rodrigo-maia-dem-rj-preside-sessao-no-plenario-da-camara-para-discutir-a-pec-proposta-de-emenda-a-constituicao-241-a-chamada-pec-do-teto-que-estabelece-limites-de-gastos-publicos-1476116989231 615x300

Acordão de partidos envolvidos na Lava Jato para anistiar caixa 2 será votado na Camara as pressas

 

rodrigo-maia-dem-rj-preside-sessao-no-plenario-da-camara-para-discutir-a-pec-proposta-de-emenda-a-constituicao-241-a-chamada-pec-do-teto-que-estabelece-limites-de-gastos-publicos-1476116989231 615x300

Em meio à ameaça nos bastidores de que seja aprovada uma anistia ao crime de caixa dois, a Câmara dos Deputados aprovou no início da tarde desta quinta-feira (24) um pedido de urgência para a votação do projeto de lei com as chamadas medidas anticorrupção. Votaram a favor 312 deputados, 65 votaram contra e 2 se abstiveram.

Com a aprovação da urgência, o projeto deve ser votado ainda hoje. Deputados articulam para que a anistia seja incluída no texto que será analisado pela Câmara. O caixa dois é o recebimento de doações eleitorais não declaradas à Justiça.

O projeto foi aprovado na quarta-feira em comissão especial da Câmara. O texto do relator, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) não trata da anistia, mas o tema tem sido debatido em conversas reservadas entre os deputados.

 

O texto do projeto anticorrupção cria uma tipificação específica para o crime de caixa dois. Atualmente, apesar de ser considerado uma prática ilegal, o crime de caixa dois não está claramente previsto na legislação e as punições à prática são feitas com base no artigo do Código Eleitoral que pune diversos tipos de omissão em documentos eleitorais.

 

Luciana Genro (PSOL-RS) deu uma declaração sobre a atual situação “Um acordão entre os partidos envolvidos na Lava Jato deve aprovar esta emenda que anistia os crimes de caixa 2. É um golpe na luta contra a corrupção, efeito do acordo de delação feito pelos executivos da Odebrecht. Por certo mais da metade do Congresso será presa se a anistia não for aprovada. Estão em desespero”.

 

lulugenrox

 

 

Fonte: UOL

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário