INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE – UM DEBATE NECESSÁRIO.

Dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

 

O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. E no bairro do Bixiga, onde fica nosso Cine-Teatro e sede central, já são organizadas há algum tempo diversas atividades de discussão sobre o tema através da Rede Social Bela Vista.

 

Esse ano vamos abrir as portas do Cine-Teatro Denoy de Oliveira ao evento: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE – UM DEBATE NECESSÁRIO.

 

Voltado à educação, nossa proposta é discutir a inclusão de estudantes com qualquer tipo de deficiência na rede de ensino. Se consultarmos os resultados do Censo 2017 veremos que existem problemas em toda rede, desde a educação infantil até o ensino médio.

 

O levantamento demonstra que no Brasil, apenas 26,1% das creches e 25,1% das pré-escolas têm dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida e 32,1% das escolas de educação infantil possuem banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Em relação ao ensino fundamental os dados são muitos parecidos, tendo apenas 29,8% das escolas com vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida e apenas 39,9% banheiros adequados para o mesmo público.

 

Já no ensino médio a coisa melhora um pouquinho, tendo banheiro disponível em 62,2% das escolas, já em relação à adequação das vias e dependências para o mesmo público, o percentual é de 46,7%.

 

Contudo, o número de matrículas desse público sobe todos os anos em ritmo diferente da adequação que a sociedade precisa para dar a eles o acesso a um direito que é de todos: educação pública, gratuita e de qualidade.

 

O debate será realizado no dia 18 de setembro, terça-feira, às 15h00.

 

Debatedores confirmados:

 

Marinalva Cruz – Secretária Adjunta Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo.

 

 

Eliane Lemos – Psicóloga especialista no atendimento da pessoa com deficiência, Mestre em distúrbios do desenvolvimento e Diretora da Ong Entrerodas.

 

 

Professora Lara Souto Santana – Coordenadora de Projetos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário