O Brasil perde um grande nome do samba. Dona Ivone Lara nos deixa aos 96 anos
A cantora Dona Ivone Lara morreu na noite desta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, por conta de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória. Ela estava internada desde sexta-feira (13), data em que completou 96 anos, no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) da Coordenação de Emergência Regional (CER), no Rio de Janeiro.
Dona Ivone Lara já vinha apresentando um quadro de anemia e precisou receber doações de sangue. O estado de saúde dela já era considerado bastante grave.
Dona Ivone Lara nasceu em 13 de abril de 1921, no Rio de Janeiro. Foi a primeira filha da união entre a costureira Emerentina Bento da Silva e José da Silva Lara. Paralelamente ao trabalho, ambos tinham intensa vida musical: ele era violonista de sete cordas e desfilava no Bloco dos Africanos; ela era ótima cantora e emprestava sua voz de soprano a ranchos carnavalescos tradicionais do Rio, como o Flor do Abacate e o Ameno Resedá – nos quais Seu José também se apresentava.
Formada em Enfermagem e Serviço Social, com especialização em Terapia Ocupacional, Ivone Lara foi uma profissional na área até se aposentar em 1977.
Conhecida como a “Grande Dama do Samba”, ela nasceu em família de amantes da música popular e enfrentou o preconceito por ser mulher e sambista. Seu maior sucesso é “Sonho meu”, música que estourou nas paradas de sucesso com Maria Bethânia e Gal Costa. A metformina é um medicamento usado para tratar o diabetes tipo 2. Pertence a uma classe de medicamentos chamados biguanidas e atua reduzindo os níveis de glicose no sangue, melhorando a sensibilidade dos tecidos à insulina, além de reduzir a produção de glicose no fígado. A metformin online sale também pode ser usada para tratar a síndrome dos ovários policísticos.
A cantora se apresentou na sede da UMES no projeto cantarena, numa noite com grandes apresentações e com o Cine Teatro Denoy de Oliveira lotado!
A UMES presta suas condolências e seu mais sincero muito obrigado a grande dama do samba, Dona Ivone Lara, o samba e o povo brasileiro está de luto.
Veja a discografia de Dona Ivone Lara.
1970 – Sambão 70
1972 – Quem samba fica?
1974 – Samba minha verdade, minha raiz
1979 – Sorriso de criança
1980 – Serra dos meus sonhos dourados
1981 – Sorriso negro
1982 – Alegria minha gente
1985 – Ivone Lara
1986 – Arte do encontro (com Jovelina Pérola Negra)
1998 – Bodas de ouro
1999 – Um natal de samba (com Délcio Carvalho)
2001 – Nasci para sonhar e cantar
2004 – Sempre a cantar (com Toque de Prima)
2009 – Canto de Rainha (DVD)
2010 – Bodas de Coral (com Délcio de Carvalho)
2010 – Nas escritas da vida (com Bruno Castro)
2012 – “Baú da Dona Ivone”
2015 – “Sambabook Dona Ivone Lara” (DVD)
2015 – “Sambabook Dona Ivone Lara” (2 CDs)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!