UMES se reúne com João Cury, atual Secretário da Educação de São Paulo
Na última quarta-feira, dia 13, o Secretário de Educação João Cury recebeu Lucas Chen, presidente da UMES em seu gabinete para discutir parcerias e reivindicações dos estudantes, com o Estado de São Paulo. Esse encontro foi histórico para a entidade, onde reunir com o secretário e abrir diálogo para fomentar a luta dos estudantes, é um momento único e que representa avanço por meio do governo de São Paulo.
O encontro contou com a presença do presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Luís Sobral; o coordenador de Infraestrutura e Serviços Escolares da SEE, Júlio César Ramos e o coordenador de projetos da UMES, Ulisses José Ramos.
A discussão da UMES se baseou na prestação de contas em relação as promessas e os compromissos realizados do atual Governador de São Paulo, Marcio França, com os estudantes presentes no 26° Congresso da UMES, onde o governador prometeu uma reforma de cada escola presente no congresso. Além disso, discutiu-se também um novo modelo de participação da sociedade na escola, através de um canal participativo para a ampla discussão e melhorias nas instituições escolares.
Dentre todas as discussões, reivindicações e propostas apresentadas, entender a posição do governo sobre a atual reforma do ensino médio, o governo propôs para a entidade participar da comissão de estudo sobre a reforma do ensino médio, onde o governo, a entidade e a sociedade possam discutir sobre o tema e melhora-lo, já que para o governo, essa reforma tem pontos que precisam melhorar e aprimorar.
Na avaliação de Cury, a UMES tem uma visão progressista e uma pré-disposição para construir soluções em conjunto para os desafios que envolvem os estudantes e a escola pública. “Queremos pessoas assim, com apreço ao diálogo, que trabalhem a construção coletiva e permanente, para darmos uma resposta aos nossos alunos que estão angustiados porque recebem informações muitas vezes que não são reais e se preocupam. O pensamento deles é o seguinte: estão decidindo minha vida e não estou participando. Ainda estamos iniciando a discussão sobre o que a gente quer, mas já sabemos o que a gente não quer. Não queremos nada de cima para baixo, onde os alunos fiquem na periferia das decisões que estão sendo tomadas”, finaliza João Cury.
No final da discussão, a secretaria mostrou-se aberta a UMES, e que a entidade possa apresentar projetos que possam contar com a parceria da SEE. A visita e o encontro foram produtivos para ambas as partes e assim começa essa grande parceria histórica que tem a beneficiar e muito a escola pública e os estudantes.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!