CINEMA-COM-PARTIDO-1

CPC-UMES estreia “Cinema com Partido – Mostra Democrática”, no dia 9 de março

CINEMA-COM-PARTIDO-1Mostra estreia, no dia 9 de março, com o filme “O Vento Será Tua Herança”

 A história das lutas sociais e democráticas abordada através de um panorama do cinema mundial é o tema da mostra Cinema com Partido – Mostra Democrática, que a partir de 09 de março fará parte da programação semanal do Cine-Teatro Denoy de Oliveira no bairro do Bixiga, em São Paulo.

Organizada pelo Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES) a mostra apresentará 38 filmes de 11 cinematografias – todos com temas que o cinema universal tem abordado e denunciado ao longo do tempo. 

A mostra – inclusive pelo título – é uma resposta à tentativa de institucionalizar aberrações como a proposta da “Escola sem Partido” ou o retorno das teses criacionista ou terraplanistas – que ressurgiram do fosso com a ascensão de Bolsonaro.

Lucas Chen, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES-SP) registra a importância do cinema como linguagem e veículo de debate.

“Ao contrário do obscurantismo e ignorância pregadas pelo atual governo, nossa ideia de mostra democrática é usar a linguagem cinematográfica para refletir e debater sobre as questões históricas e sociais”. Segundo Lucas Chen, a ideia é convidar professores, cientistas e especialistas para qualificar os debates e aprofundar os temas abordados pelos filmes.

“Além de uma tentativa de silenciar o debate, o pensamento e a organização, essa proposta de Escola sem Partido é uma proposta anticientífica e de negação da história”, diz o presidente da entidade que representa mais de 4 milhões de estudantes secundaristas da cidade de São Paulo. “Especialmente em um momento como esse, nós tomamos partido pela educação, pela democracia e contra a ignorância”.

“Trabalhadores sem direitos, colonialismo; imperialismo; racismo; discriminação das mulheres; extermínio das populações indígenas; degradação do meio-ambiente; ciência e escola sob censura de pretensos intérpretes das Escrituras; aversão à democracia e seu fundamento, o livre debate entre partidos políticos; exaltação das ditaduras, do pensamento único, da violência, da intolerância, da corrupção, da hipocrisia (qualquer semelhança com o governo da família de Bolsonaro será mera coincidência?)”, apresenta a chamada da entidade para a mostra. “Para a extrema-direita, isto é doutrinação. Para as correntes de opinião comprometidas com a democracia é cultura e arte”.

A programação da mostra em 2019 contará com filmes dos Estados Unidos (13), França (2), Inglaterra (3), Itália (6), Espanha (2), União Soviética (2), Índia (1), Israel (1), México (1), Argentina (1), Brasil (6).

Na estreia da mostra, dia 09, será exibido o filme O Vento Será Tua Herança, de Daniel Petrie (1999). O filme é baseado no “Processo do Macaco de Scopes” – como foi chamada a ação do Estado do Tennessee contra o professor de biologia John Thomas Scopes, julgado em 1925 por ensinar a Teoria da Evolução numa escola pública. “Criacionismo e Escola sem Partido já exalavam forte bolor há 100 anos…”, comenta a entidade.

O Cine-Teatro Denoy de Oliveira é uma referência no bairro do Bixiga por conta das mostras de cinema gratuitas – a permanente de cinema italiano é uma das que tem público cativo às segundas-feiras à noite.

A mostra Cinema com Partido – Mostra Democrática é gratuita e acontecerá sempre aos sábados, às 10h da manhã.

A programação e sinopse dos filmes apresentados podem ser consultadas aqui.

 

 

PRISCILA CASALE

 Por  Publicado em 25 de fevereiro de 2019

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário