Governo federal tem até junho para incluir quase 3 milhões de crianças na escola segundo PNE
De acordo com o Plano Nacional de Educação todas as crianças entre 4 e 17 anos de idade têm até junho deste ano para se matricular na escola, ou seja, o governo precisaria garantir a matricula de mais de 2 milhões de crianças. Porém tendo em vista os bilionários cortes na educação, será muito difícil conseguir o feito no prazo. Caso isso aconteça será o segundo ano consecutivo que o governo da Pátria Educadora não alcança as metas do Plano Nacional da Educação.
Em 2014 os dados do governo federal indicavam que cerca de 2.777.528 crianças estavam fora da escola, enquanto em 2005 a estatística era de 5.042.380, período onde 89,5% das crianças estavam matriculadas. A estatística cai ainda mais caso seja a analise foque apenas no ensino médio, onde 82,6% dos jovens entre 15 e 17 anos estão na escola.
Porém paralelo ao problema da inclusão está o da evasão, que cresce a cada dia mais com a crise econômica, já que entre as famílias menos abastadas é comum iniciar a vida profissional mais cedo. Hoje a evasão atinge 7,6% dos jovens brasileiros matriculados no ensino médio. Durante este ciclo a maior desistência ocorre no 1º ano do ensino médio.
De acordo com o ranking organizado com dados do Inep, Mec e Todos pela Educação pela revista Exame, os Estados mais afetado pelo problema no Brasil é o Pará, que lidera a lista com o maior percentual de evasão entre adolescentes. No 1° ano a taxa é de 18,8%, enquanto o 2º e 3º são 15,7% e 12,6%, respectivamente, uma média de 16,1%. Logo em seguida está Alagoas, com uma média de evasão igual a 13,9%. O melhor colocado é Pernambuco, com uma média de 3,2% de evasão.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!