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Ministro da Educação defende a exclusão dos estudantes com deficiência das escolas públicas

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Em diversas oportunidades, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu a exclusão de crianças com deficiência das escolas regulares de ensino. Segundo ele, os estudantes com necessidades especiais “atrapalham o aprendizado dos outros” e há inclusive aqueles em que “é impossível a convivência”.

A fala do ministro do governo Bolsonaro é preconceituosa e busca segregar os estudantes portadores de deficiências do ambiente escolar. Ao se colocar contra o que chama de “inclusivismo” – onde os alunos seriam, na visão do ministro, jogados dentro da sala de aula sem qualquer acompanhamento especial – Milton Ribeiro ignora o fato de a escola pública ser um ambiente plural, de convivência e aprendizado para todos.

Muitas vezes, inclusive, a escola pública regular é a única alternativa para que crianças com deficiência tenham acesso ao ensino. Ao invés de fortalecer as ferramentas para que estas crianças tenham acompanhamento especial e uma educação verdadeiramente inclusiva, o ministro prefere dizer que os estudantes “atrapalham”.

O ministro não pretende garantir que estas crianças tenham acesso à Educação de qualidade. O objetivo deste governo é o de excluí-las do convívio social e colocá-las à margem da sociedade.

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