19-8-16 capez-alesp

CPI da Merenda aprova requerimento para Capez prestar depoimento

19-8-16 capez-alesp

 

A CPI da Merenda aprovou requerimento convocando o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo a prestar depoimento sobre Operação Alba Branca, responsável pelas investigações do roubo da merenda. O pedido foi aceito na quarta (17), embora ainda não há data definida para que o deputado Fernando Capez (PSDB) seja ouvido.

 

Ainda na quarta, cinco suspeitos pelo roubo da merenda prestaram depoimento na CPI, todos ligados ao principal alvo da investigação, a Cooperativa Orgânica Agrícola familiar (Coaf), com sede em Bebedouro, interior de São Paulo.

 

O ex-funcionário da Coaf, João Roberto Fossaluzza, que revelou o caso, foi o primeiro a ser ouvido e afirmou que está sofrendo ameaças por colaborar com as investigações. Logo depois, Carlos Eduardo da Silva, o ex-diretor da Coaf, se enrolou todo para se passar por inocente. “Podem achar que estou mentindo. Tenho confiança nos meus atos e tenho a certeza que não vou ser detido” pelo roubo da merenda, “não vai ser por isso aqui”.

 

Mas por fim, veio o ex-funcionário da área financeira da cooperativa, Caio Pereira Chaves, e explicou como funcionava todo o esquema de propina pago a representantes do governo de Geraldo Alckmin. A coaf pagou “comissão de 10%” sobre o valor do contrato com a Secretaria da Educação do governo Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo ele, o montante pago chegou a R$ 1,3 milhão. “A prioridade era pagar as comissões. Podia atrasar os salários dos funcionários, mas as comissões não. Era sagrado”.

 

Até agora todos os suspeitos foram convidados a falar o que sabem na CPI da Merenda, sem a necessidade de nenhuma convocação. Outros membros da Cooperativa Orgânica Agrícola familiar devem ser ouvidos pelos deputados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário