Gubenko
Roteiro: Nikolai Gubenko
Música: Vladislav Panchenko
Com Rolan Bykov, Georgy Burkov, Natalia Gundareva, Aleksandr Kalyagin, Juozas Budraitis e Nikolai Gubenko
O escritor Aleksei Bartenev retorna à cidade onde passou a infância com o desejo de reencontrar seus dois irmãos, de quem não se lembra mais. O rapaz perdeu os pais durante a Segunda Guerra Mundial, quando tinha apenas 1 ano de idade. O filme tem certo tom autobiográfico, já que o ator e diretor Nikolai Gubenko também perdeu os pais no início da guerra e passou a infância em um orfanato.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
MOSCOU NÃO ACREDITA EM LÁGRIMAS
1979 / COR / 148 MIN. / Drama
Direção: Vladimir Menshov
Roteiro: Valentin Chernykh
Música: Serguei Nikitin
Com Vera Alentova, Aleksei Batalov, Irina Muravyova, Raisa Ryazanova, Natalia Vavilova, Leah Akhedzhakova, Innokenty Smoktunovsky
As jovens Katya, Antonina e Lyudmila chegam a Moscou vindas do interior, em 1958. Elas sonham encontrar um bom trabalho e um amor para toda a vida. Ao longo de duas décadas, desde a juventude até a maturidade, acompanhamos suas vitórias e seus fracassos, seus amores, desejos e desilusões. As três passarão por situações que testarão suas forças, mantendo, no entanto, sua amizade inabalada.
Classificação indicativa: livre
AMOR E POMBOS
1984 / Cor / 105 min / Comédia Romântica
Direção: Vladimir Menshov
Roteiro: Vladimir Gurkin
Música: Valentin Levashov
Com Lyudmila Gurchenko, Nina Doroshina, Aleksandr Mikhaylov, Serguei Yursky
Vassily Kuzyakin está prestes a enlouquecer sua esposa de tanto tempo que passa dando atenção à sua criação de pombos. Trabalhando no conserto de um guincho, acaba ferido, e ganha uma estadia em um resort para se recuperar. Lá conhece a femme fatale Raisa Zakharovna, e acaba voltando do resort não para sua aldeia, mas para a casa da moça. Sua família, com saudades, o quer de volta, e Vassily terá que fazer uma escolha.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
ENFERMARIA Nº 6
2009 / Cor / 87 min / Drama
Direção e roteiro: Karen Shakhnazarov e Aleksandr Gornovsky
Argumento: Anton Chekhov
Música: Evgeny Kadimsky
Com Aleksander Pankratov-Chyorny, Vladimir Ilin, Aleksei Zharkov e Evgeny Stychkin
Evgeny Khobotov é o novo médico-chefe de um hospital psiquiátrico. Ele nos apresenta a Ivan Gromov, que tem mania de perseguição. Acontece que o médico-chefe anterior, o Dr. Ragin, considerava Gromov um profeta. Ragin continua no hospital, mas agora como paciente. Como é que uma pessoa sã, ao se comunicar com um doente mental, perde o juízo? Como ele cruzou essa linha?
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos
VLADIVOSTOK
2021 / Cor / 97 min / Drama
Direção: Anton Bormatov
Roteiro: Aleksei Buzin e Karen Shakhnazarov
Música: Yuri Poteenko
Com Andrey Gryzlov, Anastasia Talyzina, Vitaly Kiscenko e Ivan Shakhnazarov
Após ter acidentalmente matado um oficial, o jovem soldado Viktor torna-se um fugitivo. Em Vladivostok, procura um velho amigo que pode tirá-lo ilegalmente do país, mas a cidade parece não querer desistir dele, ao lhe apresentar a beleza fatal de Nike.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
___________________________________________________
Sobre o Mosfilm
Em 30 de janeiro de 1924, com a estreia do longa-metragem “Asas ao Alto”, de Boris Mikhin, surgia o Mosfilm, um dos mais antigos e pioneiros estúdios de cinema do mundo.
Durante seus 98 anos de existência vem sendo produzidos nos estúdios Mosfilm mais de 2.500 longas-metragens, de inúmeros diretores que contribuíram para a criação da história do cinema mundial, como Serguei Eisenstein, Vsevolod Pudovkin, Ivan Pyriev, Grigori Aleksandrov, Mikhail Romm, Grigori Chukhray, Mikhail Kalatozov, Serguei Bondarchuk, Andrei Tarkovsky, Leonid Gayday, Gleb Panfilov, Karen Shakhnazarov e muitos outros.
Ainda hoje é o maior estúdio da Rússia e um dos maiores da Europa, contando com cidades cenográficas e equipamentos de alta tecnologia que permitem realizar o ciclo de produção do cinema em sua totalidade. O Mosfilm é um órgão público e Karen Shakhnazarov, Diretor Geral do estúdio desde 1998, é também Presidente do Conselho de Cultura da Câmara Pública da Federação Russa.
Sobre o CPC-UMES Filmes
Braço do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, a distribuidora CPC-UMES Filmes está no mercado nacional de home vídeo desde 2014, com 59 títulos lançados em DVD e Blu-Ray além de uma parceria de lançamento em Blu-Ray com a Versátil Home Vídeo. Com licenciamento direto do Mosfilm, os filmes contemplam clássicos do cinema soviético e russo de diretores como Sergei Eisenstein (O Velho e o Novo, 1929, com codireção de Grigori Aleksandrov; Aleksandr Nevsky, 1938), Andrei Tarkovsky (Solaris, 1972; Stalker, 1979; Andrei Rublev; 1966), Elem Klimov (Vá e Veja, 1985), Serguei Bondarchuk (Guerra e Paz, 1965-67), entre outros.
Além da atuação em home vídeo, o CPC-UMES filmes organiza, desde 2014, a Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, que acontece em São Paulo, com edições em Porto Alegre e Fortaleza. Em 2018, iniciou atividades no circuito comercial de cinemas com o lançamento de “Anna Karenina. A História de Vronsky”, com ótima receptividade de crítica e público. O filme foi lançado em junho do mesmo ano e a estreia contou com a presença do próprio Karen Shakhnazarov, diretor do filme e do Estúdio Mosfilm.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!