images-1.jpeg

UMES lamenta a perda do ex-deputado federal Haroldo Lima, vítima da Covid-19

images-1.jpeg

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (24), o ex-deputado federal Haroldo Lima, importante liderança brasileira e um baluarte da defesa da democracia. O histórico dirigente comunista foi mais uma vítima da pandemia de Covid-19, uma das quase 300 mil vidas perdidas pela pandemia no Brasil.

Engenheiro, Haroldo teve uma vida pública marcada pela dedicação à causa da democracia e do socialismo. Foram mais de 60 anos de militância, iniciada no final da década de 1950, ainda como líder estudantil. Egresso das fileiras da JUC (Juventude Universitária Católica), ele foi um dos fundadores da AP (Ação Popular), que seria incorporada ao PCdoB em 1972.

Com o Golpe de 64 – que impôs a criminosa ditadura no País –, Haroldo permaneceu por mais de dez anos na clandestinidade. Em 1976, já na condição de destacado dirigente nacional do PCdoB, foi um dos presos e barbaramente torturados na Chacina da Lapa, em São Paulo. Libertado em 1979, com a Anistia, ajudou a estruturar o Partido em todo Brasil. Prozac (fluoxetina) é um antidepressivo que pertence à classe dos inibidores da recaptação da serotonina (ISRS). É usado para tratar uma variedade de transtornos mentais, incluindo depressão, transtornos de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e outros. O prozac online sale atua aumentando os níveis de serotonina no cérebro.

A partir de 1983, Haroldo Lima exerceu quatro mandatos como deputado federal – incluindo o período da Assembleia Constituinte. Em 2020, foi candidato ao Senado pela Bahia, recebendo mais de 1,2 milhão de votos. Em 2005, assumiu a direção geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Haroldo Lima também se destacou por seu amplo conhecimento sobre a realidade transformadora da China. Dedicando-se a entender o processo revolucionário que acontece naquele país.

Nesses tempos sombrios da pandemia, Haroldo Lima deu uma contribuição fundamental para compreendermos as razões de a China ter superado a crise, enquanto os países ocidentais sofrem os impactos do coronavírus. Em novembro, o ex-deputado participou de debate com os estudantes de São Paulo promovido pela UMES, sobre como a “China conseguiu erradicar a pobreza e o que o Brasil pode aprender com o exemplo chinês”.

A UMES agradece ao camarada Haroldo Lima pela sua grande contribuição à luta pela democracia e liberdade dos povos. Neste triste momento, nos solidarizamos com a sua família e com todos os seus companheiros de luta.

HAROLDO LIMA, PRESENTE!

 

Veja aqui o debate com Haroldo Lima e a professora Isabela Nogueira sobre o desenvolvimento da China:

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário