MEC cancela início das aulas do (psicodélico) Pronatec no primeiro semestre
O início das aulas do Programa Federal de Qualificação Técnica e Profissional (Pronatec) será novamente adiado. Desta vez, para o segundo semestre de 2015.
Decorrente da crise gerada pelo corte das verbas para a Educação, os cursos do Pronatec, principal bandeira de Dilma para a pasta durante a campanha eleitoral, ainda não iniciaram as suas aulas. A oferta de vagas da chamada bolsa-formação, um dos principais braços do programa, estava inicialmente marcado para o início em maio, mas no mês passado teve sua data reagendada para 17 de junho. Porém o novo cronograma anuncia que as turmas podem efetivamente começar a partir de 27 de julho.
De acordo com o Ministério da Educação, a alteração “se justifica pelos procedimentos decorrentes da aprovação do orçamento federal”. Orçamento este que foi aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado, porém não foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff e ainda não houve definição sobre o corte de verbas.
O Ministério da Educação (MEC) destacou também que o ajuste na data de início do Pronatec considerou “a solicitação de várias instituições de ensino”. “O calendário foi ajustado de maneira a compatibilizá-lo com o calendário acadêmico das instituições”, disse a pasta.
O Pronatec, que desvia o dinheiro do ensino técnico para as instituições privadas de ensino, é uma das principais bandeiras da gestão de Dilma. Lançado em 2011, ele terá nova etapa neste segundo mandato, com uma promessa eleitoral de se expandir a 18 milhões de vagas até 2018. Entretanto, a política de arrocho do governo nas verbas federais para a educação colocou em risco o destino dos estudantes.
Conheça melhor os fenomenais cursos do psicodélico Pronatec aqui!
Fonte: Jornal Hora do Povo
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!