22º Congresso da UMES reúne 900 estudantes e elege Rodrigo Lucas presidente

O 22º Congresso da UMES, realizado no último dia 20 de junho, no Espaço Banespa, reuniu cerca de 900 estudantes, sendo 695 delegados, representando 110 escolas de todas regiões da cidade de São Paulo.

A chapa “Caras Pintadas nas ruas: Eu quero outra escola!” foi eleita por unanimidade e levou Rodrigo Lucas Paulo à presidência da entidade. “Essa nova gestão vai lutar como nunca, com garra, coragem e determinação para conquistar uma educação de qualidade”, afirmou Lucas.

Agradecendo a dedicação dos seus antecessores na direção da entidade, Priscila Casale e Dener Sousa, presidente e vice-presidente, respectivamente, Rodrigo fez uma homenagem a seus companheiros: “Gostaria de fazer uma homenagem a estes companheiros, que nesta última gestão, foram a nossa referência, e ficarão lembrados pelo grande trabalho que realizaram”, disse, sendo calorosamente aplaudido pelos participantes.

Durante a Abertura do Congresso, que contou com a presença de diversas entidades do movimento estudantil, sindical e políticos, a UMES relembrou os 20 anos de impeachment do Collor. Gislaine Caresia, presidente da UMES na época, participou da solenidade, num emocionante encontro de gerações resgatando a luta da entidade contra o neoliberalismo e as privatizações.

Estiveram presentes ainda Manoela Braga, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); Michelle Bressan, secretária-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE); Valério Bemfica, representante do Ministério da Cultura; Ubiraci Dantas, presidente da CGTB; Miguel Manso, presidente estadual do Partido Pátria Livre e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo; Juvândia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários; os diretores da APEOESP Maria Sufaneide e Roberto Guido; a presidente da Microcamp, Marlene Rito, a Presidente da Federação de Mulheres Paulistas, Lídia Correa; Katu Silva, vice-presidente da UEE; o presidente da União dos Moradores do Paraisópolis, Gilson Rodrigues; Gabriel Alves, presidente do CPC-UMES; João Vidal, secretário de Juventude da UGT; o presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS) Carlos Eduardo, e Osvaldo Lemos, presidente do Conselho Municipal de Juventude.

Na parte da tarde, os estudantes participaram de três mesas de debates: “Eu quero outra escola! Mais educação, menos juros!”, “Grêmio em cada escola! Todo estudante com carteirinha da UMES!” e “Valorização da cultura brasileira”.

Após os grupos, foi realizada a plenária final que elegeu a nova diretoria da entidade. Ao som de “1, 2, 3, 4, 5, mil quero outra escola para mudar o meu Brasil”, centenas de estudantes aprovaram por aclamação as propostas apresentadas na plenária final. Veja abaixo, as resoluções do 22º Congresso da UMES:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário