O grêmio é o começo da política, afirmam estudantes na eleição do grêmio da escola Dr. Alberto Cardoso
Hoje pela manhã o grêmio da Escola Estadual Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto, na zona norte da cidade, realizou o debate para eleição do grêmio com as três chapas que participam das eleições.
O debate ocorreu durante as eleições e contou com a presença de mais de 100 alunos da escola. Para Marcos Kauê, presidente da UMES, que acompanha o processo eleitoral pela entidade, há uma grande participação dos estudantes na eleição do grêmio. “Estamos vivendo um momento que estimula a juventude a discutir e entender melhor o que esta acontecendo na escola e na sociedade. A juventude quer mudanças”.
Nesse sentido, Natália (16), do segundo ano do ensino médio, candidata a presidente pela chapa “Cardoso em Ação”, afirmou que “o grêmio na escola é o principio da política. Se você não entende o grêmio na sua escola, como você vai compreender como funciona o Estado se você não entende o grêmio”. O “grêmio estudantil é fazer o aluno ter voz. Ele precisa ter voz dentro da escola, poder falar dos seus problemas. Eu e meus colegas começamos com tudo isso porque vimos uma falta de organização muito grande em relação a isso”.
Para ela mobilizar a escola e os estudantes é a principal tarefa do grêmio, unindo estudantes, professores e direção.
Para Letícia (17), o “grêmio influência muito a escola”, porque um grêmio ativo facilita o dialogo dos estudantes com a diretoria. “O grêmio pensa como os estudantes. É de extrema importância para a escola”. Ela é candidata a presidente pela chapa “Chapatividade”, e cursa o terceiro ano do ensino médio.
Ao falar das propostas de sua chapa para a escola, Letícia afirmou que “assim que o nosso grêmio for eleito, faremos diversas palestras para conscientizar os estudantes”.
A chapa “Uma Ideia a Mais”, dirigida por Marcos, também afirma a necessidade de mobilizar os estudantes dentro da escola. Para eles é fundamental a parceria com a UMES já que facilita a escola discutir temas mais abrangentes, como os cortes do governo federal para pagar juros.
O resultado da eleição será anunciado terça-feira (8).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!