CINEMA NO BIXIGA – Sinopse do próximo filme: Awaara – O Vagabundo

Neste sábado, 19/04, o Cinema no Bixiga apresenta o filme “Awaara – O Vagabundo”. O filme inicia às 16 horas, no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, na Rua Rui Barbosa, 323, Bela Vista. Entrada franca! 

 

AWAARA – O VAGABUNDO

Raj Kapoor (1951), com Raj Kapoor, Nargis, Prithviraj Kapoor, KN Singh, ÍNDIA, 193 min.

 

Sinopse

Raj sempre viveu pobre e afastado da família. Acaba enveredando pelo caminho do crime. É preso e levado à corte. Ele conta apenas com a ajuda de uma ex-namorada, sua defensora no tribunal. Seu pai é o juiz que decidirá sua sentença. Ele crê que os bons e os criminosos já nascem feitos. O presidente Mao aplaudiu esse filme de pé e recomendou-o a todos os chineses.

 

Direção: Raj Kapoor (1924-88)

Nascido em Peshwar, hoje Paquistão, filho do ator indiano Prithviraj Kapoor, Raj Ranbir Kapoor estreou no cinema, aos 11 anos, em “Inquilab” (Debaki Bose, 1935). Em 1948, criou a RK Filmes, produziu, dirigiu e atuou em “Aag”. Nos anos seguintes, repetiu a dose com “Barsaat” (1949) e “Awaara” (1951), obtendo aclamação popular na Índia, URSS, China, África, Oriente Médio e Sudeste da Ásia. Seu estilo, que marca a produção de Bollywood até os dias de hoje, integra temática social, trama romântica, emprego do canto e dança como elementos da narrativa. Admirador de Chaplin, Kapoor o homenageia na criação de seu próprio “vagabundo”, que aparece como personagem em “Awaara” (1951), “Shree 420” (1955) e “Mera Naam Joker” (1972). Trabalhou em estreita parceria com grandes talentos do cinema indiano, o escritor Kwaja Ahmed Abbas e os compositores Jaikishan Dayabhai Pankal e Shankarsinh Raguwanshi. Dirigiu 10 filmes, o último dos quais “Ram Teri Ganga Maili” (1985), e atuou em 68. Um selo postal com seu rosto foi lançado na Índia em 2001.

 

Argumento Original: KA Abbas (1914-87)

Romancista, roteirista e diretor de cinema, Kwaja Ahmed Abbas nasceu em Panipat, 90 km ao norte de Nova Delhi, Estudou na Universidade Muçulmana de Aligarh, trabalhou como jornalista no Bombay Chronicle (1935-47), escrevendo sobre política e cinema. Inspirado no realismo social, criou histórias, roteiros e diálogos para mais de 30 filmes, entre os quais “Neecha Nagar” (Chetan Anand, 1946), Palma de Ouro no Festival de Cannes, e “Saat Hindustani” (1969), que ele próprio dirigiu. Também escreveu e dirigiu “Shear Aur Sapna” (1963) e, em parceria com Vasili Pronin, a produção indo-soviética “Pardesi” (1957), ambos indicados para a Palma de Ouro. É autor dos argumentos dos maiores sucessos de Raj Kapoor: “Awaara” (1951), “Shree 420” (1955), “Mera Naam Joker” (1972) e “Bobby” (1973). Entre seus romances destacam-se “O Amanhã é Nosso” (1943), “Inquilab” (1958), “Bobby” (1973), “Sonho Distante” (1975).

 

Música Original: Jaikishan Dayabhai Pankal (1929-71), Shankarsinh Raguwanshi (1922-87)

A dupla Shankar-Jaikishan possui músicas em cerca de 140 filmes, inclusive “Gravidade” (Alfonso Cuarón, 2013) e “Viagem a Dajeerling” (Wes Anderson, 2007). Escreve trilhas para cinema desde 1949, compondo música clássica indiana e sendo precursora do jazz indo. Trabalhou com os cantores mais importantes de sua época e diretores como Raj Kapoor (“Barsaat”, 1949; “Awaara”, 1951; “Shree 420”, 1955; “Mera Naam Joker”, 1972), Amyia Chakrabaerty (“Patita”, 1953), Mohan Segal (“Nova Delhi”, 1956; “Kanyadaan, 1968).

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário