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Só hoje e amanhã: Assista grátis “Às seis da tarde, depois da guerra”

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O CPC-UMES Filmes e o Sputnik Brasil apresentam “Às seis da tarde, depois da guerra”, do diretor Ivan Pyriev.

Desde o mês de abril, o CPC-UMES Filmes e o portal Sputnik Brasil disponibilizam gratuitamente filmes russos e soviéticos do Estúdio Mosfilm. Cada filme fica disponível ao público por meio do youtube por dois dias. Oferecendo ao público o melhor da cultura russa nesses tempos de quarentena.

A iniciativa faz parte das comemorações do 75º aniversário da Vitória da humanidade contra o nazismo.

 

Clique aqui e veja o filme “Às seis da tarde, depois da guerra”:

 

Seis da tarde

 

 

Às Seis da Tarde, Depois da Guerra

Ivan Pyriev (1944), com Evgueny Samoilov, Marina Ladynina, Ivan Lyubeznov, URSS, 100 min.

 
Sinopse

Na despedida, eles juraram reencontrar-se, não importava o que acontecesse, às seis horas da tarde depois do final da guerra, na Ponte da Pedra, em Moscou. A promessa seria capaz de resistir aos golpes do destino, durante os anos de terríveis combates? Partindo deste tema pouco convencional para um musical, a parceria entre o diretor Ivan Pyriev e o compositor Tikkon Khrennikov repetiu o êxito de “Encontro em Moscou”, realizado em 1941. “Às Seis da Tarde, Depois da Guerra” foi lançado em 1944. A guerra só terminaria no ano seguinte. 

 
Direção: Ivan Pyriev (1901-68)

Nascido na aldeia de Kamen-na-Obi, oeste da Sibéria, Ivan Aleksandrovich Pyriev iniciou a carreira no Teatro Proletkult e contracenou com Grigori Alexandrov no curta-metragem “Diário de Glumov” (Eisenstein, 1923). Estreou como diretor de cinema com “Mulher Estranha” (1929). Em seguida vieram “Funcionário do Governo” (1930), “A Transportadora da Morte” (1933) e “O Cartão do Partido” (1936).


Entre os anos 1938-49 dirigiu sete musicais: “A Noiva Rica” (1938), “Tratoristas” (1939), “A Bem-Amada” (1940), “Encontro em Moscou” (1941), “Às Seis da Tarde, Depois da Guerra” (1944), “Conto da Terra Siberiana” (1947) e “Cossacos de Kuban” (1949), dividindo com Grigori Alexandrov a condição de diretor mais bem sucedido do país no gênero. Realizou também o drama de guerra “Os Partisans” (1942). Em 1951 dirigiu, em parceria com o cineasta holandês Joris Ivens, o documentário “Vitória da Amizade”. Em 1954 concluiu “Devoção”.


Fundador da União dos Cineastas Soviéticos e membro do Soviete Supremo da URSS, Pyriev recebeu seis prêmios Stalin (1941, 1942, 1946, 1946, 1948, 1951) e foi diretor do Estúdio Mosfilm entre 1954 e 1957. Sua produção no período kruschevista ficou restrita a cinco películas, três das quais adaptações dos clássicos de Dostoievsky: “O Idiota” (1958), “Noites Brancas” (1959) e “Os Irmãos Karamazov” (1969), este último concluído por Kirill Lavrov e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Os outross dois filmes do período foram “Nosso Amigo Comum” (1961) e “A Luz de Uma Estrela Distante” (1965).

 
Argumento Original: Viktor Gusev (1909-44)

Nascido em Moscou, Viktor Mikhailovich Gusev foi poeta, dramaturgo e letrista de célebres canções como “Campo, Meu Campo” e “Do Outro Lado do Rio Kama”. Graduou-se na Faculdade de Literatura e Arte da Universidade de Moscou, em 1931. “Caminhada das Coisas”, seu primeiro livro de poesia, foi publicado em 1929, seguido de “Os Heróis Vão Para o Kholkoz” (1931) e “A Palavra do Líder da Equipe” (1932). Voltou-se para a dramaturgia nos anos seguintes, escrevendo as peças “Glória” (1935), “Amizade” (1938), “A Moscovita” (1942), “Sua Canção” (1942) e “Os Filhos de Três Rios” (1944). Criou especialmente para cinema os argumentos de “Encontro em Moscou” e “Às Seis da Tarde Depois da Guerra” (Ivan Pyriev, 1941 e 1944 respectivamente), mas suas histórias também foram adaptadas para os filmes “Primavera em Moscou” (Iosif Kheifits e Nadezhda Kosherova. 1953) e “Ivan Rybakov” (Yelena Skachko, 1961).

 

Música Original: Tikhon Khrennikov (1913–2007)

Tikhon Nikolayevich Khrennikov nasceu em Yelets (Rússia Central). Estudou piano e composição no Conservatório de Moscou (1932-36). Tornou-se conhecido pelas canções que compôs para “Muito Barulho Por Nada”, de William Shakespeare, produção de 1936 realizada no Teatro Vakhtangov.  A “Canção de Moscou”, feita para a trilha do primeiro musical que realizou com Ivan Pyriev (“Encontro em Moscou”, 1941), obteve sucesso popular imediato e duradouro. Foi Secretário-geral da União Soviética de Compositores (1948-91) e ativo concertista durante toda a vida. Crítico do vanguardismo e do formalismo, escreveu três sinfonias, concertos para piano, violino e violoncelo, óperas, operetas, balés, música de câmara e trilhas para cinema. Entre seus filmes mais conhecidos, estão: “Às Seis da Tarde, Depois da Guerra” (Ivan Pyriev, 1944), “Amigos Verdadeiros” (Mikhail Kalatozov, 1954), “Balada Hussarda” (Eldar Ryazanov, 1962) e “Guardiões da Noite” (Timur Bekmambetov, 2004). Em 1970, a trilha que compôs para a primeira versão de “A Mãe” (Vselvolod Pudovkin, 1926) substituiu a música de David Blok, que havia sido introduzida em 1935.

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