No Dia do Estudante, UMES lança a campanha: “Todo Estudante com Título na Mão”
Estudantes de todas as regiões da cidade de São Paulo realizaram nesta quarta-feira, 11 de agosto, o ato contra o governo Bolsonaro. Neste Dia do Estudante a UMES lançou também a campanha “Todo Estudante com Título na Mão”, para garantirmos a participação dos jovens nas eleições e na defesa da democracia.
Centenas de jovens participaram do ato, o primeiro realizado pelos estudantes após o avanço da vacinação e a retomada das aulas presenciais. A manifestação pelo Fora Bolsonaro foi convocada pelas entidades estudantis que denunciam os crimes cometidos pelo governo contra os estudantes e contra a população brasileira.
“Tivemos estudantes de toda a cidade para defender a vida de todos os brasileiros, para defender a democracia e o direito ao voto. A juventude rejeita Bolsonaro e vamos derrubá-lo”, disse Lucca Gidra, diretor de Cultura da UMES.
Jeferson Santos, diretor da Zona Leste da UMES, considera que Bolsonaro “representa o retrocesso para o nosso país no desenvolvimento nacional, na educação, na ciência”. “É justamente por isso que os estudantes que foram linha de frente em todas as batalhas do povo brasileiro precisam lutar para barrar este Governo. Bolsonaro representa a morte, o fascismo e que é contra a democracia do país”.
“Nós estudantes somos a vanguarda na defesa dos direitos e da democracia”, destacou Jeferson.
“Todo Estudante com Título na Mão”
Durante o ato do Dia dos Estudantes, a UMES lançou a campanha de alistamento eleitoral “Todo Estudante com Título na Mão”.
O objetivo é o de ampliar a participação dos jovens nas eleições. “A maior reprovação ao bolsonarismo se dá na juventude. Em tempos de ameaça à democracia, precisamos reafirmar a importância do direito que temos ao voto. Bolsonaro tenta atacar este direito então temos que defendê-lo”, ressaltou Lucca.
“Mais de 70% dos jovens rejeitam Bolsonaro. Ele representa tudo que nós somos contra. No entanto, o número de eleitores entre 16 e 17 anos segue baixo. Nossa campanha tem o objetivo de aumentar a força da juventude nas eleições”, destacou o líder estudantil.
“Os protestos que temos realizado já provaram que podemos derrotar Bolsonaro das ruas. Vamos ampliar a participação dos jovens na eleição e também derrotar bolsonarismo nas urnas”, disse.
Leia abaixo a íntegra do texto do manifesto:
Campanha de alistamento eleitoral dos alunos do Ensino Médio
TODO ESTUDANTE COM O TÍTULO NA MÃO
#FORABOLSONARO
No último período vimos grandes manifestações contra Bolsonaro em todo o país – manifestações com enorme participação da juventude.O grande número de estudantes contra seu governo confirma o que as pesquisas têm registrado. A parcela da população que mais rejeita Bolsonaro está entre 16 e 24 anos de idade: 73% de desaprovação.
Essa rejeição é fruto do que ele tem mostrado desde que assumiu a presidência. Pessoa ruim, mentirosa, grosseira, ignorante, egoísta, truculenta, corrupta, incapaz de qualquer sentimento bom pelo próximo. Não é à toa que esse sujeito desumano tem conduzido nosso país para uma crise sem precedentes, com centenas de milhares de mortos, milhões de desempregados, sem saúde e sem escola.
Como se isso não bastasse, Bolsonaro ataca de modo cada vez mais violento o processo eleitoral brasileiro. No lugar da urna eletrônica quer impor o voto impresso em papel, um retrocesso que corresponderia a trocar o telefone celular pelo velho orelhão de ficha. O objetivo da manobra é claro. Tumultuar o processo eleitoral para abrir caminho a um golpe de Estado que instaure no poder a ditadura da família Bolsonaro.
Para impedir que isso aconteça, precisamos usar todos os meios ao nosso alcance. As manifestações na rua e nas mídias sociais são uma arma importante, mas não são tudo. Temos que fazer valer também o nosso direito de voto. Os jovens têm direito a votar desde os 16 anos. É um direito garantido pela Constituição.
No Brasil, há seis milhões de jovens com 16 e 17 anos. Porém, apenas um milhão possuem o título de eleitor. Na cidade de São Paulo, o número de jovens com 16 e 17 anos ultrapassa os 300 mil. Mas só 17,5 mil têm título de eleitor.
Está na hora de mudarmos radicalmente essa situação.
Para que nosso repúdio a Bolsonaro se manifeste nas urnas é preciso que todos que têm direito tirem o título de eleitor. E votem.
A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES-SP) está iniciando hoje, 11 de agosto, Dia do Estudante, a Campanha de Alistamento Eleitoral dos Alunos do Ensino Médio. Conclamamos todas as forças vivas da Nação a apoiarem essa campanha e a realizarem suas campanhas específicas para que nenhuma possibilidade de voto contra Bolsonaro – e tudo de ruim que ele representa – seja desperdiçada.
São Paulo, 11 de agosto de 2021
União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES-SP)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!