ALESP homenageia Professor Eduardo no 13 de Maio
No próximo dia 13 de Maio, será realizado, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, um ato em homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira, líder na luta do povo negro e do povo brasileiro.
Na homenagem, celebrada pelo Congresso Nacional Afro Brasileiro (CNAB) e o SOS Racismo, também serão comemorados os 125 anos da libertação do povo negro da escravidão.
Nosso maior exemplo de inspiração na luta por uma sociedade mais justa e sem preconceitos, o Professor Eduardo foi o primeiro vereador negro da cidade de São Paulo, fundador do CNAB e do Partido Pátria Livre (PPL) e compositor do Hino a Negritude.
Dedicando toda a sua vida pela igualdade e por dignidade aos negros, esteve presente em todas as conquistas e avanços nas últimas décadas, como a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, criada pelo governo Lula em 2003; a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em julho de 2010, considerado pelo professor Eduardo uma prova de que “a verdade vence a impostura”.
O atual presidente nacional do CNAB, Ubiraci Dantas, ressaltou que Professor Eduardo de Oliveira “deixou-nos um legado que levaremos adiante para todos que estão conosco nesta luta e para os que virão depois de nós. Em todas as lutas do nosso povo estava lá o Professor Eduardo, empunhando a bandeira contra o racismo e pela igualdade racial”.
O Professor Eduardo faleceu no dia 12 de julho do ano passado, no auge dos seus 86 anos.
A homenagem acontecerá no Auditório Paulo Kobayashi da ALESP, às 18 horas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!