Você sabia que hoje é o dia da previdência social?
A criação desta data homenageia a Lei Eloy Chaves, a qual foi criada em 24 de janeiro de 1923, e que é considerada a primeira lei destinada à previdência social no Brasil.
Com esta lei, surgiu a Caixa de Aposentadoria e Pensões que, inicialmente, servia para beneficiar os empregados (e seus familiares) das empresas de estradas de ferro do país.
Previdência social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de seus familiares em casos de acidentes, invalidez, morte, prisão e velhice, por exemplo.
Hoje, infelizmente, a previdência social vem sofrendo diversos ataques e quem sofre com isso é o povo trabalhador.
O presidente da Confederação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Brasil (COBAP), Warley Martins, explica que além de reduzir o valor mínimo do benefício, a proposta do governo Bolsonaro “desconsidera as diferenças exorbitantes de trabalho entre homens e mulheres, que ainda hoje encaram jornadas duplas de trabalho, e dos trabalhadores rurais, que se expõem a condições físicas de trabalho exaustivas”. O dirigente também criticou outro ítem da propostas que prevê o índice de reajuste dos benefícios apenas pela inflação, o que significa que o aposentado não terá ganho real em suas aposentadorias.
“A COBAP luta há anos contra a perda do poder de compra dos aposentados, que é resultado dessa desigualdade de reajuste entre o salário mínimo e o benefício. Se aprovar essa proposta, o futuro governo atesta que quer cobrar do trabalhador brasileiro toda a crise advinda da corrupção e má gestão da previdência, que comprovadamente, não é deficitária”, afirmou Warley.
(Trecho tirado do Jornal Hora do Povo)
Que este 24 de janeiro nos lembre de que, na verdade, todo dia é dia de lutarmos pelos nossos direitos e conquistá-los cada vez mais.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!