Lindolfo, presente!
Perder pessoas queridas sempre dói.
Na madrugada desta quinta-feira (25), nos despedimos de um grande amigo: Lindolfo dos Santos Neto, histórico sindicalista de São Paulo.
Lindolfo, que sempre se colocou na defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros, era também um grande apoiador da luta dos estudantes da nossa cidade e do nosso país.
Ele também era pai de Pedro Ivo e Julia Correa, que durante a juventude, se dedicaram à militância e se somaram às fileiras da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, a nossa UMES.
Nascido em 1951, na cidade de Lorena (SP), Lindolfo era operário químico e começou sua militância em 1974, na resistência à ditadura militar. Ele foi membro do MR8 – Movimento Revolucionário 8 de Outubro, e se notabilizou ao liderar uma greve na fábrica da Gessy Lever, em 1978, tornando-se uma referência da oposição no Sindicato dos Químicos de São Paulo. Lindolfo também atuou nos movimentos de moradia e nas lutas populares na periferia, em especial na região de Pirituba, ao lado de sua companheira Lídia Correa, vereadora por três mandatos na cidade de São Paulo.
Liderança política fundamental, Lindolfo foi dirigente do PMDB e do PPL – Partido Pátria Livre, ajudando na formação de inúmeros militantes. Com a incorporação do PPL ao PCdoB, em 2019, foi eleito para o Comitê Central do Partido.
Em 2015, durante histórica ocupação contra o fechamento de escolas em São Paulo, Lindolfo e Lídia participaram de ato em frente à EE Maria José em apoio aos estudantes secundaristas e repúdio à agressão sofrida ao então presidente da UMES, Marcos Kauê.
A UMES se despede do nosso grande amigo com um profundo sentimento de gratidão pelas contribuições de Lindolfo ao povo brasileiro.
Lindolfo, presente!
Hoje e sempre!
São Paulo, 25 de novembro de 2021
UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES
SECUNDARISTAS DE SÃO PAULO – UMES
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!