Nota de final de ano

A União Municipal dos Estudantes Secundarista de São Paulo (UMES) encerra um ano de grandiosas conquistas.

 A começar como a aprovação da Lei Federal de Meia-Entrada (nº12.933) que derruba a MP 2208 e restabelece a força das entidades estudantis, garantindo aos estudante o efetivo direito a meia- entrada em todo o território brasileiro. A mobilização e organização dos estudantes de São Paulo foi fundamental para o restabelecimento deste direito histórico, que agora precisa ser regulamentado.

Em 2014, a UMES-SP realizou o seu 23º congresso, com a presença de mais de 600 estudantes de 150 escolas diferentes, e com a palavra de ordem “EU QUERO OUTRA ESCOLA – EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE”, foram aprovadas diversas bandeiras para os dois anos seguintes da nova gestão.  O fim da aprovação automática; a luta por um ensino técnico a serviço do desenvolvimento do Brasil; acesso à cultura; e a organização de grêmios em todas as escolas, foram algumas das propostas levantadas e aprovadas pelos estudantes, entre outras, nas áreas de educação, cultura, movimento estudantil e conjuntura nacional, que a diretoria da UMES eleita tem como responsabilidade colocar em prática – o que já tem se concretizado.  

Realizamos o projeto “LIBERDADE OU DEPENDENCIA? – DROGAS TÔ FORA” junto ao Ministério da Saúde, que reuniu mais de 40 escolas, envolvendo diretamente mais de 8.000 estudantes, através de debates com auxilio de filmes, levantando a quem realmente interessa uma juventude entorpecida e dependente.  

Também realizamos o 3º JOGOS ESTUDANTIS DA CIDADE DE SÃO PAULO (JESP) junto a Petrobrás e ao Ministério dos Esportes, um campeonato com 128 equipes entre as modalidades futsal, handebol, voleibol e xadrez, masculinas e femininas; onde as equipes participantes tiveram que realizar cineclubes para debater a função social do esporte, e coletas de materiais recicláveis.

Por último, passamos a organizar o grupo de Capoeira da UMES, que oferece aulas gratuitas para estudantes, fomentando e valorizando uma das principais manifestações da cultura nacional.

Apesar das importantes vitórias, sabemos que há muito por fazer. O Brasil continua fora dos trilhos para se tornar um país mais justo e que atenda às necessidades do povo. Faltam investimentos na educação, saúde, transportes, e tantas outras áreas, e apesar de formarmos uma nação rica e cheia de potenciais, continuamos vendo nossas riquezas e as nossas esperanças sendo jogadas fora por uma política econômica e social que não privilegia o povo. Por isso, a UMES se apresenta para o ano que se inicia com muita disposição de luta.

Para começar, nos somaremos no dia 20 de janeiro de 2015 às centrais sindicais e demais entidades do movimento social para uma grande manifestação na porta do Banco Central contra a política de juros altos adotada pela atual equipe econômica – e que certamente continuará a ser a prioridade da que toma posse no dia 01 de janeiro – e que faz sangrar a nossa nação em nome do lucro de meia dúzia de bancos e em detrimento da educação.

 

Um 2015 de muito luta a todos!

 

Saudações Estudantis,

 

Marcos Kauê, presidente da UMES.  

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário