Ensino médio de São Paulo não cumpre meta do Ideb
Conforme as séries avançam, o resultado vai ficando mais longe do objetivo. No ensino médio, a nota foi 3,9, e a meta era 4,2
A educação pública do Estado e da capital continua não passando de ano nas séries mais adiantadas. Em compensação, nas séries iniciais, a média foi alcancada, segundo o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado nesta quinta-feira.
Há três categorias no índice: anos iniciais (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental), anos finais (do 6º ao 9º ano) e ensino médio.
Na primeira fase do ensino fundamental, os alunos tanto do Estado quanto da capital superaram a nota estipulada para o ano passado. Para o Estado, a meta era 5,8 e a nota média foi 6,2. Na cidade de São Paulo, os alunos de toda a rede pública tiraram 6,1, acima dos 5,7 projetados.
Mas, conforme as séries avançam, o resultado vai ficando mais longe do objetivo. No ensino médio, a nota foi 3,9, e a meta era 4,2 (veja quadro).
“Esse sistema de educação que temos, com um volume insuportável de conteúdo para os alunos, sem relação com sua realidade, não funciona mais”, disse Claudia Hardagh, professora de educação do Mackenzie.
Ela afirmou que as escolas que vêm dado mais certo –inclusive públicas– têm currículo flexível, salas de aula que são sala de estudo e conteúdo “problematizado”, não solto, facilitando sua compreensão.
Fonte: Metro Jornal São Paulo
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!