INFANCIA folheto coringa 04 1

Cine-Teatro Denoy de Oliveira recebe ensaio aberto da peça “Infância”, da obra de Graciliano Ramos

No próximo dia 14 de dezembro, o Cine-Teatro Denoy de Oliveira receberá um ensaio aberto da peça “Infância”, de Ney Piacentini e Alexandre Rosa.INFANCIA folheto coringa 04 1

A obra Infância é a transcrição cênica e musical a partir do livro homônimo de Graciliano Ramos, publicado em 1945. No romance o escritor alagoano descreve seus primeiros anos de vida até a puberdade: a dura vivência com a família, a difícil alfabetização e sua gradativa aproximação aos livros. 

Sem perder o primor literário, o leitor acompanha a trajetória rudimentar do garoto no interior dos Estados de Alagoas e Pernambuco e o incipiente surgimento de uma criatura interessada no mundo das letras.

Segundo Ney Piacentini, a adaptação do livro à cena, atualmente em processo, vem sendo experimentada sob diversos ângulos. Por exemplo, a transformação do narrador adulto na criança que ele descreve de si mesmo, ou o desdobramento do autor nos vários personagens que compõem o romance. 

“Até o momento, optamos por manter a versão do próprio Graciliano, na qual descreve os episódios de sua meninice, guardada a diferença de idade entre a maturidade e suas memórias infantis. Recorte que prioriza a falta de trato de sua educação familiar, a precariedade do ambiente escolar e as dificuldades na incursão na arte de ler e escrever’”.

GRACILIANO

O escritor Graciliano Ramos, que completa 130 anos de nascimento em 2022, é autor de clássicos da literatura brasileira como Vidas secas e São Bernardo. 

Na sua trajetória também constam as atividades de prefeito de Palmeira dos Índios e diretor da Instrução Pública do Estado de Alagoas (cargo relativo ao de secretário de Educação). Escreveu os romances: Caetés, Angústia e Memórias do cárcere. 

Foi autor de crônicas e contos reunidos nos livros: A terra dos meninos pelados, Pequena história da República, Histórias incompletas, Insônia, Viagem, Linhas tortas, Viventes das Alagoas, Alexandre e outros heróis, entre mais obras. Foi jornalista, tradutor, inspetor de ensino e militante político, tendo ganho diversos prêmios pelas suas obras.

SERVIÇO

O ensaio aberto de “Infância” será realizada no dia 14 de Dezembro, às 19 horas, no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, situado na Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo. A entrada é gratuita.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário