7° Batizado e troca de Graduações é um sucesso
O Projeto de capoeira da UMES realizou o seu 7º Batizado e troca de graduação, o evento ocorreu na UESP (União das escolas de samba paulista), nos dias 28 e 29. Entre os dois dias de Batizado estima-se que participaram mais de 200 pessoas, o evento contou com a participação de grupos tradicionais da capoeira.
No primeiro dia de evento ocorreu uma roda de abertura que contou com a participação do projeto de capoeira da UMESPA (União metropolitana dos Estudantes de Porto Alegre) que teve como inspiração para a criação do seu projeto o próprio grupo de capoeira da UMES.
O segundo dia de evento foi carregado de atividades e oficinas, logo às 10h da manhã ocorreu uma vivência infantil com o Mestre Adelmo, depois da oficina ás 11h, começou o batizado dos alunos do QLC (Quilombolas de Luz Capoeira). No período da tarde iniciou uma oficina de dança afro com a professora Marilene Almeida e logo começou o batizado dos alunos do GGC (Grupo Geração Capoeira), onde o primeiro aluno do projeto Islan Gonsalves – o Ligeiro, como é conhecido na capoeira – se formou e pegou a corda de graduado, se tornando o primeiro graduado formado pelo projeto de capoeira da UMES.
O 7º Batizado e troca de graduação, homenageou Chico da Matilde, popularmente conhecido como Dragão do Mar.
Chico da Matilde nasceu em no dia 15 de abril de 1839, em Aracati, município no litoral leste do Ceará e se tornou um líder jangadeiro, Em 1881 cravou seu nome na história como o lendário Dragão do Mar, deflagrando uma greve de seus companheiros contra o transporte de escravos no estado do Ceará que mais tarde se tornou o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão.
Para Pavio, professor e coordenador do projeto de capoeira da UMES “O Brasil vive um momento muito conturbado, é muita incerteza, mas se esse governo se fortalecer se transformará em certeza, certeza de dias piores. Um governo totalitário destrói qualquer nação.
Lembrar da história de luta dos nossos heróis e resgatar o espírito dela é necessário para este momento, pois corremos o risco de voltar a escravidão e numa condição pior, porque vem com um fascismo em ascendência.
Este é o momento de juntarmos as forças, sejam elas de direita ou esquerda, para barrar este retrocesso que é o governo Bolsonaro.
A história do Dragão do Mar mostra um momento, onde por conta de uma seca, causou uma recessão enorme no Ceará, uma parte dos grandes fazendeiros resolveram vender seus escravos para o sul do país e alguns começaram a defender o fim da escravidão e o Chico da Matilde entra e cena neste período e soma forças com essa parcela e consegue acabar com o embarque de escravos no Ceará e o governo de lá apoia e a elite também, ou seja ele conseguiu unir uma frente para acabar com a escravidão e deu certo , hoje precisamos de uma frente para acabar com o retrocesso e Dragão do mar nos ensinou que para isso é necessário juntar todas as forças, sejam amigas ou não. “Assim se constrói uma nação”
O Evento terminou com um churrasco de comemoração pelo sucesso do batizado.
Em breve fotos do evento!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!