Mostra de Cinema da UMES reúne mais de 400 estudantes na escola Dom Pedro I
“Ter um cinema dentro da sua própria escola, com a intenção de mudar um pouco a realidade do ensino público, que nós sabemos que tem uma cultura ‘cuspe e giz’, resultado de anos de uma política de desvalorização dos professores e sucateamento da educação, é uma experiência nova para os estudantes” afirmou Marcos Kauê, presidente da UMES ao comentar o que achou sobre a primeira sessão do cineclube do Dom Pedro I, em São Miguel Paulista, onde foi transmitido o filme “Cinema Paradiso” (Giuseppe Tornatore, 1988).
A sessão inaugurada ontem contou com mais de 400 estudantes, contou com a participação de professores da escola e foi acompanhada em todo os momentos pelo diretor Alexandre Gonçalves dos Santos. Também estavam presentes os diretores da UMES Caio e Jonathan, a Gabriela Severo do CPC Umes Filmes, e o diretor de cinema Caio Plessmann, responsável pela direção do filme ‘São Paulo Cidade Aberta’, que será exibido na escola.
O diretor Alexandre nos disse que “Os alunos gostaram e se emocionaram com o filme ‘Cinema Paradiso’ e perguntaram quando seria a próxima sessão. Isso nos enche de orgulho pois queremos que todos participem, se emocionem e se eduquem para viver melhor, e nada como uma boa formação com cinema”.
“Na condição de Diretor de Escola da Escola Estadual Dom Pedro I, e também de ex-aluno dessa magnífica escola, vejo com grande orgulho o estabelecimento do cineclube, que trará um ganho pedagógico e cultural que certamente colaborará com a formação de nossos jovens. A instalação do cine clube em nossa escola possibilitará a toda comunidade usufruir produções cinematográficas que trarão a devida ampliação no que se refere ao conhecimento do mundo, pois o cinema transita com liberdade em todas as linguagens, e nos mostra a vida como ela é e como poderá ser. Com o cinema também podemos vê-la sempre de forma diferente, isso possibilita um grande despertar artístico, que sempre trará a reflexão da vida em seu bojo”.
“Agradeço a parceria com a UMES trabalhando junto conosco e aproveito também para convidar a todos para participarem das nossas sessões de cinema”.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!