Escola João Dória tem sessão de “Capitães da Areia”

 

Na manha de hoje (7) a UMES realizou a sessão do filme “Capitães da Areia”, na E. E. João Dória. “Após o filme debatemos sobre a redução da maioridade penal e sobre o desenvolvimento e investimentos necessários nas escolas públicas”, disse o diretor pela região leste, Jonathan de Oliveira. Para ele o filme permite discutir temas importantes para a juventude, principalmente nesse momento de crise.  “Com o abandono de nossas escolas por esses governos que só querem cortar da educação, quem perde é a juventude que não tem mais estímulo, e aqui em São Paulo também não tem merenda. Essa é a realidade hoje”.

 

Para ele “isso é um problema porque fica claro que a prioridade do nosso governo não é a educação e a juventude. Por isso a redução da maioridade penal para 16 anos, que é uma medida imposta para tirar direitos da juventude e a responsabilidade do governo”.

 

 

Jonathan explicou que nas escolas falta até mesmo professores. “Nas escolas sofremos com falta de professores e isso é inadmissível. Em nossas sessões de cinema, em nossos debates vemos que os alunos estão muito interessados em aprender e discutir. O que nós precisamos é de governantes que levem a juventude e o povo a sério, que construam escolas e não as fechem. Que façam leis para melhorar a sociedade ao invés de piora-la”.

 

O filme “Capitães da Areia”, de Cecília Amado (2011), retrata a vida de meninos de rua em Salvador com base na obra de Jorge Amado de mesmo nome, publicada em 1937, e introduz a discussão sobre a redução da maioridade penal, aprovada por Cunha em 2015.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário