Desemprego entre jovens de 18 a 24 anos chega a 16,8%

 

A taxa de desemprego entre jovens brasileiros de 18 a 24 anos aumentou para 16,8% em 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na semana passada, dia 6. Segundo o recém-formado em mecânica, Victor Henrique Menezes Paiva, de 23 anos, que procura emprego há 6 meses, “nem subemprego está fácil de arrumar. Eu comecei a trabalhar muito cedo. Já fiz marcenaria, já fui garçom, nunca tive dificuldade de achar. Mas, agora, nem no telemarketing, que sempre teve vaga garantida, tem aparecido”, afirmou.

 

A pesquisa do IBGE aponta que o número de desocupados desta faixa etária foi a que mais cresceu entre os grupos etários pesquisados. No ano passado, a taxa de desemprego deste grupo saltou 4,7 pontos percentuais em relação a 2014, enquanto na média geral da população das grandes metrópoles o aumento foi de dois pontos percentuais. O instituto demonstra ainda que a situação será ainda pior em 2016. Em janeiro deste ano a deterioração do emprego entre os jovens cresceu seis pontos percentuais, em relação com mesmo período de 2015.

 

Com a crise econômica provocada pela política de juros altos, cortes orçamentários e achatamento de salários, que resultou em um PIB negativo em -3,8% no ano passado, as vagas de emprego estão desaparecendo gradativamente, sendo os mais jovens os mais afetados entre os índices de desocupados.

 

Gabriel Rangel, de 22 anos, formado no ano final do ano passado em geologia, diz que continua procurando emprego, mas não prevê um cenário fácil. “Empresas como a Petrobras e a Vale, que poderiam ser empregadoras, estão com dificuldades”, destacou.

 

Fonte: Jornal Hora do Povo

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário