4-11-16 alexandr nevsky 2

Ceará recebe a Mostra Mosfilm de Cinema Russo e Soviético

 4-11-16 alexandr nevsky 2

 

Cineteatro São Luis, em Fortaleza, sediou a primeira edição da Mostra no Nordeste

 

O Cineteatro São Luis, em Fortaleza (CE), um dos mais tradicionais cinemas do Nordeste recebeu a Mostra Mosfilm de Cinema Russo realizada pelo estúdio em parceria com o Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (CPC-UMES) Filmes, entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Com a presença de grande público, “Aleksandr Nevski”, com direção de Serguey Eisenstein – inteiramente restaurado em 2015 – encerrou a Mostra no último sábado (10). Também foram exibidos “Um Acidente de Caça”, de Emil Loteanu (1978), “Noite de Inverno em Gagra”, de Karen Shakhnazarov (1985), “Cossacos do Kuban”, de Ivan Pyryev (1949 , “A Estrela”, de Nikolai Lebedev (2002), “O Conto do Czar Saltan”, de Aleksandr Ptushko (1966) e “Solaris”, de Andrei Tarkovsky (1972). Foram selecionados títulos representativos de diversos períodos do cinema soviético e pós-soviético, com o máximo de variedade em relação aos gêneros e pelo menos um filme representativo de cada década.

A 3ª edição da Mostra realizada pelo CPC-UMES Filmes em parceria com o Mosfilm – o maior e mais antigo estúdio de cinema da Rússia – e o Cineteatro São Luiz também contou com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Instituto Dragão do Mar.

Para o curador do Cineteatro São Luiz, Duarte Dias, os filmes exibidos na 3ª Mostra Mosfilm de Cinema Russo são clássicos para o cinema. “Restaurados em alta definição dão possibilidade para que o nosso público também tenha contato com esse tipo de cinematografia que é uma cinematografia básica e fundamental para a história do cinema. Influenciou e influencia até hoje varias escolas, inclusive brasileiras. Você não pode pensar em Glauber Rocha sem pensar em Eisenstein, diretor do ‘Aleksandr Nevski’. Você não pode pensar o cinema cearense sem pensar em Tarkovsky, diretor do ‘Solaris’. A mostra nos deu a oportunidade de conhecer filmes além dos clássicos.

“Ficamos muito felizes com essa parceria, porque são filmes que alguns deles, acredito, são inéditos na América Latina e estão vindo aqui pro Ceará. A gente acredita que seja só o inicio de uma parceria duradoura com o CPC-UMES Filmes para exibição de títulos Mosfilm”, afirmou Duarte Dias.

 

Fonte: Hora do Povo (Entrevista de Jailson Silva)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário