Ocupações em SP contra fechamento de escolas vira documentário

 

A luta dos alunos secundaristas contra a reorganização da rede estadual de ensino, em São Paulo, no segundo semestre de 2015, virou tema de documentário. O filme "Acabou a Paz” estreou no Youtube, no último dia 14 de fevereiro, às vésperas da volta às aulas.

 

A ideia dos produtores do documentário é manter viva a memória dessa luta do movimento estudantil, que teve repercussão em todo o país. Carlos Pronzato, cineasta e escritor argentino radicado no Brasil, Lucas Duarte, professor e videoativista, e Caio Finato, videodocumentarista, são os idealizadores.

 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pretendia separar as escolas por ciclos, o que levaria ao fechamento de ao menos 93 unidades, provocando a transferência de milhares de alunos.

 

Os estudantes, que não foram consultados, não aceitaram o plano, e ocuparam mais de 200 escolas em protesto. Após confrontos com os estudantes e repressão por parte da Polícia Militar, o governo Alckmin recuou e anunciou a suspensão da reorganização.

 

"Fica o exemplo. Os estudantes são a garantia de renovação na política. Seria bom se mantivéssemos o espírito estudantil a vida toda”, afirma Pronzato. Lucas Duarte lembra que a ocupação das escolas, em São Paulo, foi inspirada na "Revolta dos Pinguins”, uma série de mobilizações dos estudantes secundaristas chilenos, em 2006. "Eles mostraram pra gente que as pessoas têm que se importar com a molecada. Eles é que vão construir isso aqui daqui para frente”, afirma Caio Finato.

 

Fonte: APEOESP

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário