Márcio Cabreira dedicou a sua vida à luta dos estudantes e do povo brasileiro
Recebemos com imensa tristeza a notícia da partida do nosso grande Márcio Cabreira, falecido neste 10 de fevereiro de 2026.
Um dos homens imprescindíveis, Márcio teve um papel de destaque na formação de inúmeros jovens da cidade de São Paulo, onde atuou apoiando o trabalho da União dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, a UMES.
Márcio dedicou anos fundamentais da sua vida à construção do trabalho secundarista. Sempre com dedicação máxima à luta dos estudantes brasileiros. Foi presidente da União Gaúcha dos Estudantes (UGES) e dirigente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), onde sempre se destacou por sua capacidade de liderança nas mais importantes lutas brasileiras, em especial nos anos resistência ao neoliberalismo.
Foi também um dos mais importantes militantes revolucionários do nosso país. Ainda na juventude, integrou-se ao Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) e, posteriormente, um dos fundadores do Partido Pátria Livre. Após a integração do PPL ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Cabreira assumiu tarefas partidárias à altura de sua grandeza.
Os estudantes de São Paulo saúdam a vida e celebram a memória de Márcio Cabreira. O exemplo de determinação e coragem de Márcio se fará valer às próximas gerações de militantes da UMES.
À sua esposa, Ana Cabreira, às suas filhas Eduarda e Vitória, nosso profundo sentimento de gratidão.
Vá em paz, camarada Márcio.
*UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE SÃO PAULO*


