3

Hoje no Caetano de Campos da Aclimação os estudantes amanheceram em luta.

3

 

Com uma assembleia convocada pelo grêmio, os estudantes reivindicam que não sejam remanejadas de turno 3 turmas de sétimo ano do período da tarde para o período da manhã.

 

A medida não foi informada ao Conselho escolar, APM ou Grêmio estudantil e é decisão exclusiva da direção da unidade que não esclarece o motivo para tal. Sem discussão com a comunidade escolar a direção informou em reunião de representantes de turma a decisão após esta já ter sido tomada.

 

4Com a assembleia já iniciada, a escola torna-se alvo da ação da Polícia Militar, que com pelo pelos oito policiais entram na escola sob pretexto de investigar um crime. Com um aparato completamente desmedido, a forte presença de policiais armados e sem nenhum mandado que justificasse a ação, a única medida efetiva da PM foi de intimidar a mobilização estudantil e revistar um aluno do 8° ano.

 

A assembleia deliberou a redação de um abaixo-assinado que será entregue à Diretoria Regional de Ensino responsável e também para a direção da unidade.

 

Nós conhecemos bem de perto o histórico de luta dos estudantes do Caetano, mais recentemente a2 escola foi uma das mais de 100 escolas ocupadas em 2015, quando estudantes lutaram contra a medida de reorganização escolar proposta pelo então governador Geraldo Alckmin. A falta de diálogo com a comunidade escolar e principalmente com os estudantes foi uma das pautas levantadas pelo movimento, que não aceitava a imposição de uma reorganização que visada o remanejamento de milhares de estudantes para outras escolas e turnos sem ser levada e consideração a opinião dos mais afetados, os estudantes.

 

Então para aqueles que não nos ouvem, estamos bem dispostos a lutar. Não vão no calar!

 

Lucas Chen afirmou que “Não aceitamos Nenhuma forma de autoritarismo! Desde a imposição arbitrária da decisão da diretoria até o aparato desmedido da PM que sem dúvidas foi acionada não Para mediar. Repudiamos essa ação e esperamos que o posicionamento de qualquer instituição seja para resolver os conflitos e não para tensionar ainda mais decisões complexas como essa. Por fim, está provado que a decisão de transpor as salas não melhora em nada o ensino, pelo contrário, sucateia superlota e atrapalha organização. Todo o nosso apoio aos estudantes por meio do Grêmio, e aos professores”.

 

Abaixo publicamos a nota do Grêmio estudantil:

 

Nota de esclarecimento: Hoje na escola Caetano de Campos (Aclimação), foi organizado um ato do Grêmio estudantil juntamente aos representantes de classe, onde se reuniram todos os alunos presentes no pátio da escola para discutir com a diretora a respeito do deslocamento de série, que não foi consultado pelo corpo discente ou docente da escola.


Um ato totalmente pacífico, mas que infelizmente houve a presença da polícia militar que até chegou a realizar a revista em um dos alunos do 8°Ano.

Mas fora a tentativa de opressão o ato democrático ocorreu da melhor forma com participação dos alunos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário