romana1

Assista ao filme “A Romana”, de Luigi Zampa, na Mostra Permanente de Cinema Italiano!

romana1

 

 

O Cine-Teatro Denoy de Oliveira apresenta: Mostra Permanente de Cinema Italiano

 

Chegando ao 5º ano e com mais de 150 filmes exibidos, neste ano vamos exibir 40 obras de 23 cineastas e, pelos olhos de cada um deles, a história da Itália e da humanidade nos é apresentada: a sátira social da “commedia all’italiana” de Luciano Salce, o realismo fantástico de Federico Fellini, o registro das condições de vida dos trabalhadores rurais por parte de Ermanno Olmi, as angústias da vida entediada da burguesia italiana – uma marca de Michelangelo Antonioni – e a impressionante luta de um povo contra o fascismo é assim exibido, sem rodeios, pelo neorrealismo de Roberto Rossellini e Luigi Zampa. 

Durante a 5ª edição, traremos também alguns dos lançamentos mais recentes da cinematografia italiana, que nos mostra que essa continua sendo uma das maiores do mundo. Todas as segundas às 19 horas com entrada franca!

 

 

17/02 – 19H: “A ROMANA”, DE LUIGI ZAMPA

 

SINOPSE

Durante a era fascista, Adriana Silenzi (Gina Lolobrigida) é induzida pela mãe, que é amargurada por uma vida de pobreza, a usar a beleza de sua filha como instrumento de ascensão social, induzindo-a a se tornar modelo e tentando convencê-la a se casar com um homem rico, mesmo que não tenha sentimentos por ele. 

Adriana, por sua vez, conhece Gisella, que lhe convida a entrar para a vida de prostituição, atendendo a homens ricos, como o líder fascista Astarita, que se apaixona por Adriana. Muito mais do que a história da vida de uma mulher pobre sob o regime fascista, essa é uma história sobre a crise moral de uma sociedade e o que um ser humano pode ser forçado a fazer para sobreviver a tal tirania.

O DIRETOR

Luigi Zampa nasceu em 1901 em Roma. Estudou Engenharia e, nesse período, ele escreveu algumas comédias, entre 1930 e 1932, além de, em 1933, dirigir seu primeiro o curta-metragem documental “Risveglio Di Una Cittá”. Logo após, estudou Roteiro e Direção no consagrado Centro Sperimentale di Cinematografia, entre os anos 1932 e 1937. Sua atuação como diretor de longa se deu com “L’Attore Scomparso” (1941), tendo dirigido filmes como seu primeiro sucesso, o premiado “Viver em Paz” (1947), indo clássicos como “Campane a Martello” (1949) e “Anni Ruggenti ” (1962). Em suas obras, o entretenimento está intrinsecamente ligado à notação de costumes decorrente da observação do comportamento italiano diante de mudanças na sociedade.

 

 

Confira nossa programação completa: http://bit.ly/CinemaItaliano2020

 

 

SERVIÇO

Filme: A Romana (1954), de Luigi Zampa

Duração: 108 minutos

Quando: 17/02 (segunda-feira)

Que horas: pontualmente às 19 horas

Quanto: entrada franca

Onde: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista (Sede Central da UMES SP)

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário