TCE-SP flagra escorpião e pombo junto a merenda escolar
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou inspeção surpresa em 200 escolas, de 180 cidades, para avaliar a qualidade da merenda escolar. Entre as irregularidades, o TCE chegou a encontrar escorpiões e um pombo no mesmo ambiente em que estava a merenda dos alunos.
A operação flagrou alimentos vencidos e estocados em condições irregulares, em salas mofadas e úmidas. Na visita que ocorreu no dia 31, sem aviso prévio, foram fiscalizadas a qualidade dos alimentos, a higiene das escolas, a origem dos produtos e sua data de validade. Itens como a quantidade e a situação das refeições e lanches também foram avaliados. Os fiscais observaram também a limpeza e a segurança da cozinha, do refeitório e o estoque de produtos nas escolas.
Durante a operação, o TCE mobilizou 200 agentes de fiscalização durante cinco horas, entre às 8 e às 13 horas. Os dados serão consolidados para a construção de um relatório. Entre as 200 escolas estavam 114 escolas da rede municipal, 55 unidades estaduais e 31 escolas técnicas e profissionalizantes.
No dia 13 de maio o TCE havia exigido esclarecimentos de 25 prefeituras paulistas sobre os problemas enfrentados em decorrência do convênio com o governo estadual, para o fornecimento de merenda.
No último dia 25, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o roubo da merenda, envolvendo agentes públicos no esquema investigado pelo Ministério Público, através da Operação Alba Branca.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!