MEC anuncia Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e prevê a retirada de matérias fundamentais na sua obrigatoriedade

 

 

A última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio foi entregue pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta terça-feira (3). Esta é a segunda etapa na definição das diretrizes do que será obrigatoriamente ensinado nas escolas de todo Brasil.

 

O documento prevê que apenas as áreas de linguagens e matemática deverão ser oferecidas aos estudantes obrigatoriamente nos três anos do ensino médio. As outras áreas podem ser distribuídas ao longo dos três anos a critério das redes de ensino.

 

Neste caso, o que é presente no documento, a BNCC reafirmou elementos contidos na reforma do ensino médio. O primeiro deles diz respeito à retirada da Filosofia como disciplina e como disciplina obrigatória. Agora ela aparece diluída na área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a exemplo do que ocorrerá com as disciplinas de Geografia, História e Sociologia.

 

Levando em conta toda a discussão da reforma do ensino médio, retirar essas matérias da grade curricular é um desastre na educação junto a um retrocesso que não pode figurar a realidade atual de nossa educação. Retirar filosofia, sociologia e as ciências humanas no geral, tende a taxar o futuro da população a falta de informação, a falta de censo critico e lógico.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário